Dissertações defendidas
|
Produtos educacionais
|
Autor(a) |
Orientador(a) e Coorientador(a) |
ECOS DA EPT - A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS: DIAGNÓSTICO, NÚMEROS E PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO TÉCNICO - UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REALIDADE DO IFPI – PARNAÍBA
|
“MANUAL DE COMBATE A EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO DO IFPI – PARNAÍBA: DIAGNÓSTICO, NÚMEROS E PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO TÉCNICO”
|
Alcemir Horácio Rosa |
Francisco José Alves de Aquino |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES |
GUIA DIDÁTICO – MEIO AMBIENTE : PROPOSTA DE ENSINO DE MEIO AMBIENTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
Amanda Coelho Honório |
Jefferson Queiroz Lima |
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POR UMA ABORDAGEM ONTO-HISTÓRICA DA CATEGORIA TRABALHO |
OS FUNDAMENTOS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO |
Amanda Duarte Lima |
Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá |
PLATAFORMA CIBERLITERATURA: INSERÇÃO DAS TICS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
PLATAFORMA CIBERLITERATURA |
Angelica Benício Alves |
Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva |
ANÁLISE CRÍTICA DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: PERSPECTIVAS DE SUPERAÇÃO |
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NO IFCE: ANÁLISE DOS ENTRAVES DA ATUAÇÃO |
Antonio Alan Vieira Cardoso |
Elenilce Gomes de Oliveira |
INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA COM AS DISCIPLINAS FÍSICA E QUÍMICA |
FÍSICA E QUÍMICA INTEGRADAS AO CURSO TÉCNICO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA |
Consolação Linhares de Carvalho Coelho |
Antonia de Abreu Sousa |
ENSINO DE DESENHO: UMA PROPOSTA DE EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA |
DESENHO ARQUITETÔNICO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL: EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES |
Denise Vidal Gadelha Formighieri |
Jefferson Queiroz Lima e Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira |
ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ENFOQUE DE CLASSE |
FLUXOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO: UMA FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA ATENÇÃO AO ESTUDANTE COTISTA |
Elaine Vieira da Silva |
Elenilce Gomes de Oliveira |
ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA: ACERVO ONLINE SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ |
ACERVO ONLINE: ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DO IFCE |
Francineuma Guedes Cândido |
Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da Silva |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS CANINDÉ |
CARTA DE PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
Francisca Samara Marcolino |
Patrícia Ribeiro Feitosa Lima |
MARCAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS TRAJETÓRIAS DE VIDAS DE VIDA DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ /CAMPUS FORTALEZA EVIDENCIADAS EM UM DOCUMENTÁRIO |
MARCAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
Francisco das Chagas Torres de Oliveira |
Samuel Brasileiro Filho |
A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BACABAL: CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO |
CADERNO PEDAGÓGICO: PROJETOS INTEGRADORES |
Gabriella Brito Rosa |
Francisco Régis Vieira Alves |
FATORES PSICOSSOCIAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO DOS SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE |
FATORES PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL. |
Glaucimar Honório Luz |
Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira |
ACESSIBILIDADE NO IFCE: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOS |
CURSO BÁSICO DE LIBRAS |
Hellenvivian de Alcântara Barros |
Francisco Régis Vieira Alves |
CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO TECNOLÓGICO SUPERIOR |
1. VÍDEO-CLIPES O GRITO DA TERRA E REDUZA, RECICLE, REUSE
2. MÚSICA ONDA AMBIENTAL E CADA UM NO SEU CONTÊINER
3. BLOG IDEIA AMBIENTAL
|
Ivia Eline Farias Dias |
Francisco José Alves de Aquino |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - IFCE |
GUIA DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS - A DOCÊNCIA NO IFCE: SOBRE MEMÓRIAS E SABERES
|
Joanna Aretha Silveira |
Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues |
CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGROINDÚSTRIA DO IFCE – CAMPUS UBAJARA |
PROJETO INTERDISCIPLINAR CAJUÍNA |
Katiana Macedo Cavalcante de Paula |
Heloísa Beatriz Cordeiro Moreira |
A INFLUÊNCIA DA MEDITAÇÃO NO NÍVEL DE ESTRESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE |
MEDITAÇÃO GUIADA |
Lia de Almeida Rocco |
Patrícia Ribeiro Feitosa Lima |
FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA |
CADERNO ORIENTADOR : CONSTRUÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA |
Marcelo Wilton Vieira Lopes |
Samuel Brasileiro Filho |
MANUAL DIDÁTICO PARA O DESVELAMENTO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL |
MANUAL DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL |
Maria Elly Krishna dos Santos Pereira |
Solonildo Almeida da Silva e Sandro César Silveira Jucá |
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA |
ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA |
Rogério Félix de Menezes |
Bárbara Suellen Ferreira Rodrigues e Patrícia Ribeiro Feitosa Lima |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO : UMA PROPOSTA COLABORATIVA |
PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: CONCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
Sônia Pedroni |
Natal Lânia Roque Fernandes |
CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO |
GUIA DIDÁTICO: COMO ELABORAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INTERATIVAS NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - CTS |
Tarcísio Melo Júnior |
Samuel Brasileiro Filho |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO IFPI CAMPUS TERESINA ZONA SUL |
CADERNO PEDAGÓGICO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
|
Thays Ribeiro Torres Magalhães Xavier |
Natal Lânia Roque Fernandes |