Local do Evento
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: (SOBRE)POSIÇÕES NA AÇÃO DOCENTE
Canindé-CE, de 28 a 30 de novembro de 2018 (campus IFCE)
Canindé/CE
Vista panorâmica da cidade de Canindé-CE atualmente.
Nos meados do século dezoito, Canindé era um aldeamento de índios vindos dos sertões de MonteMor. Não passava, assim, de um pequeno núcleo, lugarejo inexpressivo. Habitavam a vasta região, todavia, alguns fazendeiros que se estabeleceram nas cercanias, vindos na sua totalidade das ribeiras do Jaguaribe e cujas terras lhes foram doadas por sesmarias. Praticavam o pastoreio e o trato da gleba.
Em 1775 senta moradia à margem esquerda do rio, situando grande fazenda de criar, o português Francisco Xavier de Medeiros, homem destemido e já afeito ao árduo labor de povoar regiões desconhecidas. Prestigiado nas redondezas, Xavier de Medeiros delibera erigir uma capelinha. Iniciados os trabalhos com a ajuda dos moradores vizinhos, o pequeno templo já estava em meio, quando, em 1792, caiu sobre a região uma grande seca. Os trabalhos da construção foram suspensos e somente tiveram reinício no ano de 1795. Não desanimando diante da ingente tarefa, Xavier de Medeiros, depois de um ano de luta, vê terminada a capela dedicada a São Francisco das Chagas.
Daí por diante, como era natural, com a celebração de atos religiosos nos grandes dias da Igreja, o lugarejo toma vulto e principia o arruado em torno da edificação religiosa.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Cidades (https://cidades.ibge.gov.br).
IFCE Campus Canindé
Portão do IFCE Campus Canindé/CE. Fonte: Wikipedia.
O campus de Canindé surgiu do Plano de Expansão Fase II da rede de ensino tecnológico do País, iniciado a partir da elaboração de planejamento realizado pelo Governo Federal, em 2007. Começado o processo de expansão da Rede de Ensino Tecnológico, foram escolhidas 150 cidades pólos em todo o País, dentre as quais, seis delas pertencem ao Estado do Ceará. Canindé foi uma das contempladas. Em 2008, houve a chamada pública para que cada município selecionado apresentasse as contrapartidas para implantação das Unidades de Ensino Descentralizadas dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET).
Com a intenção de reorganizar e ampliar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, é decretada a Lei 11.892, de 20 de dezembro de 2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos, desde educação de jovens e adultos até doutorado. Dessa forma, o Cefet passa a ser Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. - IFCE.
O campus Canindé oferece atualmente os cursos superiores de Educação Física e Matemática (licenciaturas), Redes de Computadores e Gestão do Turismo (tecnológicos), bem como cursos técnicos em Telecomunicações (integrado) e Eventos (integrado, subsequente e concomitante) e os cursos de pós-graduação em Educação Física Escolar e Planejamento e Gestão de Políticas Públicas.
Fonte: https://ifce.edu.br/caninde
Vídeo institucional em comemoração aos 8 anos do IFCE - Campus Canindé.