Notícias
Alunos buscam recursos para desenvolver ventilador mecânico de baixo custo
Diminuir os custos de fabricação dos ventiladores mecânicos e desenvolver uma tecnologia nacional para os equipamentos são os objetivos que uniram um grupo multidisciplinar de estudantes do IFCE, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e do Instituto CENTEC.
Desde o início de abril, eles trabalham no Rispira, um modelo de ventilador mecânico de baixo custo. Orçado em R$ 3 mil, o projeto é cinco vezes mais barato do que os dispositivos disponíveis no mercado. Agora, o grupo busca recursos para produzir o protótipo. “O aparelho será desenvolvido e testado várias vezes e deverá ser aprovado pela ANVISA antes de chegar aos hospitais”, explica Eduardo Morais, estudante da Engenharia de Mecatrônica e idealizador da ação.
A maior parte da equipe do Rispira é formada por alunos do IFCE. Participam do projeto Eduardo Morais e Emanuel Sousa, da Engenharia de Mecatrônica; Johnson Peixoto e José Mateus, da Engenharia de Computação; Enzo Portela e Marcos Felipe, do Técnico Integrado em Mecânica Industrial; David Moura, da Licenciatura em Física; André Lima, da Mecatrônica Industrial; e Mariane Lopes, do curso de Tecnologia em Telemática, além dos ex-alunos Ítalo César (Eletrotécnica) e André Oliveira (Mecatrônica Industrial).
Uma das inovações do modelo proposto é que o ventilador e o umidificador são integrados. De acordo com Eduardo Morais, os estudantes necessitam de R$ 5 mil para produzir o protótipo, pensando nos custos adicionais com frete de materiais e outros acessórios. A estimativa é que até junho o protótipo do Rispira esteja pronto. Acesse a vaquinha virtual. Mais informações: @rispira
Por Manuella Nobre (Fortaleza)