Notícias
Aluno de Fortaleza é campeão mundial de Excel
A trajetória de sucesso e de credibilidade do IFCE ao longo dos seus 104 anos de funcionamento é o reflexo do bom desempenho dos seus alunos. Exemplo disso é o caso do estudante Ian Leitão Ferreira, do curso de Engenharia de Mecatrônica do campus de Fortaleza, que acaba de conquistar o campeonato mundial de Excel 2007. O discente, de apenas 20 anos, foi o primeiro brasileiro a conquistar o certame em sua 13º edição.
Com a 1ª colocação, Ian Ferreira conquistou uma premiação em dinheiro e um tablet Surface Pro 3, além de grande prestígio no mercado de trabalho. "Depois que conquistei esse prêmio, várias portas já se abriram pra mim, tanto no Brasil como no exterior. Recebi algumas propostas de estágio e emprego e estou analisando o que é melhor pra mim", disse Ian Ferreira.
Embora deveras lisonjeado, o estudante campeão já afirmou que a prioridade neste momento é a conclusão dos estudos no IFCE. Ian Ferreira, natural do Estado do Maranhão, é um exemplo da mobilidade que o Sistema de Seleção Unificado (SISU) proporciona aos estudantes de todo o Brasil. " No meu Estado não tem a Engenharia Mecatrônica. Com a facilidade que o SISU proporciona, tive a chance de vir estudar no Estado do Ceará".
Bastante feliz com a conquista, o aluno disse que chegou a não acreditar quando viu o seu nome no telão como o vencedor da competição. " O momento foi muito emocionante. Fiquei meio que paralisado durante alguns segundos. Foi uma satisfação muito grande subir ao palco carregando a bandeira do Brasil e ser parabenizado por todos".
Ian Ferreira estuda no campus de Fortaleza há dois anos e meio. Para ele o curso que faz aqui no IFCE foi um estímulo ao aprofundamento dos conhecimentos na área de informática. " O meu curso é focado na automação, temos ótimos professores e uma boa estrutura laboratorial, o que facilita o aprendizado. Meu sonho é me desenvolver ainda mais aqui dentro e conseguir um bom emprego".
A edição 2014 do prêmio aconteceu na cidade de Anaheim, Estado da California, nos EUA, no final de julho. O certame reuniu mais de 400 mil candidatos, oriundos de 130 países.