Dossiê
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: (SOBRE)POSIÇÕES NA AÇÃO DOCENTE
Canindé-CE, de 28 a 30 de novembro de 2018 (campus IFCE)
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Destaques
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Apresentação
A Semana de Educação Física (SEMEF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apreende um espaço formativo de reflexividade crítica sobre as representações sociais e políticas no âmbito da formação e profissão docente em Educação Física, cuja dialogicidade é encenada pelas experiências formadoras vividas na institucionalidade em entrelaçamento as reverberações contemporâneas significadas nesta profissão.
A SEMEF 2018 revela-se como tempo e espaço de retroação reflexiva para pensar a política institucional de Educação Física sobre o contexto do tripé ensino-pesquisa-extensão. Nesta edição, aportamos o olhar pensante para a Educação Física e Esporte demarcando as relações de (sobre)posições na ação docente.
Compreendendo a grandeza deste desafio, gostaríamos de convida-los a III Semana de Educação Física (SEMEF), participando como sujeito-atores deste evento, a ser realizada no período de 28 a 30 de novembro de 2018 no IFCE Campus Canindé – CE.
Como contextualidade histórica, a I SEMEF foi realizada no IFCE Limoeiro do Norte, no ano de 2016 cujo tema foi Educação Física, Formação e Mundo do Trabalho. Como destaque, a participação da Prof. Dra. Celi Nelza Zulke Taffarel (UFBA) na interface temática reflexiva.
A II SEMEF foi realizada no IFCE Juazeiro do Norte, no ano de 2018 implicado ao tema (RE)CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Como destaque, a participação do Prof. Dr. Marcos Garcia Neira (USP).
Apreensão temática
O esporte como manifestação da cultura corporal tem representações histórica-críticas que se reverberam na ação docente, implicando em diferentes racionalidades, sobretudo, a racionalidade técnica.
Buscamos a descolonização/desnaturalização do esporte como único caminho possível para o trabalho pedagógico do professor de Educação Física na escola, ainda que reconheçamos sua fecundidade.
A intencionalidade deste debate caminha sobre o pensamento crítico-reflexivo do esporte como práxis emancipatória. Além disso, emerge como movimento de “olhar para si” no âmbito da nossa institucionalidade que apresenta (sobre)posições pelas diferentes culturas formativas do esporte educacional.
As representações significadas de uma (retro)ação sobre o agir politicamente diante do cenário apresentado, nos coloca sobre a ideação de assumir a identidade de sujeito-ator no processo de reflexividade e empoderamento, como forma de compreender as relações entre Educação Física e Esporte numa cultura emancipatória. Neste sentido, tematizamos o evento: EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: (SOBRE)POSIÇÕES NA AÇÃO DOCENTE.
Objetivo
Geral
- Compreender as (sobre)posições entre Educação Física e Esporte nas diferentes culturas formativas do esporte educacional, enfaticamente, no contexto de reflexão-ação institucional no IFCE.
Específicos
- Produzir relações de conhecimento objetivo e subjetivo em contexto de dialogicidade e reflexividade nos Cursos de Licenciatura do IFCE pelas relações do ser, fazer e conviver.
- Constituir uma experiência formadora no âmbito do tripé ensino- pesquisa - extensão para atores pedagógicos (docentes e discentes) como significação da práxis educativa.
Grupos de Trabalhos Temáticos - GTT's
GTT 1 Atividade Física e Saúde
Ementa: Estudos sobre os modos de pensar e constituir as intervenções em saúde como significação da cultura do movimento, na interface plural de saberes (da saúde coletiva, fisiologia, sociologia, filosofia, entre outros).
Coordenação:
Coordenação Adjunta:
GTT 2 Corpo, Cultura e sociedade
Ementa: Estudos que visam discussões sócio-antropológicas, epistemológicas e histórico-filosóficas sobre corpo, corporalidade/corporeidade, práticas corporais com redes de culturas (tradicionais e/ou contemporâneas), e suas relações com a Educação Física. Enfatizando discussões teórico-metodológicas a partir de diversas possibilidades nos campos das ciências humanas, da saúde, sociais e das artes.
Coordenação:
Coordenação Adjunta:
GTT 3 Escola
Ementa: Estudos acerca da área pedagógica da Educação Física e sua repercussão na escola brasileira. Analisando várias questões importantes da atual conjuntura da Educação Básica, tais como: a legalidade da componente curricular e os dilemas e possíveis impactos das novas reformas para o Ensino Médio; as sistematizações curriculares e os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular ainda em construção para a área de Educação Física; as metodologias de ensino e suas inovações pedagógicas; a relação entre o saber fazer, o saber sobre o fazer e o saber se relacionar com as práticas corporais; as distintas possibilidades de manter a formação em continuidade na área pedagógica da Educação Física; a produção de novos materiais didáticos e a utilização das TIC nas aulas de Educação Física; a efetiva inclusão do ser humano e da sua diversidade nas aulas de Educação Física escolar
Coordenação:
Coordenação Adjunta:
GTT 4 Formação Profissional e Mundo do Trabalho
Ementa: Estudos sobre os modos de pensar e constituir os processos de formação, profissionalização, e desenvolvimento profissional na Educação Física e suas implicações no mundo do trabalho.
Coordenação:
Coordenação Adjunta:
GTT 5 Comportamento Motor e Cineantropometria
Ementa: Estudos sobre os modos de pensar e constituir os processos de desenvolvimento humano e psicomotor nas dimensões morfofuncional e morfofisiológica que influenciam o movimento na aquisição de habilidades motoras.
Coordenação:
Coordenação Adjunta: