Notícias
Encontro de profetas faz previsão da próxima quadra chuvosa
Evento fez parte da programação do campus de Tauá para o Universo IFCE
“Espero que todos anunciem um tempo bom”. O verso do repente cantado por Eridan Pedrosa resumiu a expectativa do público em relação ao prognóstico da quadra chuvosa para o próximo ano, apresentado durante o I Encontro dos Profetas Populares do Sertão dos Inhamuns. A atividade integra a programação que o campus de Tauá preparou para o segundo dia (25/11) do Universo IFCE. A manhã também contou com a animação da Camerata de Sanfonas da Escola Professora Leolina Maciel.
Cada profeta da chuva contou as técnicas de observação utilizadas para realizar a previsão do tempo para o ano seguinte. São experiências trazidas dos ancestrais, as observações de fenômenos vão desde o comportamento dos insetos (abelhas, formigas), dos animais (sapos e pássaros), das plantas (aroeira, oiticica), das fases da lua, das nuvens e das chuvas nos meses antecedentes (agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro).
Todos foram otimistas na perspectiva de um bom período chuvoso em 2016. “Dia 17 de fevereiro eu começo a minha plantação. Vai ser um inverno irregular, mas as chuvas vão segurar legumes e pastagens”, afirmou Titico Baia, profeta de Quixeramobim. “A gente faz uma previsão com observações dos fenômenos da natureza. Pode haver algum erro, porque cem porcento de certeza só Deus. É nessa confiança em Deus, que nós vamos ter um 2016 melhor que 2015”, acrescentou o profeta, demonstrando sua fé nas boas chuvas do próximo ano.
Transferência de tecnologia
O diretor-geral do campus, professor Alves Neto, destacou “a determinação do povo dos Inhamuns em desenvolver agricultura e pecuária nas condições adversas do semiárido nordestino, inclusive com a utilização de tecnologia”.
“É muito importante ter a participação do homem do campo nas instituições de ensino e pesquisa. É essa aproximação que possibilita a transferência de tecnologia das universidades para o campo”, ressaltou o professor João Paulo Rêgo, coordenador de pesquisa e extensão do campus de Tauá. O professor agradeceu a participação de todos, principalmente dos estudantes e agricultores do município.
Mais programação
À tarde ainda haverá um debate sobre as riquezas do semiárido. Os visitantes poderão conferir também as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de agronegócio. Para encerrar, serão realizadas atividades de esporte, arte e cultura: I Passeio Ciclístico do IFCE Tauá e apresentação da Orquestra Armorial do Cariri (Parque da Cidade). Confira a programação completa do Universo IFCE no campus de Tauá.
Mais fotos: https://goo.gl/emTTTE
Diogenilson Aquino - campus de Tauá