Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa
No período de 2021 – 2022 – 2023 – 2024, podemos constatar diversas atividades de nossos docentes permanentes visando à incorporação de parcerias de cooperação e colaboração na produção intelectual envolvendo docentes de outras instituições em outros países. O processo de internacionalização do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tem como objetivo utilizar o potencial de intercâmbio de pessoas (professores e estudantes), de experiências (as próprias pesquisas que poderão acontecer em espaços em outros países; participação em aulas; participação em cursos; participação em congressos; trabalhos em laboratórios; elaboração de artigos, livros colaborativos entre os pesquisadores brasileiros e de outros países; celebração de orientação e coorientações de pesquisadores em pesquisas nacionais/internacionais; etc.) e informações (publicação das próprias pesquisas com a divulgação científica em livros, publicação de artigos em periódicos, publicação de artigos em eventos científicos de internacionalização para desenvolver o ensino e a pesquisa), resolvendo problemas de interesse da comunidade acadêmica, constituindo as parcerias entre as instituições sem fronteiras, sobretudo, em alguns países da América Latina e da Europa. A definição de internacionalização implica pensar em objetivos para a materialização do ser internacional, ou tornar-se internacional, que envolve políticas de financiamentos, relações internacionais, agências de fomento a serviço da formação de pesquisadores, docentes e discentes.
Entre as ações de internacionalização supracitadas, temos a realização de diversas parcerias realizada entre o PGECM do IFCE e o Departamento de Química da Universidade Pedagógica Nacional (UPN) – “Uma Universidade comprometida com a formação de professores para uma Colômbia pacífica”, em Bogotá (Colômbia). As principais ações oriundas dessa parceria foram coorientações de pesquisas e trabalhos de conclusão de curso, participação em bancas de defesa/qualificação e elaboração de livros com caráter direcionado para a formação inicial e continuada de professores.
Além da parceria com a UNP, um dos docentes do PGECM realizou seu pós-doutorado (2021) em Portugal, com o projeto intitulado “Gamificação de uma métrica não linear de avaliação fundamentada no modelo learning vectors”, projeto de Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, supervisionado pelos professores doutores José Alberto Lencastre e Bento Duarte da Silva da Universidade do Minho. O projeto surgiu em face da demanda urgente por parte de escolas para capacitação de docentes diante da pandemia do novo coronavírus, que impactou os mais diversos setores, inclusive o educacional, e para atender ao que está estabelecido no plano emergencial de isolamento especialmente no Brasil e em Portugal, que prediz ser necessário promover aulas remotas. Este projeto de pesquisa foi voltado às tecnologias educacionais emergentes e essenciais a esta nova práxis pedagógica. O projeto capacitou professores para que pudessem dominar ferramentas online síncronas ou assíncronas, principalmente aquelas que auxiliam no indicativo de presencialidade discente.
Além disso, houve também a aprovação e o financiamento do projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento profissional de professores de Matemática e o ensino de estatística no Ensino Fundamental”, financiado pela Fundação Lemann e Teachers College, Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), com participação de uma das docentes do PGECM. O valor total do financiamento concedido à equipe foi de 26.000,00 dólares americanos. O referido projeto teve início em junho de 2019 e teve sua conclusão em junho de 2022. Além da docente do PGECM, o projeto também envolveu o trabalho de discentes do PGECM, bolsistas pelo projeto.
As agências de fomento, com os recursos disponíveis para o PGECM do IFCE, viabilizaram a elaboração e a execução dessas atividades de internacionalização com vias ao atendimento das diretrizes e das metas da instituição. E ainda pode-se acrescentar, fundamentar e aprimorar estratégias de desenvolvimento econômico social em nosso País. Assim, de acordo com a política de fomento disponibilizada institucionalmente no IFCE e com os recursos facultados, conseguiu-se promover:
- produção de artigos organizados em dois volumes de livros, com duas turmas de anos subsequentes do PGECM, 2022 e 2023, os quais estão em fase de diagramação para a publicação;
- participação de professores e alunos em artigos em evento internacional em Portugal, também com professores da UNP;
- colaboração de professores da UNP em coorientação e em banca de qualificação e defesas de dissertações;
- pós-doutorado de professor do PGECM em Portugal na Universidade de Minho (Uminho);
- elaboração de termo de cooperação técnica, bem como de um plano de internacionalização do programa de pós-graduação;
- publicação em 2021 do livro Mathematical Reasoning of Children and Adults: Teaching and Learning from an Interdisciplinary Perspective, pela editora Springer, fruto das parcerias com 2 professores da Columbia University – Department of curriculum and teaching, EUA.
Para exemplificar, apresentamos os seguintes indicadores, separados por linhas de pesquisa, com impacto imediato na produção intelectual e visibilidade do PGECM, nacional e internacionalmente.
Ensino de Matemática
Nas atividades visando à internacionalização, vinculadas ao projeto indicado por História da Matemática e Tecnologias: Relacionando o passado e o futuro na formação do professor, registramos o trabalho de cooperação internacional com a Universidade de Trás os Montes – UTAD (Portugal), em parceria com as professoras Paula Maria Machado Cruz Catarino (https://orcid.org/0000-0001-6917-5093) e Anabela M. F. Borges Varela Rodrigues (https://orcid.org/0000-0002-6166-8245), ambas do Departamento de Matemática, cujos trabalhos de publicação datam desde 2017. As atividades visam ao estudo histórico, matemático e epistemológico evolutivo sobre sequências recorrentes homogêneas, com pesquisas desenvolvidas no âmbito da formação de professores e repercussão na literatura científica internacional, observando a participação das professoras portuguesas em bancas e na atividade de coorientação de discentes do PGECM.
No projeto de pesquisa em andamento intitulado de “Didática Profissional, Didática das Ciências e da Matemática e a tecnologia, ensino e a formação do professor”, registramos a participação da professora Katia Vigo Ingar (https://orcid.org/0000-0001- 6814-2492), da Universidad del Callao (Peru), envolvendo publicações internacionais, a coorientação de discentes do PGECM, a participação em bancas de defesa final. A visibilidade se demonstrou pela repercussão de publicação em periódicos internacionais na América do Sul.
No projeto de pesquisa em andamento intitulado de “Didática Profissional, Didática das Ciências e da Matemática e a tecnologia, ensino e a formação do professor”, registramos a participação da professora Nadja Acioly-Régnier da INSPE – Université Claude Bernard Lyon – Laboratoire Education Cultures Politiques (França). A atividade de cooperação se desenvolve pela atividade de produção e participação em atividades do PGECM e publicação internacional e o acréscimo dos professores em 2021: Jean-Claude Régnier (http://lattes.cnpq.br/1826238948662593), Professeur des universités émérite –Université Lumière Lyon, Professeur invité à l’Université d’Etat de Tomsk (Russie) – National Research Tomsk State University, e o professor Thierry Ardouin da Faculdade de Ciências da Educação, Laboratório CIVIIC, Université de Rouen (França), responsável pelo eixo de pesquisa: Educação de adultos e processo de profissionalização, áreas de pesquisa: Formação de adultos, educação permanente, desenvolvimento de competências.
Ensino de Física
“Gamificação de uma métrica não linear de avaliação fundamentada no modelo learning vectors” é um projeto de Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, finalizado em 2021, com especialidade de tecnologia educativa supervisionado pelos professores doutores José Alberto Lencastre (https://orcid.org/0000-0002-7884-5957) e Bento Duarte da Silva (http://orcid.org/0000-0001-5394-5620 ) da Universidade do Minho. Assim, capacitou- se professores para que pudessem dominar ferramentas online síncronas ou assíncronas, principalmente, aquelas que auxiliam no indicativo de presencialidade discente. Para tal, fez-se uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, customizado como Help Class Online, com gamificação do modelo de avaliação formativa Learning Vectors (Modelo LV). Por fim, fez-se a validação do instrumento de avaliação gamificado dos LV e seu Fator β.
Ensino de Química e Biologia
Como proposta de pesquisa colaborativa de caráter internacional, o presente projeto apresenta uma proposta que une formação e pesquisa, com vistas a colaborar com o direcionamento do planejamento das atividades e das ações de núcleos do Programa de Residência Pedagógica no Brasil. A pesquisa evoca a relevância da articulação entre a formação inicial de professores na Universidade e nas escolas em que atuarão os futuros educadores. O projeto se enlaça como uma tecelagem de linhas e cores das investigações com narrativas de experiências do vivido e da formação artístico-reflexiva de professores.
No período de fevereiro de 2020, foi feita uma visita técnica a Universidade de Coimbra (Portugal) para firmar parceria de pesquisa para o quadriênio 2021-2024 com o docente Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, representante da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação de tal Universidade. Nesses preceitos, outra visita técnica foi realizada, também em fevereiro de 2020, agora na Universidade do Minho de Braga (Portugal), para estreitar os laços de colaboração no presente projeto de pesquisa com a professora Maria Teresa Jacinto Sarmento (http://lattes.cnpq.br/8057703107235668), Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho.
O corpo docente permanente do PGECM participa assiduamente de equipes editoriais dos periódicos, de sociedades científicas e como pareceristas ad hoc:
- Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida (Permanente): Editora-Chefe da Revista Conexões – Ciência e Tecnologia (Qualis A2) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e membro do corpo editorial da Editora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (EDIFCE).
- Ana Carolina Costa Pereira (Permanente): Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto à Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, membro do conselho consultivo da Revista Ensino em Debate (REDE) e membro do corpo editorial das revistas: Revista História da Matemática para Professores e Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat).
- Ana Karine Portela Vasconcelos (Permanente): Membro do corpo editorial da Revista Docentes da Educação Básica do Estado do Ceará e membro do conselho consultivo da Revista Ensino em Debate (REDE).
- Caroline de Goes Sampaio (Permanente): Editora de Seção da Revista Conexões – Ciência e Tecnologia (Qualis A2) e membro do conselho consultivo da Revista Ensino em Debate (REDE).
- Francisca Helena de Oliveira Holanda (Permanente): Membro do conselho consultivo da Revista Ensino em Debate (REDE).
- Francisco Jose de Lima (Permanente): Parecerista dos periódicos: Revista Educação UFSM, Interfaces da Educação, Olhar de Professor, Revista Cocar (Online), Revista Baiana de Educação Matemática, Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Membro do conselho consultivo da Revista Ensino em Debate (REDE).
- Francisco Regis Vieira Alves (Permanente): Editor de Seção da Revista Conexões – Ciência e Tecnologia (Qualis A2) e Editor de Seção da Revista Ensino em Debate (REDE). Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Membro do Conselho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA - Journal of Mathematics, Science and Technology Education e International Electronic Journal of Mathematics Education. Membro (Editorial Board) da revista Contemporary Mathematics and Science Education. Membro do conselho editorial Revista Prática Docente. Parecerista de projetos para a Chamada CNPq Nº 09/2020, Chamada CNPq Nº 4/2021, Chamada CNPq Nº 9/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ. Membro titular do Conselho Editorial da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – EDIFCE
- Gilvandenys Leite Sales (Permanente): Membro de corpo editorial da Revista Docentes. Membro de comitê de assessoramento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Revisor dos periódicos: Conexões : Ciência e Tecnologia, Revista Brasileira de Informática na Educação e Ensino em Re-Vista. Membro do conselho consultivo da Revista Ensino em Debate (REDE).
- Juscileide Braga de Castro (Permanente): Membro do conselho consultivo da Revista Ensino em Debate (REDE). Consultora de Matemática do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) pelo MEC (UNESCO - 2018); também foi consultora e Leitora crítica para a produção de livros didáticos para o Estado do Ceará, junto a Nova Escola e a SEDUC/CE (2020/2021). Atuou na consultoria de Matemática do 4º e 5º ano, do Programa Mais Paic/SEDUC/CE (2018/2019/2021). Revisora dos periódicos: Revista Educação & Formação, TEIAS (Rio de Janeiro. Impresso), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Vidya (Santa Maria. Online)
- Mairton Cavalcante Romeu (Permanente): Membro do conselho consultivo da Revista Ensino em Debate (REDE). Revisor dos periódicos: Conexões: Ciência e Tecnologia, HELIYON, ENCITEC, Journal of Mechatronics Engineering.
- Maria Cleide da Silva Barroso (Permanente): Editora de Seção da Revista Ensino em Debate (REDE). Membro de comitê de assessoramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Maracanaú. Revisora do periódico REVEMAT.
- Raphael Alves Feitosa (Permanente): Membro do corpo editorial da Revista Docentes da Educação Básica do Estado do Ceará.
O XII Congresso Internacional de Formação de Professores de Ciências é um evento bianual responsável por promover o diálogo entre a formação docente e a prática escolar, conectando profissionais da educação, pesquisadores e estudantes da América Latina. Pela primeira vez no Brasil, em 2025, o congresso acontecerá no Nordeste, expandindo a internacionalização das pesquisas e consolidando programas de pós-graduação regionais. Com ênfase na formação política de educadores frente às adversidades da contemporaneidade, como o "apagão" de licenciaturas, o evento dinamiza a cooperação científica e a socialização de experiências didáticas e acadêmicas. Reconhecido como referência na área de atuação, o congresso visa enaltecer a produção científica em Educação em Ciências e publicar os trabalhos mais relevantes em uma revista de alto impacto. Mais que um encontro, constitui-se como um espaço para análises críticas e avanços na formação inicial e continuada de professores, reafirmando sua missão crucial na superação das complexidades educacionais.
Em vista disso, o evento destaca-se como um território de reflexão sobre a capacitação política de docentes de Ciências, fomentando o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas e transformadoras. Com isso, profissionais são incentivados a revisitar o papel crítico e social da educação, destacando o ensino de Ciências como um ato político e vital em cenários de instabilidade. Ademais, impulsiona a tomada de consciência crítica, a realização de ações revolucionárias e a formação continuada, permitindo o compartilhamento de aprendizados e estratégias conjuntas para a contestação dos desafios atuais. Logo, o PGECM ao sediar este importante congresso internacional, dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE se consolida como uma instituição de destaque no panorama acadêmico latino- americano, reafirmando sua significância na produção científica e no ensino. Este marco inédito enriquece sua projeção global, solidificando os programas de pós-graduação pertencentes e promovendo avanços expressivos na internacionalização, ao conectar pesquisadores e educadores do Brasil e de diversos países em uma rede colaborativa e inovadora. É importante destacar, que a coodenadoria do PGECM submeteu ao Edital CAPES PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS NO PAÍS (PAEP - 2025), referente ao Programa de Apoio a Eventos no País. A proposta submetida no PAEP-20253519753P - Processo: 88887.014340/2024-00; Código da inscrição: PAEP-20253519753P. A qual foi XII CONGRESSO INTERNACIONAL FORMACION DE PROFESORES DE CIENCIAS, que foi analisada pela consultoria ad hoc, conforme etapas definidas para o edital. O parecer emitido está disponível no sistema Sicapes por meio do link: inscricao.capes.gov.br. E este foi aprovado com resultado no dia 06.12.2024, mais uma importante ação rumo a internacionalização do programa de mestrado.
Para ampliar a divulgação do Programa e das pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática, o corpo docente do PGECM participou da criação, avaliação, revisão e responsabilidade científica do periódico Revista Ensino em Debate (REDE). Site:
<https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/about/editorialTeam>.
Para atingir altos níveis de visibilidade do Programa temos o site do Programa de Pós- graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no link:
<https://mestrado.ifce.edu.br/cursos-de-pos-graduacao/pgecm/>. Nesse portal constam diversas informações acerca do Programa, tais como: matriz curricular, divulgação anual de seleções, página do Instagram do PGECM, corpo docente, linhas de pesquisa, documentos institucionais, grupos de pesquisa, laboratórios, contatos oficiais da instituição, ações de internacionalização, produção científica, projetos de pesquisa, etc.
Além disso, o site está disponível nas línguas inglesa, francesa, alemã, portuguesa e espanhola.
Quanto à inserção local, regional e nacional, o PGECM desenvolve projetos de pesquisa e extensão que garantem associações entre as experiências acadêmicas da Educação Básica, da graduação e da pós-graduação, por exemplo, temos o minicurso “Ferramentas Digitais Incorporadas ao Ensino de Química”, proposto por docentes da linha de Ensino de Química e mestrandos da turma de 2024, tendo seu território de aplicação no curso de Licenciatura em Química do IFCE – Campus Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ademais, temos o minicurso “o manuseio do báculo de Petrus Ramus a partir das situações de medição, inseridas no documento histórico Via regia ad geometriam (1636)”, realizado por docentes da linha de Ensino de Matemática e um mestrando da turma de 2022 para licenciandos em Matemática na Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Cidade de Fortaleza (CE). Observa-se, desse modo, que os limites de pesquisa realizados pelo PGECM ultrapassam o território do Instituto Federal do Ceará (IFCE), chegando à efetiva integração com outras IES. Portanto, alcançando bons meios de divulgação científica para uma ampla comunidade de professores na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e interior do Estado do Ceará. No quesito da Região Nordeste, o PGECM tem se destacado com parceiras de produção científica, realização de eventos e outros auxílios acadêmicos com docentes e discentes do doutorado acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), expandindo sua visibilidade e contribuição para o desenvolvimento intelectual de pesquisadores no Nordeste brasileiro. No âmbito nacional, o PGECM tem buscado fortalecer parcerias acadêmicas com pesquisadores de IES de todo o território brasileiro, através da participação em bancas de defesa, da coautoria em artigos científicos, da coorientação nas dissertações, do desenvolvimento de grupos de pesquisa e da promoção de cursos/eventos.
MEMBROS DE BANCAS INTERNACIONAIS EM 2023 E 2024
- Daisyane Carneiro Barreto - University of North Carolina Wilmington (UNCW)
- Katia Vigo Ingar - Universidad Nacional del Callao (UNAC)
- Lady Gabriela Arizo - Universidad Pedagogica Nacional - Colômbia