Trancamento de matrícula
última modificação
12/01/2023 12h03
O que é?
- O trancamento de matrícula é o ato formal pelo qual o estudante faz a opção pela interrupção temporária dos estudos, sem perda do vínculo com o IFCE. O período máximo para trancamento deverá ser de 4 (quatro) períodos letivos para cursos com periodicidade semestral de oferta de vagas.
Quem?
- O trancamento de matrícula é permitido a todos os discentes dos cursos técnicos e de graduação ofertados pelo IFCE.
Quando?
- O estudante regularmente matriculado poderá requerer, a qualquer tempo, trancamento de matrícula, desde que não seja no seu primeiro período letivo. Excepcionalmente, o trancamento de matrícula no primeiro período poderá ser solicitado nos seguintes casos, devidamente comprovados:
- I. tratamento prolongado de saúde pessoal ou de familiares em primeiro grau, quando não couber atendimento domiciliar especial;
- II. convocação para o serviço militar;
- III. acompanhamento de cônjuge ou pais, nos casos de transferência compulsória de servidor público civil ou militar, ou de funcionário de empresa privada;
- IV. trabalho formal;
- V. gravidez de risco ou problemas pós-parto;
- VI. casos específicos, devidamente justificados pelo estudante, analisados e autorizados pelo gestor máximo do ensino no campus.
Importante: ao trancar a matrícula, o estudante garante a sua vaga. Mas, para retornar ao curso, deve solicitar a reabertura de matrícula no prazo estabelecido no calendário acadêmico do campus.
Como?
- Presencialmente - Vá até a recepção central do campus de Fortaleza e solicite o formulário padrão. Para trancamento da matrícula, marque opção “3”. A recepção abre processo no sistema SEI, e o aluno acompanha as etapas com o número fornecido.
- Online - Se for cadastrado como usuário externo no SEI, poderá fazer o pedido diretamente pelo sistema.
Importante: a solicitação de trancamento deverá ser feita pelo estudante mediante requerimento, protocolado presencialmente, na recepção central ou online no SEI e enviado à CTP do campus. No requerimento deve constar o período letivo final do trancamento.