Notícias
Alunos constroem mosquiteiras em Ubajara
Mosquiteiras recicláveis foram confeccionadas nas dependências do Instituto Federal do Ceará, campus de Ubajara. Essa ação, desenvolvida pelos professores Wellington Viana e Francisca Edineide Lima, visa ao controle do mosquito Aedis aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Participaram dessa atividade, os alunos das turmas diurna e noturna do terceiro semestre do Curso Técnico em Alimentos. ''Fizemos uma explanação geral sobre os riscos da proliferação do mosquito e, posteriormente, iniciamos a confecção das mosquiteiras, sendo que algumas foram levadas para casa pelos alunos e outras ficaram no campus para serem monitoradas'', conta a professora Edineide.
Elas são uma espécie de armadilha simples que foi inventada e testada pelo professor Maulori Cabral da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com biólogos da Fiocruz. Para fazê-las, são necessários poucos materiais, como garrafas PET, fita isolante, lixa, tule, fita adesiva e tesoura. Ao ficarem prontas, as mosquiteiras devem ser colocadas em locais sombreados, pois lugares assim atraem a fêmea do mosquito, que deposita seus ovos no recipiente. Periodicamente, deve-se esvaziar a parte inferior e matar as larvas com cloro. É importante verificar a armadilha todos os dias.