Você está aqui: Página Inicial > Ubajara > Notícias > Mobilização contra o Aedes aegypti em Ubajara
conteúdo

Notícias

Mobilização contra o Aedes aegypti em Ubajara

última modificação: 18/03/2016 15h02
Servidoras Milena Albano (enfermeira) e Verônica Gomes (psicóloga) conversando com moradora local sobre o combate ao Aedes aegypti.

Servidoras Milena Albano (enfermeira) e Verônica Gomes (psicóloga) conversando com moradora local sobre o combate ao Aedes aegypti.

No dia 11/03, o IFCE de Ubajara, em parceria com os conselhos municipais e o Banco do Nordeste, realizou uma grande mobilização de combate ao Aedes aegypti. A concentração ocorreu em uma praça próxima ao campus e contou com a participação de agentes de endemias.

Em um primeiro momento, reuniram-se os presentes em torno do estande montado no local. Todos receberam instruções, adesivos e panfletos informativos. Em seguida, foram feitas abordagens aos circunstantes, informando-os sobre a importância de prevenir os possíveis locais de foco do transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

Na segunda parte do evento, os participantes foram divididos em grupos de visitação às residências da comunidade. Em algumas destas, observou-se focos de reprodução do inseto e foram recolhidas larvas e pupas em vidros, o que mostra a pertinência desse movimento de conscientização.

Para Milena Albano, enfermeira da unidade, "mesmo que os cuidados para evitar o mosquito já sejam de conhecimento geral, esse trabalho junto aos moradores tem sua essencialidade, por mostrar a eles a realidade mais de perto". Ela alerta que "não basta cuidar do próprio quintal, é preciso também conscientizar o vizinho".