Semef 2017
(RE)CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Juazeiro do Norte-CE, de 6 a 8 de dezembro de 2017 (campus IFCE)
Apresentação
A Semana de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará é uma promoção do IFCE, por meio da reitoria e dos cursos de licenciatura em Educação Física dos campi de Juazeiro do Norte, Canindé e Limoeiro do Norte.
O evento apreende um espaço formativo de reflexividade crítica sobre as representações sociais e políticas no âmbito da formação e profissão docente em Educação Física, cuja dialogicidade é encenada pelas experiências formadoras vividas na institucionalidade em entrelaçamento as reverberações contemporâneas significadas nesta profissão. Revela-se, portanto, como tempo e espaço de retroação reflexiva para pensar a Política de Educação Física sobre o contexto do tripé ensino-pesquisa-extensão.
Compreendendo a grandeza deste desafio, gostaríamos de convida-los a II Semana de Educação Física (SEMEF), participando como sujeito-atores deste evento, a ser realizada no período de 6 a 8 de dezembro de 2017, no IFCE Juazeiro do Norte – CE.
Como contextualidade histórica, a I SEMEF foi realizada no IFCE Limoeiro do Norte, no ano de 2016, cujo tema foi Educação Física, Formação e Mundo do Trabalho. Reuniu docentes e discentes dos três CLEF: Limoeiro, Canindé e Juazeiro. Como destaque, a participação da Prof. Dra. Celi Taffarel(UFBA) na interface temática reflexiva.
Apreensão temática
A tônica das relações de desestabilização e desprofissionalização docente na Educação Física operam-se, fundamentalmente, em tempos de vulnerabilidades sociopolíticas em que se estandardizam ou se fragmentam os saberes à luz das reformas políticas educacionais com reverberação na (re)configuração do currículo.
Engendram-se os poderes instáveis pregressos a uma historicidade de despolitização e sobre os contextos da formação e prática docente, dimensionados a uma racionalidade de negação a cultura corporal do movimento como construto de universalidade e democratização a uma educação transformadora.
As representações significadas de uma (retro)ação sobre o agir politicamente diante do cenário apresentado, nos coloca sobre a ideação de assumir a identidade de sujeito-ator no processo de reflexividade e empoderamento, sobre a busca da emancipação como forma de produzir a profissão da Educação Física e produzir a escola, a UNIVERSIDADE, aqui entoada (re)configuração curricular da Educação Básica e Superior dos Institutos Federais, em sobressalto para o Estado do Ceará. Neste sentido, tematizamos o evento: (RE)CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR.
Objetivos
- Refletir sobre os modos de constituição identitária da Educação Física como política institucional no IFCE, em emergência de sua significação e legitimação, fundados nas representações histórico-politicas da formação e profissionalização deste campo.
- Produzir relações de conhecimento objetivo e subjetivo em contexto de dialogicidade e reflexividade nos Cursos de Licenciatura do IFCE pelas relações do ser, fazer e conviver.
- Constituir uma experiência formadora no âmbito do tripé ensino- pesquisa - extensão para atores pedagógicos (docentes e discentes) como significação da práxis educativa.
Comissão Organizadora
Kleber Ribeiro ( REITORIA)
Samara Moura ( IFCE CANINDÉ)
Thaidys Lima ( IFCE CANINDÉ)
Valmir Arruda ( IFCE CANINDÉ)
Deborah Santana ( IFCE CANINDÉ)
Daniel Pinto ( IFCE LIMOEIRO)
Luciana de Sousa (IFCE LIMOEIRO)