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Internacionalização

última modificação 30/06/2021 22h28

O processo de “internacionalização” do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PGECM do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, tem como objetivo utilizar o potencial de intercâmbio de pessoas (professores e alunos), de experiências (as próprias pesquisas que poderão acontecer em espaços em outros países - salas; participação em aulas; participação em cursos; participação em congressos; trabalhos em laboratórios; feitura de artigos; livros colaborativos entre os pesquisadores dos países; celebração de orientação e coorientações de pesquisadores em pesquisas nacionais/internacionais; etc) e informações (publicação das próprias pesquisas com a divulgação científica em livros, publicação de artigos em periódicos, publicação de artigos em eventos científicos de internacionalização para desenvolver o ensino e a pesquisa), resolvendo problemas de interesse da comunidade acadêmica e constituindo as parcerias entre as instituições sem fronteiras e em alguns países da América Latina e Europa.

A definição de internacionalização implica em pensar em objetivos para a materialização do ser internacional, ou torna-se internacional, que envolve políticas de financiamentos, relações internacionais, agências de fomento a serviço da formação de pesquisadores, docentes e discentes.

A internacionalização ocorrida e supracitada foi realizada com o PGECM, do IFCE, e o departamento de Química da Universidade Pedagógica Nacional (UPN) -"Uma Universidade comprometida com a formação de professores para uma Colômbia pacífica", em Bogotá – Colômbia. As principais ações dessa parceria foram coorientações de pesquisas e trabalhos de conclusão de cursos, participação de bancas e elaboração de livros com caráter direcionado para a formação inicial e continuada de professores.

Além da parceria com a UNP, um dos docentes do PGECM encontra-se em processo de realização do seu Pós-Doutorado em Portugal, com projetos intitulado “GAMIFICAÇÃO DE UMA MÉTRICA NÃO LINEAR DE AVALIAÇÃO FUNDAMENTADA NO MODELO LEARNING VECTORS”, projeto de Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento em Ciências da Educação,  Especialidade de Tecnologia Educativa, supervisionado pelos professores doutores José Alberto Lencastre  e Bento Duarte da Silva da Universidade do Minho. O projeto surgiu face a demanda urgente por parte de escolas para capacitação de docentes diante da pandemia do novo Coronavírus, que impactou os mais diversos setores, inclusive o educacional, e para atender ao que está estabelecido no plano emergencial de isolamento especialmente no Brasil, Portugal e mundo afora, que prediz ser necessário promover aulas remotas, apresenta-se este projeto de pesquisa voltado às tecnologias educacionais emergentes e essenciais a esta nova práxis pedagógica. Com o projeto, pretende-se capacitar professores para que possam dominar ferramentas online síncronas ou assíncronas, principalmente, aquelas que auxiliam no indicativo de presencialidade discente.

Além disso, a aprovação e financiamento do projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento Profissional de professores de Matemática e o ensino de estatística no ensino fundamental.", financiado pela Fundação Lemann e Teachers College, Universidade de Columbia, em Nova York, EUA, com participação de uma das docentes do PGECM. O valor total do financiamento concedido à equipe é de 26.000,00 dólares americanos. O referido projeto teve início em junho de 2019 e tem previsão de conclusão em junho de 2022. Além da docente do PGECM, o projeto também envolve trabalho discente do PGECM, bolsista do programa.

As agências de fomento com os recursos disponíveis para o PGECM do IFCE, viabilizaram a elaboração e execução dessas atividades de internacionalização com vias ao atendimento as diretrizes e as metas da instituição. E ainda, pode-se acrescentar, fundamentar e aprimorar estratégias de desenvolvimento econômico social em nosso país. Assim, de acordo com a política de fomento disponibilizada institucionalmente no IFCE, e, com os recursos facultados, conseguiu-se promover:

  • Produções de artigos em organizados em dois volumes de livros, com duas turmas de anos subsequentes do PGECM, 2019 e 2020, os quais estão em fase de diagramação para a publicação;
  • Participação de professores e alunos em artigos em evento internacional em Portugal, também com professores da UNP;
  • Colaboração de professores da UNP em coorientação e em banca de qualificação e defesas das dissertações;
  • Pós-doutorado de professor do programa PGECM em Portugal na Universidade de Minho- UMinho;
  • Elaboração de termo de cooperação técnica, bem como um plano de internacionalização do programa de pós-graduação.
  • Publicação do livro “Mathematical Reasoning of Children and Adults: Teaching and Learning from an Interdisciplinary Perspective, publicado pela Springer, fruto das parcerias com professores da Columbia University - Department of curriculum and teaching, EUA.