conteúdo

Curso

última modificação 29/05/2018 19h00

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), recomendado pela CAPES em 2013, oferece formação em nível de Mestrado Acadêmico. As atividades acadêmicas do programa são realizadas no IFCE campus de Fortaleza.

O curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia de Telecomunicações tem como principais objetivos formar mestres, estimular a pesquisa, preparar profissionais para a área de Telecomunicações e suas novas tecnologias, transferência de conhecimento para a sociedade e interação academia-empresa sempre buscando a excelência em suas atividades.  O programa é destinado a profissionais de nível superior em Engenharia e outros bacharéis, licenciados ou tecnólogos em áreas com vínculo com as Ciências Exatas, Engenharias e Ciências da computação.  

Poderão atuar nos diversos segmentos industriais ou comerciais, ingressar na área acadêmica, na pesquisa científica, no planejamento e operação de sistemas de Telecomunicações e das diversas áreas da Engenharia Elétrica e eletrônica, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas, ou ainda ter seu próprio negócio. Tais profissionais são cada vez mais requisitados para prestarem consultoria em empresas, além de serem muito solicitados para atuar em centros ou departamentos de pesquisa e desenvolvimento tanto em empresas quanto em universidades, devido à crescente necessidade de pesquisadores com formação nesta área.  

Clique aqui para ver regimento e documentos do curso.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:  Sistema de Telecomunicações

LINHAS DE PESQUISA:
1. Micro-ondas e Óptica Integrada: Desenvolvem pesquisas em antenas, radiopropagação, micro-ondas, instrumentação, sistemas de transmissão digital, sistemas de comunicações móveis celulares, sistemas de comunicações via satélite, redes de comunicações, processamento de sinais para comunicações, fibras ópticas, fibras fotônicas, circuitos ópticos planares, propagação de luz no espaço livre, dispositivos ópticos/eletro-ópticos integrados, além da integração entre os sistemas ópticos e de micro-ondas.
2. Informação Quântica: A informação quântica estuda sistemas e dispositivos quânticos, segurança de dados em redes de comunicações, computação quântica e reversível, protocolos e dispositivos para comunicação quântica em redes ópticas, nanotecnologia computacional, nanodispositivos e nanomateriais e nanoeletrônica. Trata-se de um tema amplo e multidisciplinar, com integração e afinidades com diversos ramos das Engenharias, demais Ciências Exatas e da Terra, da Saúde, fotônica, nanotecnologia, dentre outras.
3. Processamento de Sinais: Aborda o estudo de algoritmos e estruturas em hardware para diferentes aplicações, em especial na área de telecomunicações. A pesquisa é realizada para melhorar o desempenho dos atuais algoritmos ou desenvolvimento de novos algoritmos e estruturas de processamento de sinais. Os projetos a serem desenvolvidos estão envolvidos com aplicações que incluem processamento de imagens, processamento de dados em telecomunicações (sistemas SISO ou MIMO), processamento de sinais acústicos, processamento de sinais biomédicos, filtragem adaptativa, detecção, estimação, classificação de sinais, reconhecimento de padrões, otimização de sistemas, modelos estatísticos lineares e não lineares, inteligência computacional e robótica móvel.

GRUPOS DE PESQUISA:

 HORÁRIOS:  das 8h às 12h e das 14h às 18h.

COORDENADORIA
Prof. Dr. Francisco J. A. de Aquino
E-mail: fcoalves_aq@ifce.edu.br
Telefone: (85) 3307.3642