Você está aqui: Página Inicial > Umirim > Notícias > Umirim realiza caminhada contra abuso e exploração sexual
conteúdo

Notícias

Umirim realiza caminhada contra abuso e exploração sexual

AÇÃO SOCIAL

Estudantes e servidores do IFCE e da prefeitura integraram a ação
última modificação: 24/05/2017 13h52

O IFCE campus Umirim, juntamente com atores do Sistema de Garantia de Direitos e outras escolas da Prefeitura realizaram uma caminhada nas ruas do município, em alusão ao dia 18 de maio, data que congrega mobilizações nacionais em torno de dois temas: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Dia de Luta Antimanicomial.

Os participantes da caminhada concentraram-se para a saída às 09h30 da quadra do Polo de Atendimento, passando pelos quarteirões ao redor do Polo, pela praça da matriz até a Câmara de Vereadores de Umirim onde se realizou uma Audiência Pública sobre o tema. Participaram da caminhada outras escolas do Município, os CRAS de Umirim, Conselho Tutelar, e as Secretarias Municipais de Saúde, de Educação, de Cultura e de Assistência Social. Durante a Audiência Pública, os profissionais da Secretaria de Saúde montaram uma tenda com prestação de serviços, como aferição de pressão arterial, testes rápidos hepatite, glicemia, cartão SUS, vacinação e orientações para prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Durante as semanas que antecederam a caminhada, os profissionais da Assistência Estudantil sensibilizaram os estudantes do campus Umirim através de oficinas temáticas. Também foi realizada uma edição especial sobre os temas no programa de rádio IFCE campus Umirim no Ar (rádio FM Natividade), na quarta feira (17/05).

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes já faz parte do calendário de ações da Coordenação de Assuntos Estudantis de Umirim desde 2015, e se justifica pela gravidade do problema nos contextos local e nacional, pela sua recorrência no Município, e, sobretudo, pela necessidade urgente de criação de estratégias públicas para o enfrentamento do problema. A ação propôs um trabalho preventivo-formativo junto à comunidade escolar, pais e responsáveis, e a sensibilização da população em geral.

Este ano, a CAE também aderiu ao Dia da Luta Antimanicomial, data que foi instituída a partir de 1987 durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, e que deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial. Esse movimento adota o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, defendendo a humanização das condições de tratamento às pessoas em situação de sofrimento mental. A proposta é incluir o Município de Umirim na agenda dos debates propostos pela Reforma Psiquiátrica Brasileira. Os objetivos desse movimento são propor não só mudanças no cenário de Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”. A relevância do tema também reside na realidade do Município, na fragilidade das políticas públicas locais de saúde mental, e no uso crônico e alarmante de medicamentos psiquiátricos por parte da população.