Notícias
Inscrições para cursos técnicos começam em 15/04
O campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará estará com inscrições abertas, entre os dias 15 e 26 de abril, para o Processo Seletivo 2019.2. Ao todo são ofertadas 185 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio e subsequentes.
Para os integrados, as oportunidades são para os cursos técnicos integrados ao ensino médio em: Edificações (30), Eletrotécnica (30), Informática (30), Mecânica Industrial (30), Química (30) e Telecomunicações (35). Já para os subsequentes, aparecem os seguintes cursos: Edificações (25), Eletrotécnica (30), Guia de Turismo (30), Instrumento Musical (30), Manutenção Automotiva (30), Mecânica Industrial (30) e Segurança do Trabalho (35).
Vale salientar que, do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas a estudantes egressos de escolas públicas, conforme Portaria Normativa nº 18-MEC, de 11 de outubro de 2012. Os interessados devem realizar as inscrições exclusivamente pela internet, no portal do IFCE. As provas da seleção estão previstas para acontecer no dia 2 de junho.
Sobral
No mesmo período, o campus de Sobral estará ofertando 280 vagas para os cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho. São ofertadas 35 vagas para cada curso.
Isenção
Entre os dias 15 e 16 de abril, serão recebidos os pedidos de isenção da taxa de inscrição. Podem solicitar o benefício candidatos que cursaram todo o ensino fundamental (para integrados) ou todo o ensino médio em escola pública ou ainda como bolsista na modalidade integral em escola particular. Todos esses terão que ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo.
Ainda terão direito ao benefício os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº. 6.135, de 26 de junho de 2007, ou os candidatos declarados de baixa renda.
O edital de seleção já está disponível no Q-seleção.
Cursos técnicos integrados
Podem inscrever-se para esta forma de oferta de ensino estudantes que no ato da matrícula apresentem comprovante de conclusão do ensino fundamental. São cursos técnicos, integrados ao ensino médio tradicional, planejados de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio.
Cursos técnicos subsequentes
Podem inscrever-se para esta forma de oferta de ensino estudantes que no ato da matrícula apresentem comprovante de conclusão do ensino médio. São também cursos de formação técnica de nível médio, ofertados a quem já tenha concluído o ensino médio.