Dissertações
2022
Título da dissertação |
Autor(a) |
Orientador(a) |
OS ASPECTOS MATEMÁTICOS RELACIONADOS À MÉDIA GEOMÉTRICA QUE EMERGEM A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUNDGUNTER COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
ANDRESSA GOMES DOS SANTOS
|
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA DO IFCE: DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA |
CAIO ARAÚJO CRUZ |
GILVANDENYS LEITE SALES |
A ABORDAGEM CTS NA PERSPECTIVA DE DISCIPLINA E OS ESTUDOS DE NANOTECNOLOGIA PARA A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: METODOLOGIAS E EXPERIMENTOS |
JOEL DE SOUSA GIFFONI |
MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO |
JULIANO LEMOS DO |
RAPHAEL ALVES FEITOSA |
ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DO RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL ILHA |
NASSARA MAIA CABRAL CARDOSO GOMES |
JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E DE CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
FRANCISCO ELLIVELTON |
JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
A FORMAÇÃO CONTINUADA UTILIZANDO O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
VICENTE TOMÉ DO NASCIMENTO FILHO |
ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
2021
Título da dissertação |
Autor(a) |
Orientador(a) |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS DIRECIONADAS À GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL DO ENSINO MÉDIO |
ALINE MARIA DA SILVA CAMILO |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PIBID INTERDISCIPLINAR – UFPI, CAMPUS TERESINA. |
ANNE KAROLINE CARDOSO SILVA |
RAPHAEL ALVES FEITOSA |
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO DE ACÚSTICA COM APOIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
ANTONIO DE LISBOA COUTINHO JÚNIOR | GILVANDENYS LEITE SALES |
A EXTRAÇÃO DE PIGMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DO BRASIL À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICODIALÉTICO |
ANTONIO MARLEY DE ARAÚJO STEDILE | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: A PROTOTIPAÇÃO DE PUZZLES GEOMÉTRICOS COM SUPORTE DO SOFTWARE GEOGEBRA |
ARIANNY DE SOUSA LIRA | JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
ARLETE MOURA DE OLIVEIRA CABRAL | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO SOBRE METAIS TÓXICOS |
CAIO RÔMULO FREITAS SILVA | CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO COM O USO DA FERRAMENTA GOOGLE CLASSROOM: UMA PROPOSTA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE TERMOQUÍMICA |
CARINA MARIA RODRIGUES LIMA | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ |
CÍCERA FERNANDES | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
USO DO ARDUINO E A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA TERMODINÂMICA |
CRISTIANA MARIA DOS SANTOS SILVA | MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
PROCEDIMENTO COGNITIVO METODOLÓGICO DE APREENSÃO: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO REMOTO DE ENERGIA CINÉTICA E POTENCIAL |
DARKSON FERNANDES DA COSTA | GILVANDENYS LEITE SALES |
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UMA ANÁLISE SOBRE OS SABERES PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS AO ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS |
DINA SÉFORA SANTANA MENEZES LIMA | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE OS NÚMEROS FIGURADOS K-DIMENSIONAIS: RELAÇÕES RECORRENTES, TERMO GERAL, FUNÇÃO GERADORA E REPRESENTAÇÃO POR MEIO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS |
FRANCISCO EVAMAR BARROS | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
ENGENHARIA DIDÁTICA COM O TEMA: SEQUÊNCIA DE NARAYANA E OS NÚMEROS DE NARAYANA |
FRANCISCO HEDYLENO COELHO BEZERRA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO LITERATURA: A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD) DO LIVRO “A COLHER QUE DESAPARECE” PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTS |
INAIÁ LOPES GUERREIRO | CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
A BNCC DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA |
JAÍRLA BIANCA AIRES PRACIANO | RAPHAEL ALVES FEITOSA |
SALA DE AULA INVERTIDA E INDICADORES DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO JMA 2020 |
JEIRLA ALVES MONTEIRO | GILVANDENYS LEITE SALES |
A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE EM TORNO DAS CONCEPÇÕES CTSA DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ LOTADOS EM ESCOLAS DA SEFOR 2ª REGIÃO |
JORGE RICARDO ALMEIDA DE SOUZA FILHO | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
OBJETO DE APRENDIZAGEM (OA) NO ENSINO DO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO METODOLOGIA ISLE |
JOSÉ CARLOS FERREIRA BASTOS | GILVANDENYS LEITE SALES |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDO): UMA ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO (EDF) NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA |
JOSÉ GLEISON ALVES DA SILVA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
PROCESSO FORMATIVO COM ESTATÍSTICA: CONHECIMENTOS E REFLEXÕES DE PROFESSORAS |
MÁRCIO MATOSO DE PONTES | JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO |
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERSPECTIVA DA ÁREA NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS |
MARIA ELIZETE PEREIRA ALENCAR OLIVEIRA | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
A INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA PCMA NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFCE |
MATHEUS FERNANDES MOURÃO | GILVANDENYS LEITE SALES |
A UTILIZAÇÃO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA (IFCE-CAMPUS MARACANAÚ) |
NÁGILA MENEZES ROCHA | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DO GEOGEBRA COM OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ NO ENSINO DO CONCEITO DE VOLUME |
ROSALIDE CARVALHO DE SOUSA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
O USO DA ARTE-LITERATURA COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA |
ROSEMARY CARVALHO DE SOUSA | RAPHAEL ALVES FEITOSA |
ESTRUTURAS ADITIVAS E OBJETOS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
SAMARA SALES FRAZÃO | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE JACOBSTHAL: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE SEU ENSINO |
THAMIRES SILVA AQUINO DE SOUZA | FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
A NEUROCIÊNCIA COMO BASE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESTEREOQUÍMICA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: UMA PESQUISA NO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFCE – CAMPUS MARACANAÚ |
VALDIANA GOMES CAVALCANTE | CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO ASSUNTO DE MODELOS ATÔMICOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE UTILIZANDO NARRAÇÕES MULTIMODAIS |
VIRNA PEREIRA DE ARAÚJO | ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
INTERFACE ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PESQUISA SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
VIVIANE ALVES DE OLIVEIRA FEITOSA | MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
2020
Título da dissertação |
Autor(a) |
Orientador(a) |
Engenharia Didática (ED): o caso da Generalização e Complexificação da Sequência de Padovan ou Cordonnier |
RENATA PASSOS MACHADO VIEIRA |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
A FORMAÇÃO EM SERVIÇO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL- CE |
FRANCISCO VILAR VASCONCELOS |
RAPHAEL ALVES FEITOSA |
|
WEDSON FRANCELINO RIBEIRO NORONHA |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE JACOBSTHAL: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE SEU ENSINO |
THAMIRES SILVA AQUINO DE SOUZA |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
NARRATIVAS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERFACE CIÊNCIA E ARTE NA FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PIBID EM JAGUARIBE-CE |
FRANCISCA PATRICIA FERREIRA SILVA |
RAPHAEL ALVES FEITOSA |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS (SDP): UMA PERSPECTIVA DE COMPLEMENTARIDADE ENTRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES E A DIDÁTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA |
ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDO |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
AGROTÓXICOS COMO TEMA SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE): UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM ENFOQUE CTSA |
EDUARDO DA SILVA FIRMINO |
CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
O LIVRO “OS BOTÕES DE NAPOLEÃO – AS 17 MOLÉCULAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA” NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA |
GABRIELA CLEMENTE BRITO SALDANHA |
ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTOS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS NO ESTUDO DE ÁCIDOSBASES: UMA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO |
MARCELO HENRIQUE FREITAS SARAIVA GUERRA |
ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
AVALIAÇÃO DE UEPS NA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ANALÍTICA: O ESTUDO DE CASO DA VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA ANALÍTICA DA NIMESULIDA |
ANTONIA CLARYCY BARROS NOJOSA |
CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) NA CONCEITUAÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL PERSPECTIVANDO A CONSTRUÇÃO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS |
GEORGYANA GOMES CIDRAO |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE LUCAS |
ANA MARIA SILVA GUEDES |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
GAMIFICAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO ABORDANDO A MECÂNICA NEWTONIANA NO ENSINO MÉDIO |
ARTUR ARAUJO CAVALCANTE |
GILVANDENYS LEITE SALES |
A INLUÊNCIA DA METODOLOGIA PCMA NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFCE |
MATHEUS FERNANDES MOURAO |
GILVANDENYS LEITE SALES |
2019
Título da dissertação |
Autor(a) |
Orientador(a) |
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NO MANUSEIO DO INSTRUMENTO CÍRCULOS DE PROPORÇÃO DE WILLIAM OUGHTRED |
VERUSCA BATISTA ALVES |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
UM ESTUDO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE A MULTIPLICAÇÃO CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT (1843) E O ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
SUZIE MARIA DE ALBUQUERQUE |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
SOBRE OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS INCORPORADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES (1502-1578) NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
FRANCISCO WAGNER SOARES OLIVEIRA |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE ELETRODINÂMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
MICHELE MARIA PAULINO CARNEIRO MOREIRA |
MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
A METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO |
ATILLA MENDES EVANGELISTA |
GILVANDENYS LEITE SALES |
MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE ‒ RELAÇÕES POSSÍVEIS?”: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PRÁTICA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO RIO PIRACURUCA NO MUNICÍPIO DE PIRACURUCA/PI |
MARILY DA SILVA BRITO |
RAPHAEL ALVES FEITOSA |
A INFLUÊNCIA DAS SITUAÇÕES OLÍMPICAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA FORTALEZA NOVEMBRO DE |
JARDEL DE OLIVEIRA SANTOS |
GILVANDENYS LEITE SALES |
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO E ENSINO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA DIFERENCIAL: DESCRIÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA |
ANA CARLA PIMENTEL PAIVA |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NA MANIPULAÇÃO DAS BARRAS DE CALCULAR DE JOHN NAPIER DESCRITAS NO TRATADO RABDOLOGIAE DE 1617 |
EUGENIANO BRITO MARTINS |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
2018
Título da dissertação |
Autor(a) |
Orientador(a) |
A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE MECÂNICA |
CLEILSON COUTINHO DA SILVA |
MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NO TÓPICO CHUVA ÁCIDA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE USANDO O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. |
FELIPE ALVES SILVEIRA |
ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
FORMAÇÃO DE DOCENTES REFLEXIVOS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA |
MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO |
ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
OLIMPÍADAS DE QUÍMICA: PREPARAÇÃO DE ALUNOS A PARTIR DAS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS - UEPS |
SUYANNE DO NASCIMENTO ALMEIDA |
CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO PLANETÁRIO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MECÂNICA CELESTE |
JOSE ADEMIR DAMASCENO JUNIOR |
MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUBSÍDIO PARA A EVOLUÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
DIEGO DE OLIVEIRA SILVA |
MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS: UM CONTRIBUTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA CLÁSSICA NO ENSINO DE OLIMPÍADAS |
ANA PAULA RODRIGUES ALVES SANTOS |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
ENGENHARIA DIDÁTICA DE SEGUNDA GERAÇÃO: UM REFERENCIAL PARA AÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FÍSICA |
ALLINE DE ALENCAR MACEDO |
MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO |
APLICAÇÃO DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS COM UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE |
MARIA HELENA DE ANDRADE GONCALVES |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O MODELO DE COMPLEXIFICAÇÃO DA SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI: RELAÇÕES RECORRENTES NDIMENSIONAIS E REPRESENTAÇÕES POLINOMIAIS E MATRICIAIS |
RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
UM ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE TEXTOS ORIGINAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCANDO CRITÉRIOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E ENSINO |
ISABELLE COELHO DA SILVA |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS INCORPORADOS E MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DA BALHESTILHA, INSERIDA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS..., APLICADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
ANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTA |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
GAMIFICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA MOTIVAR A ATITUDE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA |
JOAO BATISTA DA SILVA |
GILVANDENYS LEITE SALES |
2017
Título da dissertação |
Autor(a) |
Orientador(a) |
APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ENVOLVENDO MUDANÇAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA |
RUBENS LOPES DOS SANTOS |
GILVANDENYS LEITE SALES |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS DE ONDULATÓRIA COM O AUXÍLIO DE UMA PLATAFORMA ROBÓTICA |
FRANCISCO ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA |
MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
FRANCISCO ALBERTO SARAIVA |
ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS |
PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS |
JOSIEL ALBINO LIMA |
CAROLINE DE GOES SAMPAIO |
CATEGORIAS INTUITIVAS NO ENSINO DO CÁLCULO E A VISUALIZAÇÃO DE CRITÉRIOS DE CONVERGÊNCIA: O CASO DAS INTEGRAIS DEPENDENTES DE PARÂMETROS – IDPs |
MARIA VANISIA MENDONCA DE LIMA |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA CINÉTICA QUÍMICA |
ALEXANDRE FABIO E SILVA DE ARAUJO |
PEDRO HERMANO MENEZES DE VASCONCELOS |
AVALIAÇÃO DIDÁTICA DOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NO CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
MALENA GOMES MARTINS |
GERALDO FERNANDO GONCALVES DE FREITAS |
PROJETO HORTA NA ESCOLA: AÇÃO ESTRATÉGICA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO BOLSISTA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
JOSAPHAT SOARES NETO |
RAPHAEL ALVES FEITOSA |
TRANSIÇÃO COMPLEXA DO CÁLCULO: SITUAÇÕES DIDÁTICAS SOBRE A NOÇÃO DE SÉRIE DE LAURENT E A IDENTIFICAÇÃO DE CATEGORIAIS INTUITIVAS |
MONIQUE RAFAELA MONTEIRO MARINHO |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |
O USO DE VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
TICIANA DE SOUSA LIMA |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
O USO DO MATHEMATICA® COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM EM FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COM GRAVITAÇÃO |
FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES |
EWERTON WAGNER SANTOS CAETANO |
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA DO IFCE |
CHRISTIAN GAMA CAVALCANTE |
MAIRTON CAVALCANTE ROMEU |
A TEORIA DO BIG BANG: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFCE |
ANTONIA IARA DOS SANTOS MESQUITA |
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA |
ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO E ENSINO DA FÓRMULA DE BINNET COMO MODELO DE GENERALIZAÇÃO E EXTENSÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI |
ARLEM ATANAZIO DOS SANTOS |
FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES |