Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Alunos das Artes marcam Salão de Abril
conteúdo

Notícias

Alunos das Artes marcam Salão de Abril

Vídeos e instalações da mostra são de autoria de discentes do CLAV e do Mestrado em Artes
última modificação: 28/07/2021 19h37

A 72ª edição do Salão de Abril, reconhecido como a mais importante exposição de artes da cidade, contará com a participação de alunos e ex-alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais-CLAV e do Mestrado em Artes do IFCE. Três dos artistas são discentes do campus de Fortaleza: Juliana Saavedra, Victor Cavalcante e Iago Barreto.

Juliana Saavedra marca presença com o videoarte Gaiola- Paisagem Interior. Ela conta que a criação de 8´5´´ foi desenvolvida este ano, como atividade na disciplina Estudos da Paisagem, ministrada pelo professor Rafael Carvalho. “Gaiola é uma contemplação audiovisual e uma reflexão sobre fragmentos escolhidos da minha experiência vital e da disciplina. A edição final é uma evolução desses princípios e processos”, explica.                A estudante colombiana participa do CLAV do IFCE de Fortaleza por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G.

Outro videoarte da exposição é da dupla de artistas Iago Barreto, aluno da pós-graduação em Artes, e do indígena Dias Holanda Potyguara. Criada este ano, a obra denomina-se A margem de um rio em que correm meus ancestrais. “Pensamos sobre ancestralidade e futuros possíveis para os povos indígenas”. E continuou o mestrando: “Em um momento de crise ecológica, social e espiritual, conversamos sobre caminhos para regenerar a terra, oferecer algo além do fim, transcendendo nossos medos da fome, da morte e da solidão. Acreditamos na força da comunidade. Vamos nos curar desse momento e reflorestar o mundo de esperança”, defende Barreto. 

Victor Cavalcante apresenta o trabalho Permitir o Afeto - Viver o Desejo – Esquecer o Tempo, que consiste na instalação de mastros e bandeiras com inscrições pertinentes ao tema, a ser exposto no jardim da Casa do Barão de Camocim, local do evento. “A ideia é dialogar com os visitantes da exposição e os transeuntes daquela área. É preciso olhar ao redor e ter tempo suficiente para se afetar com ele”, comenta o também discente do CLAV.

Antônio Honório de Brito, Carlos William do Nascimento, Célio Celestino Cavalcante, Diego Santos, Diego Borges, Felipe Camilo Kardozo, Juan Monteiro, Matheus Dias Aguiar, Natalia Coelho, Nataly de Sousa e Núbia Agustinha são outros artistas que foram alunos de Artes do IFCE de Fortaleza e apresentarão suas criações nesta 72ª edição do tradicional evento.

Beatriz Gurgel, gestora da Casa do Barão de Camocim e produtora das duas últimas edições do Salão de Abril, destaca que boa parte da referência teórica e do conhecimento em Artes Visuais utilizado profissionalmente é fruto da sua vivência como aluna no CLAV. No momento, ela busca reativar matrícula no curso.

A exposição do Salão de Abril estará aberta para visitação presencial (de acordo com restrições em função da pandemia do Covid- 19 definidos por decreto estadual) a partir de 3 de agosto.

Imagens: takes dos vídeos e do projeto de instalação.

 

Saiba mais sobre o CLAV: https://ifce.edu.br/fortaleza/cursos/superiores/licenciatura/artes-visuais

Saiba mais sobre o Mestrado em Artes: https://ifce.edu.br/fortaleza/ppgartes/pagina-inicial

Saiba mais sobre o 72 Salão de Abril: https://www.salaodeabril.com.br/

 

Mais informações:

CLAV

 artesvisuais.fortal@ifce.edu.br | (85) 3307.4026

PPGArtes

ppgartesifce@gmail.com | (85) 3307.3689 (das 9h às 16h)

 

Márlen Danúsia- campus de Fortaleza