conteúdo

Dissertações

última modificação 07/11/2022 10h10

2022

Título da dissertação

Autor(a)

Orientador(a)

OS ASPECTOS MATEMÁTICOS RELACIONADOS À MÉDIA GEOMÉTRICA QUE EMERGEM A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUNDGUNTER COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=102709 

ANDRESSA GOMES DOS SANTOS

 

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA DO IFCE: DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=104545 

CAIO ARAÚJO CRUZ

GILVANDENYS LEITE SALES

A ABORDAGEM CTS NA PERSPECTIVA DE DISCIPLINA E OS ESTUDOS DE NANOTECNOLOGIA PARA A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: METODOLOGIAS E EXPERIMENTOS

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=106022

JOEL DE SOUSA GIFFONI

MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO
EMERGENCIAL REMOTO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=103676

JULIANO LEMOS DO
NASCIMENTO

RAPHAEL ALVES FEITOSA

ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DO RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL ILHA
DAS OPERAÇÕES: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=103898

NASSARA MAIA CABRAL CARDOSO GOMES

JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO

MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E DE CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=103894

FRANCISCO ELLIVELTON
BARBOSA

JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO

A FORMAÇÃO CONTINUADA UTILIZANDO O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS
DOMÉSTICOS PARA A EDUCAÇÃO CTSA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA - CEARÁ

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=104936

VICENTE TOMÉ DO NASCIMENTO FILHO

ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

2021

Título da dissertação

Autor(a)

Orientador(a)

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS DIRECIONADAS À GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL DO ENSINO MÉDIO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=103316

ALINE MARIA DA SILVA CAMILO

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PIBID INTERDISCIPLINAR – UFPI, CAMPUS TERESINA.

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=100475

ANNE KAROLINE CARDOSO SILVA

RAPHAEL ALVES FEITOSA

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO DE ACÚSTICA COM APOIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99405

ANTONIO DE LISBOA COUTINHO JÚNIOR GILVANDENYS LEITE SALES

A EXTRAÇÃO DE PIGMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PERÍODO DE COLONIZAÇÃO DO BRASIL À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICODIALÉTICO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99288

ANTONIO MARLEY DE ARAÚJO STEDILE MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: A PROTOTIPAÇÃO DE PUZZLES GEOMÉTRICOS COM SUPORTE DO SOFTWARE GEOGEBRA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99631

ARIANNY DE SOUSA LIRA JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99211

ARLETE MOURA DE OLIVEIRA CABRAL MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO SOBRE METAIS TÓXICOS

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99415

CAIO RÔMULO FREITAS SILVA CAROLINE DE GOES SAMPAIO

INCLUSÃO DO ALUNO SURDO COM O USO DA FERRAMENTA GOOGLE CLASSROOM: UMA PROPOSTA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE TERMOQUÍMICA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=102476

CARINA MARIA RODRIGUES LIMA MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99367

CÍCERA FERNANDES FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

USO DO ARDUINO E A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA TERMODINÂMICA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=103654

CRISTIANA MARIA DOS SANTOS SILVA MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

PROCEDIMENTO COGNITIVO METODOLÓGICO DE APREENSÃO: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO REMOTO DE ENERGIA CINÉTICA E POTENCIAL

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=106047

DARKSON FERNANDES DA COSTA GILVANDENYS LEITE SALES

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UMA ANÁLISE SOBRE OS SABERES PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS AO ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99209

DINA SÉFORA SANTANA MENEZES LIMA MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE OS NÚMEROS FIGURADOS K-DIMENSIONAIS: RELAÇÕES RECORRENTES, TERMO GERAL, FUNÇÃO GERADORA E REPRESENTAÇÃO POR MEIO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99535

FRANCISCO EVAMAR BARROS FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

ENGENHARIA DIDÁTICA COM O TEMA: SEQUÊNCIA DE NARAYANA E OS NÚMEROS DE NARAYANA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99533

FRANCISCO HEDYLENO COELHO BEZERRA FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO LITERATURA: A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD) DO LIVRO “A COLHER QUE DESAPARECE” PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTS

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99855

INAIÁ LOPES GUERREIRO CAROLINE DE GOES SAMPAIO

A BNCC DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=102658

JAÍRLA BIANCA AIRES PRACIANO RAPHAEL ALVES FEITOSA

SALA DE AULA INVERTIDA E INDICADORES DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO JMA 2020

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99474

JEIRLA ALVES MONTEIRO GILVANDENYS LEITE SALES

A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE EM TORNO DAS CONCEPÇÕES CTSA DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ LOTADOS EM ESCOLAS DA SEFOR 2ª REGIÃO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99472

JORGE RICARDO ALMEIDA DE SOUZA FILHO ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

OBJETO DE APRENDIZAGEM (OA) NO ENSINO DO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO METODOLOGIA ISLE

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99132

JOSÉ CARLOS FERREIRA BASTOS GILVANDENYS LEITE SALES

SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS (SDO): UMA ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO (EDF) NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99205

JOSÉ GLEISON ALVES DA SILVA FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

PROCESSO FORMATIVO COM ESTATÍSTICA: CONHECIMENTOS E REFLEXÕES DE PROFESSORAS

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99150

MÁRCIO MATOSO DE PONTES JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO

ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERSPECTIVA DA ÁREA NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=103263

MARIA ELIZETE PEREIRA ALENCAR OLIVEIRA MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

A INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA PCMA NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFCE

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99856

MATHEUS FERNANDES MOURÃO GILVANDENYS LEITE SALES

A UTILIZAÇÃO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA (IFCE-CAMPUS MARACANAÚ)

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=103653

NÁGILA MENEZES ROCHA ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DO GEOGEBRA COM OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ NO ENSINO DO CONCEITO DE VOLUME

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99220

ROSALIDE CARVALHO DE SOUSA FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

O USO DA ARTE-LITERATURA COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99219

ROSEMARY CARVALHO DE SOUSA RAPHAEL ALVES FEITOSA

ESTRUTURAS ADITIVAS E OBJETOS MANIPULÁVEIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=103677

SAMARA SALES FRAZÃO MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE JACOBSTHAL: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE SEU ENSINO

 Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99011

THAMIRES SILVA AQUINO DE SOUZA FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

A NEUROCIÊNCIA COMO BASE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESTEREOQUÍMICA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: UMA PESQUISA NO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFCE – CAMPUS MARACANAÚ

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=104066

VALDIANA GOMES CAVALCANTE CAROLINE DE GOES SAMPAIO

OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO ASSUNTO DE MODELOS ATÔMICOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE UTILIZANDO NARRAÇÕES MULTIMODAIS

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99473

VIRNA PEREIRA DE ARAÚJO ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

INTERFACE ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PESQUISA SISTEMÁTICA DE LITERATURA

 Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99857

VIVIANE ALVES DE OLIVEIRA FEITOSA MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

2020 

Título da dissertação

Autor(a)

Orientador(a)

Engenharia Didática (ED): o caso da Generalização e Complexificação da Sequência de Padovan ou Cordonnier

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98708

RENATA PASSOS MACHADO VIEIRA

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

A FORMAÇÃO EM SERVIÇO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL- CE

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98975

FRANCISCO VILAR VASCONCELOS

RAPHAEL ALVES FEITOSA


ENGENHARIA DIDÁTICA CLÁSSICA SOBRE A SEQUÊNCIA DE PELL E SEUS MODELOS DE GENERALIZAÇÃO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98967

WEDSON FRANCELINO RIBEIRO NORONHA

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE JACOBSTHAL: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE SEU ENSINO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=99011

THAMIRES SILVA AQUINO DE SOUZA

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

NARRATIVAS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERFACE CIÊNCIA E ARTE NA FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PIBID EM JAGUARIBE-CE

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98649

FRANCISCA PATRICIA FERREIRA SILVA

RAPHAEL ALVES FEITOSA

SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS (SDP): UMA PERSPECTIVA DE COMPLEMENTARIDADE ENTRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES E A DIDÁTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98770

ITALANDIA FERREIRA DE AZEVEDO

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

AGROTÓXICOS COMO TEMA SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE): UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM COM ENFOQUE CTSA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98587

EDUARDO DA SILVA FIRMINO

CAROLINE DE GOES SAMPAIO

O LIVRO “OS BOTÕES DE NAPOLEÃO – AS 17 MOLÉCULAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA” NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98648

GABRIELA CLEMENTE BRITO SALDANHA

ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTOS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS NO ESTUDO DE ÁCIDOSBASES: UMA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98974

MARCELO HENRIQUE FREITAS SARAIVA GUERRA

ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

AVALIAÇÃO DE UEPS NA AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ANALÍTICA: O ESTUDO DE CASO DA VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA ANALÍTICA DA NIMESULIDA

ANTONIA CLARYCY BARROS NOJOSA

CAROLINE DE GOES SAMPAIO

DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) NA CONCEITUAÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL PERSPECTIVANDO A CONSTRUÇÃO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS

GEORGYANA GOMES CIDRAO

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE LUCAS

ANA MARIA SILVA GUEDES

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

GAMIFICAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO ABORDANDO A MECÂNICA NEWTONIANA NO ENSINO MÉDIO

ARTUR ARAUJO CAVALCANTE

GILVANDENYS LEITE SALES

A INLUÊNCIA DA METODOLOGIA PCMA NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO IFCE

MATHEUS FERNANDES MOURAO

GILVANDENYS LEITE SALES

 

2019 

Título da dissertação

Autor(a)

Orientador(a)

UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NO MANUSEIO DO INSTRUMENTO CÍRCULOS DE PROPORÇÃO DE WILLIAM OUGHTRED

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98984

VERUSCA BATISTA ALVES

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

UM ESTUDO SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE A MULTIPLICAÇÃO CONTIDA NO TRAITÉ DE GERBERT (1843) E O ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

SUZIE MARIA DE ALBUQUERQUE

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

SOBRE OS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS INCORPORADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES (1502-1578) NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

FRANCISCO WAGNER SOARES OLIVEIRA

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE ELETRODINÂMICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=98993

MICHELE MARIA PAULINO CARNEIRO MOREIRA

MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

A METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO

ATILLA MENDES EVANGELISTA

GILVANDENYS LEITE SALES

MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE ‒ RELAÇÕES POSSÍVEIS?”: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PRÁTICA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO RIO PIRACURUCA NO MUNICÍPIO DE PIRACURUCA/PI

MARILY DA SILVA BRITO

RAPHAEL ALVES FEITOSA

A INFLUÊNCIA DAS SITUAÇÕES OLÍMPICAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA FORTALEZA NOVEMBRO DE

JARDEL DE OLIVEIRA SANTOS

GILVANDENYS LEITE SALES

ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO E ENSINO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA DIFERENCIAL: DESCRIÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=88358

ANA CARLA PIMENTEL PAIVA

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MOBILIZADOS NA MANIPULAÇÃO DAS BARRAS DE CALCULAR DE JOHN NAPIER DESCRITAS NO TRATADO RABDOLOGIAE DE 1617

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=87236

EUGENIANO BRITO MARTINS

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

 

2018

Título da dissertação

Autor(a)

Orientador(a)

A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE MECÂNICA

CLEILSON COUTINHO DA SILVA

MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NO TÓPICO CHUVA ÁCIDA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE USANDO O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

FELIPE ALVES SILVEIRA

ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

FORMAÇÃO DE DOCENTES REFLEXIVOS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO

ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

OLIMPÍADAS DE QUÍMICA: PREPARAÇÃO DE ALUNOS A PARTIR DAS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS - UEPS

SUYANNE DO NASCIMENTO ALMEIDA

CAROLINE DE GOES SAMPAIO

CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO PLANETÁRIO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MECÂNICA CELESTE

JOSE ADEMIR DAMASCENO JUNIOR

MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

METODOLOGIAS ATIVAS COMO SUBSÍDIO PARA A EVOLUÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

DIEGO DE OLIVEIRA SILVA

MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS: UM CONTRIBUTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA CLÁSSICA NO ENSINO DE OLIMPÍADAS

ANA PAULA RODRIGUES ALVES SANTOS

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

ENGENHARIA DIDÁTICA DE SEGUNDA GERAÇÃO: UM REFERENCIAL PARA AÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FÍSICA

ALLINE DE ALENCAR MACEDO

MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO

APLICAÇÃO DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS OLÍMPICAS COM UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

MARIA HELENA DE ANDRADE GONCALVES

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O MODELO DE COMPLEXIFICAÇÃO DA SEQUÊNCIA GENERALIZADA DE FIBONACCI: RELAÇÕES RECORRENTES NDIMENSIONAIS E REPRESENTAÇÕES POLINOMIAIS E MATRICIAIS

RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

UM ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE TEXTOS ORIGINAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: BUSCANDO CRITÉRIOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E ENSINO

ISABELLE COELHO DA SILVA

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS INCORPORADOS E MOBILIZADOS NA CONSTRUÇÃO E NO USO DA BALHESTILHA, INSERIDA NO DOCUMENTO CHRONOGRAPHIA, REPORTORIO DOS TEMPOS..., APLICADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTA

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

GAMIFICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA MOTIVAR A ATITUDE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA

JOAO BATISTA DA SILVA

GILVANDENYS LEITE SALES

 

2017 

Título da dissertação

Autor(a)

Orientador(a)

APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ENVOLVENDO MUDANÇAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

RUBENS LOPES DOS SANTOS

GILVANDENYS LEITE SALES

APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS DE ONDULATÓRIA COM O AUXÍLIO DE UMA PLATAFORMA ROBÓTICA

FRANCISCO ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA

MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO: O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75931

FRANCISCO ALBERTO SARAIVA

ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS

PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMÁTICA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS 

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=77229

JOSIEL ALBINO LIMA

CAROLINE DE GOES SAMPAIO

CATEGORIAS INTUITIVAS NO ENSINO DO CÁLCULO E A VISUALIZAÇÃO DE CRITÉRIOS DE CONVERGÊNCIA: O CASO DAS INTEGRAIS DEPENDENTES DE PARÂMETROS – IDPs

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75934

MARIA VANISIA MENDONCA DE LIMA

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA CINÉTICA QUÍMICA

ALEXANDRE FABIO E SILVA DE ARAUJO

PEDRO HERMANO MENEZES DE VASCONCELOS

AVALIAÇÃO DIDÁTICA DOS MATERIAIS ALTERNATIVOS NO CONTEÚDO DE GEOMETRIA MOLECULAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

MALENA GOMES MARTINS

GERALDO FERNANDO GONCALVES DE FREITAS

PROJETO HORTA NA ESCOLA: AÇÃO ESTRATÉGICA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO BOLSISTA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=80308

JOSAPHAT SOARES NETO

RAPHAEL ALVES FEITOSA

TRANSIÇÃO COMPLEXA DO CÁLCULO: SITUAÇÕES DIDÁTICAS SOBRE A NOÇÃO DE SÉRIE DE LAURENT E A IDENTIFICAÇÃO DE CATEGORIAIS INTUITIVAS

MONIQUE RAFAELA MONTEIRO MARINHO

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES

O USO DE VÍDEO COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75936

TICIANA DE SOUSA LIMA

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

O USO DO MATHEMATICA® COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM EM FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COM GRAVITAÇÃO

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75932

FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES

EWERTON WAGNER SANTOS CAETANO

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA DO IFCE

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=79094

CHRISTIAN GAMA CAVALCANTE

MAIRTON CAVALCANTE ROMEU

A TEORIA DO BIG BANG: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFCE

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75929

ANTONIA IARA DOS SANTOS MESQUITA

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA

ENGENHARIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO E ENSINO DA FÓRMULA DE BINNET COMO MODELO DE GENERALIZAÇÃO E EXTENSÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI

Link: biblioteca.ifce.edu.br/index.asp?codigo_sophia=75930

ARLEM ATANAZIO DOS SANTOS

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES