Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica > Dissertações e produtos educacionais - PROFEPT
conteúdo

Dissertações e produtos educacionais - PROFEPT

última modificação 19/02/2025 15h00

                                                                                                                        

                                                                                                                                 2025

Dissertações defendidas Produtos educacionais Autor(a) Orientador(a) e Coorientador(a)
Processo de construção do trabalho de conclusão dos cursos tecnológicos : percepções e proposições O minicurso como ferramenta colaborativa e de apoio ao educando na construção do trabalho acadêmico
TATIANA XIMENES DE FREITAS Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira

                                                                                                                                 

                                                                                                                               2024

Dissertações defendidas

Produtos educacionais

Autor(a) Orientador(a) e Coorientador(a)

Educação empreendedora no ensino médio integrado

Bússola do jovem empreendedor: cartilha prática para novos empreendedores em como tirar sua ideia do papel

ADRIANO OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE Samuel Brasileiro Filho
Maternidade e vida acadêmica : um estudo sobre a permanência estudantil das discentes mães do IFCE campus Sobral Maternidade e vida acadêmica: um guia para permanência das estudantes mães ALINE GURGEL RÊGO Solonildo Almeida da Silva e Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues
Aprendizagem cooperativa - ressignificando o ensino da matemática: um estudo de caso na Escola Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira Estratégias de aprendizagem colaborativa para o ensino de matemática ANTONIO BARBOSA ALVES DE ARAÚJO Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues
Desafios linguísticos na atuação dos intérpretes de libras no contexto da Educação Profissional e Tecnológica Libras na EPT - Sinalário de informática DANIEL SOUZA CESAR Natal Lânia Roque Fernandes e Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
IFLEARN: uma plataforma didática digital no ensino de língua inglesa IFLEARN: descrição da plataforma didática digital ELIELSON BENIGNO DE MESQUITA RAMALHO Francisco José Alves de Aquino
História e memória do Projeto Criando Oportunidades (2008-2020) : desafios e conquistas do ensino profissionalizante no Ceará Histórias do projeto criando oportunidades: um retrospecto de 2008 a 2020 FRANCISCO JÂNIO SILVA MAIA Antônia de Abreu de Sousa 
Programa sistemático de formação e movimentação de professores nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará Formação de professores: Temáticas Pertinentes à Prática Educacional GABRIELA PEREIRA SOUZA Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva
A mediação escolar como forma de resolução de conflitos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu

A mediação escolar como forma de resolução de conflitos no IFCE - Campus Iguatu

GLEIVANDO MAGNO DE LIMA Francisco José Alves de Aquino
Reforma do Ensino Médio: implicações para a formação técnica integrada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Unir para integrar : guia propositivo do observatório da Educação Profissional e Tecnológica dos curso técnicos integrados dos Institutos Federais HEIDYANI LEÃO DE SOUZA Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
O livro didático de espanhol na Educação Profissional e Tecnplógica : eixo da hospitalidade e lazer

Español para profesionales del turismo: conéxion con el entorno social 

IRISLANY CAZUMBA PARENTE PINHO Antônia de Abreu de Sousa
Avaliação do estágio supervisionado em escolas profissionalizantes do curso técnico em química - percepções, aspectos práticos e desenvolvimento profissional

Brilhos eternos de uma mente com lembranças : reflexões narradas vivenciadas por alunos e colaboradores do curso técnico em química

JANAINA SOBREIRA ROCHA Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira                                                                                                                                 
Educação e trabalho : percepções do estágio curricular do curso Técnico em Administração das escolas profissionalizantes do Ceará

Bate-papo como estagiário em Administração

JOÃO PAULO SILVA DO NASCIMENTO Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
Interlocuções entre a formação continuada e o ensino de música na escola Músicas e seu ensino: uma formação continuada para professores da educação básica LAÍS COSTA ROCHA Patrícia Ribeiro Feitosa Lima e Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira 
Saúde mental sob a ótica do professor diretor de turma : uma análise sobre as vivências dos docentes O que o professor precisa saber sobre saúde mental: Guia para o professor diretor de turma LÍVIA MARIA DO RÊGO PINHEIRO Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
Narrativas de professores acerca dos saberes da docência na educação profissional e tecnológica : um estudo caso no IFCE - Campus Avançado Guaramiranga Saberes docentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) NÁGELA SILVA RODRIGUES Francisco José Alves de Aquino
Comunicação pública e produção de sentido em EPT: uma análise do discurso das redes sociais do IFCE Guia didático para boas práticas nas redes sociais do Instituto Federal do Ceará RAFAEL DE OLIVEIRA FERREIRA Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva
O letramento científico dentro da área de ciências da natureza no ensino médio: um estudo de caso em uma escola de ensino profissionalizante no interior do Ceará Letramento e Iniciação Científica: Atividades para o incremento do letramento científico nas disciplinas das ciências da natureza no ensino médio RAFAEL SARAIVA DA SILVA Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues
Da escola para o IF: transição do ensino fundamental para o ensino médio integrado? um estudo de caso no IFCE Campus Canindé Um chega pra cá no IF Canindé: Manual para novatos do ensino médio integrado RAIMUNDO JACKSON NOGUEIRA DA SILVA Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues
Saúde sexual e reprodutiva de alunos do Ensino Médio Integrado: a voz dos adolescentes do IFCE Tauá  Saúde on: O podcast da saúde do adolescente SHARLENE PEREIRA ALVES Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
Habilidades e competências da gestão escolar: contribuições para escolas profissionalizantes do Estado do Ceará Guia para capacitação das habilidades e competências para gestão escolar das EEEPs: formação e qualificação SHERIDA NAYARA ALVES DA SILVA Francisco José Alves de Aquino
Pensamento crítico no ensino da língua portuguesa para estudante do técnico integrado com a utilização da música e outros gêneros textuais Sequência didática desenvolvendo o pensamento crítico na aula de língua portuguesa com a utilização do pop rock nacional das décadas de 80 e 90 e outros gêneros textuais WIRON DE ARAUJO HOLANDA Patrícia Ribeiro Feitosa Lima e Sandro César Silveira Jucá
A pesquisa na prática docente de uma escola profissionalizante do estado do Ceará  Estratégias para inserir a pesquisa na prática docente ZILDELENE MARIANO CARDOSO SILVA Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira 

                                                                                                                                      2023

Dissertações defendidas

Produtos educacionais

Autor(a) Orientador(a) e Coorientador(a)

A iniciação científica nos cursos técnicos integrados do IFCE Campus Fortaleza e sua contribuição para a formação profissional 

 

ADRIANE FARIAS CARLOS Samuel Brasileiro Filho e Rinaldo dos Santos Araújo
Usabilidade da Reglete Digital como ferramenta de escrita Braille : Avaliação de professoras e alunos do Instituto Hélio Góes Reglete Digital: Manual do usuário ANAXÁGORAS MAIA GIRÃO Francisco José Alves de Aquino
Clima escolar, bullying, autoestima e empatia em estudantes da educação profissional do Ceará Desperte-se: uma metodologia para a cultura de paz CARLA JOYCE CASTRO SABINO Patrícia Ribeiro Feitosa Lima e Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
Os saberes e as práticas dos professores que atuam no IFCE Saberes docentes na EPT CINTHYA SUELY MIRANDA SARAIVA DE CARVALHO Antônia de Abreu de Sousa e Elenilce Gomes de Oliveira
O estágio em uma abordagem do trabalho como princípio educativo na formação integral do(a) técnico(a) em hospedagem O estágio curricular e o trabalho como princípio educativo na formação integral do(a) técnico(a) em hospedagem DANYELLE DE LIMA TEIXEIRA Francisco José Alves de Aquino e Samuel Brasileiro Filho
Programa alimentação consciente : ações para estimular hábitos alimentares saudáveis entre adolescentes e jovens de uma instituição de educação técnica e superior Programa alimentação consciente
EDNÁRIA ALVES SILVA Elenilce Gomes de Oliveira e Jefferson Queiroz Lima
O ensino do basquetebol à luz da pedagogia histórico-crítica : uma proposta pedagógica construída coletivamente para as aulas de educação física no ensino médio integrado O basquetebol na educação física escolar FERNANDO MICHAEL PEREIRA NOBRE Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
O uso da imagem como instrumento de visibilidade educacional a partir da exposição "Saberes e fazeres da cultura popular: vidas compartilhadas" (Tour Virtual) FRANCISCO DA COSTA RODRIGUES Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
Bora Aplicar? : Uma proposta de ensino para aplicação de injetáveis nos cursos técnicos integrados em Enfermagem  GERSON AUGUSTO PEREIRA Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues e Samuel Brasileiro Filho
A tessitura histórica da política de ensino médio integrado à educação profissional no Estado do Ceará

A tessitura histórica da política de ensino médio integrado à educação profissional no Estado do Ceará  

JAILENE DE ARAÚJO MENEZES Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira e Samuel Brasileiro Filho
A capoeira como meio de promoção do bem-estar entre escolares da Educação Profissional e Tecnológica no IFCE

Descubra a capoeira: uma cartilha pedagógica para aluno

JEFFERSON FLORENCIO ROZENDO Patrícia Ribeiro Feitosa Lima e Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
Práxis nos laboratórios de eletricidade em corrente contínua e alternada dos cursos técnicos em eletrotécnica : um estudo de caso

Roteiros de aulas práticas

JORGE HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA Francisco José Alves de Aquino
A presença da mulher negra no ensino técnico e seus lugares de pertencimento : um estudo sobre gênero, raça e educação para o trabalho A presença da mulher negra no ensino técnico e seus lugares de pertencimento: um estudo sobre gênero, raça e educação para o trabalho JOSE WELLINGTON DA SILVA Natal Lânia Roque Fernandes
Pedagogos técnico-administrativo em educação : um olhar reflexivo sobre seu processo de formação em uma instituição federal de educação, ciência e tecnologia Pedagogos técnico-administrativos em educação: um olhar reflexivo sobre seu processo de formação em uma instituição federal de educação, ciência e tecnologia LEONARA ROCHA DOS SANTOS CASTRO Elenilce Gomes de Oliveira
Escolha profissional : um estudo de caso sobre as intervenções das rodas de conversas e feiras das profissões em uma escola profissional do Estado do Ceará LIVIA MARIA LEITÃO DA SILVA Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues e Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
O ensino de libras para profissionais da saúde no modelo híbrido Guia didático para o ensino de libras para profissionais da saúde LUIZ DE BELTRÃO LIMA JÚNIOR Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
Ensino de geografia em formato de literatura de cordel : uma proposta de ensino

 

MARCUS JOSÉ DO NASCIMENTO E SILVA  Jefferson Queiroz Lima
Contratações públicas com foco na implementação de produtos educacionais e tecnológicos no IFCE Campus Iguatu 

Guia de contratações públicas: criando pontes entre o ensino, pesquisa e extensão e o setor de contratações

MARTILLA SOUSA SILVA Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva

 

   
                                 
                                                                                                                                  2022

Dissertações defendidas Produtos educacionais Autor(a) Orientador(a) e Coorientador(a)
Prática pedagógica no Ensino Técnico Integrado em Tempo Integral : limites e possibilidades Podcast - Café, prosa e ensino ANA VIRGINIA FERREIRA DE OLIVEIRA Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira e Samuel Brasileiro Filho
Trabalho docente no Ensino Profissional Tecnológico - EPT: flexibilização, precarização e exploração laboral docente em tempos de pandemia ANTÔNIA DE FÁTIMA RODRIGUES DE SOUSA Antônia de Abreu de Sousa e Elenilce Gomes de Oliveira
Letramento digital no Ensino Médio Integrado : um estudo de caso sobre a BNCC e os docentes da EEEP Marta Giffoni LTD em foco IAN DO CARMO MARQUES Samuel Brasileiro Filho

 

                                                                                                                                2020

Dissertações defendidas Produtos educacionais Autor(a) Orientador(a) e Coorientador(a)
O ESTUDO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E-BOOK: CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA Edilene Rodrigues Araújo Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
INCLUSÃO EDUCACIONAL: A ACESSIBILIDADE DOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E/OU MOTORA DA BIBLIOTECA DO IFCE - CAMPUS FORTALEZA "GUIA DE ACESSIBILIDADE: INFORMAÇÃO E INCLUSÃO" Erika Cristiny Brandão Ferreira Barbosa Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira e  Solonildo Almeida da Silva
TRANSFOBIA NA EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DE ESTUDANTES TRANSGÊNEROS FEMININO NO COTIDIANO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE - CAMPUS DE FORTALEZA PLANO DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À TRANSFOBIA NO IFCE Érika Fabíola de Araújo Ribeiro Elenilce Gomes de Oliveira
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO CEARÁ: TENCIONANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADAS. GUIA DE AULAS DE CAMPO DE GEOGRAFIA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO Francisco Eugenys Medeiros da Silva Antônia de Abreu de Sousa
POLO DE INOVAÇÃO IFCE E A METODOLOGIA PBL (CONTEÚDO DIGITAL): O USO DA METODOLOGIA PBL NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM POLO DE INOVAÇÃO IFCE E A METODOLOGIA PBL: O USO DA METODOLOGIA PBL NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM Heveline Cristina Alves de Vasconcelos Florambel Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE ÉTICA EM PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CARTILHA ÉTICA E PESQUISA NA EPT Pedro Bruno Silva Lemos Francisco José Alves de Aquino
ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DE ORIENTAÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL GUIA DE ORIENTAÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL Raimundo Fernandes da Silva Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE E MEMÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS UBAJARA PORTAL: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UBAJARA Saulo Ramos de Freitas Francisco Aquino

 

2019

Dissertações defendidas

Produtos educacionais

Autor(a) Orientador(a) e Coorientador(a)

ECOS DA EPT - A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS: DIAGNÓSTICO, NÚMEROS E PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO TÉCNICO - UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REALIDADE DO IFPI – PARNAÍBA

“MANUAL DE COMBATE A EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO DO IFPI – PARNAÍBA: DIAGNÓSTICO, NÚMEROS E PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO TÉCNICO”

Alcemir Horácio Rosa Francisco José Alves de Aquino
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES GUIA DIDÁTICO – MEIO AMBIENTE : PROPOSTA DE ENSINO DE MEIO AMBIENTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO Amanda Coelho Honório Jefferson Queiroz Lima
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POR UMA ABORDAGEM ONTO-HISTÓRICA DA CATEGORIA TRABALHO OS FUNDAMENTOS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Amanda Duarte Lima Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá
PLATAFORMA CIBERLITERATURA: INSERÇÃO DAS TICS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PLATAFORMA CIBERLITERATURA Angelica Benício Alves Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva
ANÁLISE CRÍTICA DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: PERSPECTIVAS DE SUPERAÇÃO PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: ANÁLISE DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃO Antonio Alan Vieira Cardoso Elenilce Gomes de Oliveira
INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA COM AS DISCIPLINAS FÍSICA E QUÍMICA FÍSICA E QUÍMICA INTEGRADAS AO CURSO TÉCNICO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA Consolação Linhares de Carvalho Coelho Antônia de Abreu Sousa
ENSINO DE DESENHO: UMA PROPOSTA DE EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DESENHO ARQUITETÔNICO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL: EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES Denise Vidal Gadelha Formighieri Jefferson Queiroz Lima e Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ENFOQUE DE CLASSE FLUXOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO: UMA FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA ATENÇÃO AO ESTUDANTE COTISTA Elaine Vieira da Silva Elenilce Gomes de Oliveira
ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA: ACERVO ONLINE SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ ACERVO ONLINE: ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DO IFCE Francineuma Guedes Cândido  Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS CANINDÉ CARTA DE PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO Francisca Samara Marcolino Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
MARCAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS TRAJETÓRIAS DE VIDAS DE VIDA DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ /CAMPUS FORTALEZA EVIDENCIADAS EM UM DOCUMENTÁRIO MARCAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Francisco das Chagas Torres de Oliveira Samuel Brasileiro Filho
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BACABAL: CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO CADERNO PEDAGÓGICO: PROJETOS INTEGRADORES Gabriella Brito Rosa Francisco Régis Vieira Alves
FATORES PSICOSSOCIAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE FATORES PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL. Glaucimar Honório Luz Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
ACESSIBILIDADE NO IFCE: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOS CURSO BÁSICO DE LIBRAS Hellenvivian de Alcântara Barros Francisco Régis Vieira Alves
CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO TECNOLÓGICO SUPERIOR

1. VÍDEO-CLIPES O GRITO DA TERRA E REDUZA, RECICLE, REUSE

2. MÚSICA ONDA AMBIENTAL E CADA UM NO SEU CONTÊINER

3. BLOG IDEIA AMBIENTAL

Ivia Eline Farias Dias  Francisco José Alves de Aquino
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE

GUIA DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS - A DOCÊNCIA NO IFCE: SOBRE MEMÓRIAS E SABERES

Joanna Aretha Silveira Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues
CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA DO IFCE – CAMPUS UBAJARA PROJETO INTERDISCIPLINAR CAJUÍNA Katiana Macedo Cavalcante de Paula Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira
A INFLUÊNCIA DA MEDITAÇÃO NO NÍVEL DE ESTRESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE MEDITAÇÃO GUIADA Lia de Almeida Rocco Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA CADERNO ORIENTADOR : CONSTRUÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA Marcelo Wilton Vieira Lopes Samuel Brasileiro Filho
MANUAL DIDÁTICO PARA O DESVELAMENTO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL MANUAL DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL Maria Elly Krishna dos Santos Pereira  Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá 
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA  ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA Rogério Félix de Menezes Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues e Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO : UMA PROPOSTA COLABORATIVA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: CONCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sônia Pedroni Natal Lânia Roque Fernandes
CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO GUIA DIDÁTICO: COMO ELABORAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERATIVAS NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - CTS Tarcísio Melo Júnior Samuel Brasileiro Filho
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO IFPI CAMPUS TERESINA ZONA SUL

CADERNO PEDAGÓGICO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Thays Ribeiro Torres Magalhães Xavier Natal Lânia Roque Fernandes