Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Biblioteca Waldyr Diogo de Siqueira > Consulta, empréstimo e reserva do acervo
conteúdo

Consulta, empréstimo e reserva do acervo

publicado 30/12/2015 13h43, última modificação 30/12/2015 17h54

 CONSULTA AO ACERVO

A consulta é disponibilizada ao usuário via WEB, por meio do Sistema SoPHia ou de terminais próprios (intranet), localizados na biblioteca. As informações atinentes à localização de obras podem ser acessadas por mecanismos de buscas constantes dos seguintes campos: autor, título e assunto, outros (editora, série e ISBN/ISSN). Caso o usuário deseje tomar por empréstimo uma determinada obra, deverá anotar seu número de chamada (classificação + notação). Esse número é o endereço/localização da obra na estante. Ex: Romance A Normalista (Adolfo Caminha) - Classificação CE B869.3 + Notação C183n. Sempre que necessário, solicite a ajuda dos funcionários.


 EMPRÉSTIMO DE LIVROS

O cadastramento é obrigatório para o empréstimo de materiais do acervo.

Quem pode se inscrever:
Alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais do IFCE(campus de Fortaleza e anexo Aldeota) e servidores ativos do campus de Fortaleza (professores, professores substitutos e servidores técnico-adminstrativos).

Como proceder:
Preencher a ficha de cadastro no setor de Empréstimo da Biblioteca, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação e do número de matrícula.

Períodos de inscrição:
A inscrição poderá ser feita durante o período letivo, para alunos, e em qualquer época, para servidores ativos.
O usuário discente veterano fará, a cada semestre letivo, o recadastramento.
O Cartão de Usuário é pessoal e intransferível.

Empréstimo
O usuário poderá retirar, por empréstimo domiciliar, qualquer publicação constante do acervo bibliográfico, exceto as obras de referência (enciclopédias, dicionários, atlas, periódicos, jornais, etc) e outras publicações que, a critério da Biblioteca, não podem sair. O usuário não poderá retirar por empréstimo 2 obras iguais.

As obras emprestadas ficarão sob a inteira responsabilidade do usuário, tendo o mesmo o dever de responder por perdas e danos que, porventura, venham a ocorrer, de acordo com o que dispõe o Regulamento da Biblioteca.

O Setor de Empréstimo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30min. Durante o período de férias escolares e recessos, o empréstimo é suspenso para a realização do inventário e arrumação das estantes.

Renovação do Empréstimo
O empréstimo poderá ser renovado, por igual período, desde que a obra não esteja reservada e o usuário esteja em dia com a data de devolução. IMPORTANTE: a renovação será feita na data marcada para a devolução ou no dia imediatamente anterior a esta.


 RESERVA DE LIVROS

Quando a publicação solicitada não estiver na biblioteca, o usuário poderá reservá-la no site do campus de Fortaleza, por meio do Sistema SoPHia.  A ordem cronológica da reserva será rigorosamente observada. Após a devolução, a publicação reservada ficará à disposição do interessado por 2 dias úteis, a contar da data em que a lista de reservas é afixada. O não comparecimento do usuário nesse prazo libera a reserva para o próximo da lista. O usuário poderá fazer mais de uma reserva, desde que de publicações diferentes. A duplicidade de reservas implica cancelamento automático de uma delas.