Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > IFCE Tianguá no 12° Caju Nordeste
conteúdo

Notícias

IFCE Tianguá no 12° Caju Nordeste

Estudantes participam de evento em Cascavel que discute a cultura do caju
última modificação: 04/01/2016 17h23
Alunos reunidos no evento

Alunos reunidos no evento

Estudantes do curso técnico em Agricultura, sob a coordenação do professor Clemilton da Silva Ferreira, participaram do 12° Caju Nordeste, realizado na cidade de Cascavel, nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2015. Os discentes participaram de painéis temáticos, oficinas e minicursos sobre a cultura do caju.

O professor Clemilton da Silva Ferreira destaca a importância e o apoio dados pela direção do campus do IFCE Tianguá, os quais foram fundamentais para oportunizar a participação dos 20 estudantes do curso técnico em Agricultura. "A participação dos discentes em eventos ou feiras de capacitação tecnológicas permite despertar o lado empreendedor e a adoção de novas técnicas de cultivo na cultura do caju, como foi o caso da participação nesse evento", explica o professor.

Durante a participação no 12º Caju Nordeste, foi firmada parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical, a qual, sob a orientação do professor Antônio Calixto, se propôs a ministrar cursos sobre aproveitamento de frutas tropicais, no campus IFCE de Tianguá, utilizando para tal a unidade móvel de processamento agroindustrial de frutas tropicais.

No 12° Caju Nordeste foram abordados, através de ciclos de palestras, minicursos, oficinas temáticas, clínicas tecnológicas e mesas-redondas, temas de grande relevância para a conjuntura da cultura do cajueiro, como técnicas de plantio e produção, políticas e planos de incentivo à cultura, novas oportunidades de negócios, tecnologias inovadoras disponibilizadas à cajucultura pelas instituições de pesquisa, extensão e desenvolvimento e cases de sucesso dentro da cadeia produtiva do caju.