Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Notícias > Aluno vence etapa estadual do desafio Sebrae

Aluno vence etapa estadual do desafio Sebrae

última modificação: 01/12/2015 09h58

Competindo com mais de 7 mil estudante do todo o Estado do Ceará, Rafael Façanha Correia, aluno do campus de Fortaleza do IFCE, juntamente com o seu parceiro Francisco José dos Santos (discente da UFCE), foi o vencedor da etapa estadual do Desafio SEBRAE 2012. Os competidores administraram uma empresa virtual na área da fruticultura, tarefa que abrangeu tomada de decisões relacionadas tanta à área de produção (fábrica) como à prestação de serviços de alimentação (loja).

De acordo com Rafael Façanha, aluno do 9º semestre da Engenharia Mecatrônica, durante o jogo, foram utilizadas por ele e por seu companheiro de equipe muitas questões de raciocínio lógico, além de ferramentas matemáticas. O estudante ainda fez questão de ressaltar que os conhecimentos adquiridos no IFCE foram sobremaneira importantes para o êxito alcançado na competição. "Com base no que aprendi no Instituto Federal do Ceará, pude enxergar melhor e de forma mais rápida as transformações que o mercado exige de uma empresa e também a importância da elaboração de relatórios financeiros".

O Desafio Sebrae é uma competição voltada para estudantes do ensino superior de todo o país, com o principal objetivo de disseminar a cultura empreendedora entre os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo utiliza um software de gerenciamento que, durante o certame, avalia as decisões das equipes em ambientes simuladores do funcionamento do mercado. As decisões dos concorrentes são comparadas entre si, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão.

A fase final da competição acontece de 09 a 14 de novembro, na Costa do Sauípe (BA). As oito melhores equipes desta fase serão premiadas com um Ipad. Já o prêmio da grande vencedora inclui, além do equipamento eletrônico, uma viagem de 10 dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo, com todas as despesas pagas pela organização do certame e uma bolsa de mestrado em Administração de Negócios, na Fundação Getúlio Vargas.