Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Cotas PCD e Heteroidentificação > Como participar da aferição
conteúdo

Como participar da aferição

última modificação 16/08/2022 17h06

Quais são os passos para participar do processo de aferição de heteroidentificação?

Acontece em dia e hora marcada no site de seleção do IFCE. O candidato se apresenta à instituição no local e hora indicados. São três etapas:

  • Etapa 1: Na sala de espera. Ao chegar, o candidato deverá preencher e assinar a parte reservada para si na Declaração de Cor/Raça ou Etnia e entregá-la aos membros da comissão local de heteroidentificação presentes.
  • Etapa 2: O candidato é acompanhado da sala de espera à sala de fotografia, onde será fotografado com o crachá de identificação. Nessa etapa, são feitas duas fotos de cada candidato: uma de frente e uma de perfil, nas quais apareçam o crachá e os dados em que nele constam (nome completo e número de inscrição).
  • Etapa 3:  O candidato é levado para a sala da aferição. Nela, vão estar os componentes da banca de heteroidentificação, que indicarão aos candidatos que façam sua autodeclaração de modo claro, para que seja captada pela câmera que filma esse processo. Essa etapa não é realizada de forma individual. A indicação é de que entrem no mínimo dois candidatos por vez.

Se eu não puder participar na data prevista, o que devo fazer?

A aferição compõe uma etapa fundamental no processo seletivo. O candidato deve comparecer, assim como o fez nas provas, no horário e dia marcados e amplamente divulgados, sob risco de perder a vaga.

Como acontece o processo de aferição? Quais são os critérios levados em consideração?

A aferição é um processo composto por uma banca, que examinará a autodeclaração étnico-racial declarada no ato da inscrição para o processo seletivo do IFCE. A aferição se constitui a partir de critérios fixados na Resolução n° 87/2019 e na Resolução n°36/2022, que regulam as ações de heteroidentificação do IFCE.

A comissão de heteroidentificação faz sua avaliação com base exclusivamente nas características físicas dos candidatos, que são as características fenotípicas. A aferição identificará étnico-racialmente os candidatos negros (pretos e pardos).

Dúvidas? Confira mais informações 

Para acessar os editais, clique aqui