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Alunos de mecânica criam cadeira acessível
Os estudantes concludentes do Curso Técnico Integrado em Mecânica Industrial do campus Fortaleza do IFCE desenvolveram protótipos chamado Cadeira Petra, um equipamento voltado para pessoas com dificuldade neuromotora e de locomoção.
A Cadeira Petra consiste em um quadro parecido a um de uma bicicleta, só que em formato da letra A com três rodas, sendo duas traseiras e uma dianteira. O equipamento também possui um guidão na parte frontal para o usuário segurar e se apoiar durante o movimento, a altura da Cadeira Petra é ajustável ao tamanho do usuário.
O equipamento além de ser uma ferramenta de mobilidade e reabilitação, tem uma importante função inclusiva. Os estudantes construíram alguns protótipos da Cadeira Petra que foram testados e avaliados de acordo com os critérios de mobilidade, frenagem, apoio do tórax, rodas, processos de fabricação empregados, criatividade, dentre outros.
Os melhores equipamentos serão doados para instituições que atuam com pessoas com deficiência. De acordo com o professor Rodrigo Guimarães, o próximo passo será elaborar um projeto e buscar parcerias para aperfeiçoar o equipamento desenvolvendo modelos que possam ser empregados com foco na reabilitação, prática esportiva e inclusão social.
Para o desenvolvimento da Cadeira Petra os estudantes utilizaram a estrutura dos seguintes laboratórios do campus de Fortaleza: Laboratório de Desenho Assistido por Computador 1 (LCAD 1), Laboratório de Desenho Assistido por Computador 2 (LCAD 2), Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (LPDP), Laboratório de Máquinas Operatrizes (LMO), Laboratório de Soldagem Mecanizada (LSMEC) e Laboratório de Soldagem Convencional (LSCON).
Para isso foi realizado um estudo de projetos com realização de desenho a mão livre e de ferramentas de desenho (Auto Cad, Solid Works e/ou Solid Edge). Com a utilização destas ferramentas, além de elaborar o modelo para Cadeira, também foi possível avaliar a distribuição de tensões, o que permitiu uma melhor tomada de decisões quanto ao material a ser empregado e suas dimensões. Esta etapa foi realizada com o apoio dos professores Francisco Valdenor e Marcos Lemos no Laboratório de Desenho Assistido por Computador (LCAD 1) e no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos (LPDP). Os conhecimentos de Desenho Mecânico, Materiais para Construção Mecânica e Resistência dos Materiais foram essenciais.
Passo-a-passo
De posse do material necessário deu-se início o processo de confecção das Cadeiras utilizando as ferramentas e espaço físico do Laboratório de Máquinas Operatrizes (LMO), Laboratório de Soldagem Mecanizada (LSMEC) e Laboratório de Soldagem Convencional (LSCON). Para esta etapa os discentes contataram com o apoio dos docentes e Técnicos Cícero Moura, Daniel Gurgel, Eduardo Norões, Evaldo Correia, Francisco Fideles, João Tavares, Rodrigo Freitas, Samuel Vieira e Sitônio Gomes.
Por fim, as cadeiras construídas foram colocadas a prova, sendo avaliados os seguintes critérios:
- Peso: Máximo de 17kg
- Criatividade: cada equipe teve que fazer uma apresentação da Cadeira para três avaliadores, mostrando os diferenciais e potencialidades. Os avaliadores foram o Diretor-geral do campus Eduardo Bastos, o Técnico Administrativo André Brandão e o Professor Rodrigo Freitas.
- Grau de dificuldade de execução do projeto: foi avaliada a presença de sistemas de frenagem, apoio do tórax, rodas e os processos de fabricação empregados.
- Mobilidade: foi avaliado a Performance em concluir o percurso estabelecido.
Para cada critério avaliado foi estabelecido uma pontuação. Como base nisto. Foi definida a classificação de cada equipe.
Para o professor Rodrigo Freitas, a principal importância da iniciativa foi incentivar os estudantes a buscarem novos conhecimentos. “Com esse projeto vimos que o Técnico em Mecânica pode fazer a diferença na sociedade contribuindo para que pessoas com determinados níveis de dificuldade possam lutar para uma vida digna em sociedade”.