SEMEF 2017
(RE)CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Juazeiro do Norte-CE, de 6 a 8 de dezembro de 2017 (campus IFCE)
Inscrições | Submissão | Oficinas/Minicursos | Programação | Local do evento | Anais |
Apresentação
A Semana de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará é uma promoção do IFCE, por meio da reitoria e dos cursos de licenciatura em Educação Física dos campi de Juazeiro do Norte, Canindé e Limoeiro do Norte.
O evento apreende um espaço formativo de reflexividade crítica sobre as representações sociais e políticas no âmbito da formação e profissão docente em Educação Física, cuja dialogicidade é encenada pelas experiências formadoras vividas na institucionalidade em entrelaçamento as reverberações contemporâneas significadas nesta profissão. Revela-se, portanto, como tempo e espaço de retroação reflexiva para pensar a Política de Educação Física sobre o contexto do tripé ensino-pesquisa-extensão.
Compreendendo a grandeza deste desafio, gostaríamos de convida-los a II Semana de Educação Física (SEMEF), participando como sujeito-atores deste evento, a ser realizada no período de 6 a 8 de dezembro de 2017, no IFCE Juazeiro do Norte – CE.
Como contextualidade histórica, a I SEMEF foi realizada no IFCE Limoeiro do Norte, no ano de 2016, cujo tema foi Educação Física, Formação e Mundo do Trabalho. Reuniu docentes e discentes dos três CLEF: Limoeiro, Canindé e Juazeiro. Como destaque, a participação da Prof. Dra. Celi Taffarel(UFBA) na interface temática reflexiva.
TEMÁTICA
A tônica das relações de desestabilização e desprofissionalização docente na Educação Física operam-se, fundamentalmente, em tempos de vulnerabilidades sociopolíticas em que se estandardizam ou se fragmentam os saberes à luz das reformas políticas educacionais com reverberação na (re)configuração do currículo.
Engendram-se os poderes instáveis pregressos a uma historicidade de despolitização e sobre os contextos da formação e prática docente, dimensionados a uma racionalidade de negação a cultura corporal do movimento como construto de universalidade e democratização a uma educação transformadora.
As representações significadas de uma (retro)ação sobre o agir politicamente diante do cenário apresentado, nos coloca sobre a ideação de assumir a identidade de sujeito-ator no processo de reflexividade e empoderamento, sobre a busca da emancipação como forma de produzir a profissão da Educação Física e produzir a escola, a UNIVERSIDADE, aqui entoada (re)configuração curricular da Educação Básica e Superior dos Institutos Federais, em sobressalto para o Estado do Ceará. Neste sentido, tematizamos o evento: (RE)CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR.
OBJETIVOS
• Refletir sobre os modos de constituição identitária da Educação Física como política institucional no IFCE, em emergência de sua significação e legitimação, fundados nas representações histórico-politicas da formação e profissionalização deste campo.
• Produzir relações de conhecimento objetivo e subjetivo em contexto de dialogicidade e reflexividade nos Cursos de Licenciatura do IFCE pelas relações do ser, fazer e conviver.
•Constituir uma experiência formadora no âmbito do tripé ensino- pesquisa - extensão para atores pedagógicos (docentes e discentes) como significação da práxis educativa.
COMISSÃO ORGANIZADORA
KLEBER RIBEIRO ( REITORIA)
SAMARA MOURA ( IFCE CANINDÉ)
THAIDYS LIMA ( IFCE CANINDÉ)
VALMIR ARRUDA ( IFCE CANINDÉ)
DEBORAH SANTANA ( IFCE CANINDÉ)
DANIEL PINTO ( IFCE LIMOEIRO)
LUCIANA DE SOUSA (IFCE LIMOEIRO)
Local do evento
Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte é cidade polo de uma das regiões mais importantes do Ceará e com influência sobre população estimada em três milhões de habitantes. Uma terra que se movimenta em torno do lema maior do Padre Cícero Romão Batista: Fé e Trabalho. Situado num raio geográfico de enorme privilégio pela sua boa posição de equidistância no Nordeste, Juazeiro se consolidou como centro das atenções. Tanto que o seu aeroporto é o sexto maior em movimentação no interior do Brasil.
Por terra não é difícil chegar aqui em face das duas rodovias federais e seis estaduais ligando a Meca do Cariri aos principais centros do Nordeste. Um terminal rodoviário de intenso fluxo, movimentando seis empresas de transportes interestaduais e uma fácil locomoção na cidade que ostenta até metrô de superfície. A pujança da economia está demonstrada no crescente Produto Interno Bruto (PIB), que hoje é de dois bilhões de reais.
São três shoppings, com um deles em fase de conclusão, inseridos neste polo comercial que é um dos maiores do interior nordestino. Nos últimos seis anos a cidade passou a receber grandes redes de empresas situadas dentre as dez maiores do Brasil em faturamento. Investimentos que atenderam às expectativas destes grupos econômicos, incluindo multinacionais, e alguns até já foram ampliados.
Caminhando nessa mesma direção, a rede hoteleira evoluiu e já conta com mais de três mil leitos em empreendimentos modernos, mantendo cozinha no padrão nacional e internacional. Não é diferente em relação aos cerca de 200 restaurantes com as marcas do requinte, conforto e qualidade. As opções de lazer acompanham o desenvolvimento no contexto integrado do turismo ecológico, religioso e de negócios. Além disso, o Geopark Araripe, primeiro das Américas, que garante sustentação e dá vazão ao turismo científico.
Juazeiro é ainda um celeiro da cultura regional, com muita força nas mais diversas manifestações e se destacando no artesanato: um ofício que brota das mãos dos artistas para ganhar o encantamento das pessoas. Hoje, um dos orgulhos de Juazeiro do Norte é o seu polo de ensino superior com 72 cursos de graduação, acolhendo 22 mil alunos de diversas partes do país. Esse centro acadêmico já conta com 53 cursos de pós-graduação em diferentes áreas, se constituindo num dos mais importantes do Nordeste a partir das altas taxas de inserção no mercado de trabalho de jovens bem preparados.
Dados Gerais
População (2010): 249.939 hab.
Taxa média geométrica de crescimento da população (2000/2010): 1,6535 % a.a.
Área: 248,832 Km².
Densidade Demográfica: 1.006,91 hab/Km².
Coordenadas geográficas: Latitude 07° 12’ 46” sul e longitude 39° 18’ 54” oeste.
Localização: Situa-se na área central da Região Metropolitana do Cariri, no sul do estado do Ceará. Em posição privilegiada, tem uma média de distância de 611 Km para algumas capitais do Nordeste: Fortaleza (528 Km), Teresina (593 Km), João Pessoa (631 Km), Natal (648 Km) e Recife (658 Km).
Limites: Caririaçu ao norte, Missão Velha ao leste, Barbalha ao sul e Crato ao oeste.
Altitude: 377,3 m.
Clima: tropical quente.
IFCE - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Em 1994, a Escola Técnica Federal do Ceará foi transformada junto com as demais Escolas Técnicas da Rede Federal em Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-CE), mediante a publicação da Lei Federal n° 8.948, de 08 de dezembro de 1994, momento em que o ensino foi estendido ao nível superior e às ações acadêmicas foram acrescidas as atividades de pesquisa e extensão.
A implantação efetiva do CEFET-CE somente ocorreu em 1999. Em 1994, tendo como objetivo a interiorização do ensino técnico, o CEFET-CE inaugurou duas Unidades de Ensino Descentralizadas (UnEDs) nas cidades de Cedro e Juazeiro do Norte. A Unidade de Ensino Descentralizada de Juazeiro do Norte-CE começou a funcionar somente em 11 de setembro de 1995 com os cursos técnicos de Eletrônica e Edificações na modalidade de ensino integrado (ensino médio e técnico).
Com o surgimento do CEFET, a UnED de Juazeiro expande sua área de atuação, passando a ofertar Cursos Superiores de Tecnologia a partir de 2002 e, em 2003, inicia o Curso de Licenciatura em Matemática. Durante o processo de expansão dos cursos superiores, encerrou a oferta dos cursos de nível técnico, mas, permaneceu com a oferta do Ensino Médio.
Criado oficialmente no dia 29 de dezembro de 2008, pela Lei nº 11.892, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Instituto Federal do Ceará congrega os extintos Centros Federais de Educação Tecnológica do Ceará (Cefets/CE) e as Escolas Agrotécnicas Federais dos municípios de Crato e de Iguatu.
Em constante processo de desenvolvimento, conforme previsto no plano de expansão de educação profissional e tecnológica do Governo Federal, o campus de Juazeiro do Norte oferta, atualmente, os seguintes cursos: Técnico Integrado em Eletrotécnica, Técnico Integrado em Edificações, Técnico Integrado em Mecânica (modalidade EJA), Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Construção de Edifícios e Bacharelado em Engenharia Ambiental. Na modalidade de ensino à distância, oferta os cursos Técnico em Edificações, pela Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec), e Licenciatura em Matemática pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Nesses 20 anos de história na Região do Cariri, o campus do IFCE em Juazeiro do Norte se consolidou pela excelência na atuação como uma instituição educacional que viabiliza a formação humanística, técnica e profissional, contribuindo para a inserção social, política, cultural e ética dos moradores da região.
Programação
Conferencistas
Luciana Venâncio
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2343126935338257
- Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialista em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestre em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro, Doutora em Educação pela Unesp-Presidente Prudente. Foi bolsista de Doutorado FAPESP (2010-2014). Atualmente é Professora Adjunta Classe A na Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Foi professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Tem experiência docente no Ensino Superior e na Pós-graduação (Lato Sensu) em Educação Física. Foi professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo (1998-2016). Pesquisa e leciona temas referente à Educação Física escolar, princípios curriculares, formação inicial e permanente, projeto político pedagógico, cotidiano escolar, prática pedagógica, sistematização de conteúdos, pesquisa-ação, processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos saberes discentes, elaboração e avaliação de propostas curriculares de Educação Física. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching). Membro da REPERES (Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber). É membro do grupo autônomo de professores-pesquisadores em Educação Física Escolar.
Marcos Garcia Neira
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5159221005050962
- É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, é coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br) Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas.
Inscrições
A II SEMEF destina-se, prioritriamente, aos docentes e discentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE cuja inscrição se coloca de modo gratuito, estreitado a doação* de 1kg de alimento não perecível.
Serão destinadas 300 vagas a este público. Não havendo o preenchimento das vagas, estas serão ofertadas as IES por meio de convite.
A inscrição será feita em duas etapas:
Etapa 1- Pré-Inscrições pelo link abaixo até o dia 10 de novembro de 2017.
Etapa 2 – Confirmação pela coordenação de curso e/ou comissão organizadora até o dia 20 de novembro de 2017.
Para público externo:
Etapa 1- Pré-inscrições pelo link abaixo até o dia 10 de novembro de 2017.
Etapa 2 - Realizar o pagamento por transferência bancária e fazer o upload do comprovante no formulário de inscrições.
Dados bancários:
Nome: Asociação Time Enactus IFCE Juazeiro do Norte
CNPJ: 21.146.024/0001-23
Banco do Brasil: agência 0433-2; e conta corrente: 63647-9
Etapa 3 - Confirmação pela comissão organizadora até o dia 20 de novembro de 2017.