Internacionalização
Professores do IFCE visitaram instituições portuguesas e espanholas em busca de parcerias para expandir a internacionalização da instituição. Na pauta dos encontros, estavam a mobilidade acadêmica para alunos dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, a qualificação dos servidores e o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, por meio da aproximação dos laboratórios e dos grupos de pesquisas.
Participaram os campi de Fortaleza, Maracanaú, Canindé e Acaraú, além do Corpo de Bombeiros do Ceará. Fizeram parte da missão os professores Adeildo Cabral, Davi Teixeira e Glória Marinho – Coordenadora do PGTGA (campus de Fortaleza), Humberto de Carvalho e Socorro Hortegal (do campus de Maracanaú), Edneia Goncalves (do campus de Canindé), Rafaela Maia (do campus de Acaraú), além da aluna Fernanda Sousa (do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental) e Jectan Vital (do Corpo de Bombeiros do Ceará).
A comitiva esteve na Universidade do Porto (Porto, Portugal), no Instituto Superior Técnico do Porto (Porto, Portugal), na Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal), na Universidade do Minho (Braga e Guimarães, Portugal) e na Universidade de Vigo (Vigo, Espanha). A Missão Brasil-Portugal-Espanha ocorreu entre os dias 20 e 24 de novembro.
Esta é a 7ª edição da Missão Brasil-Portugal e a primeira vez que o grupo esteve na Espanha. A parceria interinstitucional foi iniciada em 2015 por meio do Laboratório de Energias Renováveis e Conforto Ambiental (Lerca) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (PGTGA). Hoje, as atividades de colaboração englobam também o Laboratório de Inovação na Construção Civil (Labic).
Além do desenvolvimento de pesquisas conjuntas, a colaboração também permitiu a vinda de diversos professores das instituições parceiras ao IFCE. Somente em 2023, estiveram no campus de Fortaleza os docentes Humberto Varum (do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Porto) e Myriam Lopes (do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro).