Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > Notícias > Docente participa de curso de manejo de nutrientes
conteúdo

Notícias

Docente participa de curso de manejo de nutrientes

Tema foi o uso eficiente de água e nutrientes
última modificação: 05/05/2017 14h27
Cultivo protegido é pauta de curso

Cultivo protegido é pauta de curso

O docente de Agricultura do IFCE campus de Tianguá Adeilson Medeiros participou, no período de 24 a 28 de abril, do curso "Manejo de nutrientes em cultivo protegido", em Campinas (SP). A formação, oferecida pelo Instituto Agronômico de Campinas, versou sobre o uso eficiente de água e fertilizantes na agricultura. O objetivo do curso foi realizar um aperfeiçoamento na área de hidroponia e fertirrigação. Um dos pontos altos da formação, segundo Adeilson, foi poder observar a questão de automação dos sistemas de irrigação com relação à injeção de fertilizantes na rede de irrigação.

A hidroponia é o nome dado a um sistema de cultivo de plantas caracterizado por não precisar de terra (solo). Dessa forma, as raízes das plantas ficam dentro da água, local em que são adicionadas soluções fertilizantes para alimentar as plantas. A Serra da Ibiapaba tem alto potencial para produção em cultivo protegido, caso do cultivo hidropônico, em decorrência do clima e do solo favoráveis.

Além de realizar a capacitação para se aperfeiçoar na sua área de atuação, a intenção do professor de Agricultura é incrementar o curso de hidroponia que já vinha sido disponibilizado no campus de Tianguá e divulgar os conhecimentos obtidos na formação para a sociedade, principalmente para os agricultores da Região da Ibiapaba. Vale destacar que o curso de hidroponia é voltado para agricultores que queiram atuar nessa área e para pessoas que queiram iniciar na atividade.

O curso visa fornecer conhecimentos básicos para que a pessoa consiga iniciar um empreendimento com essa modalidade de cultivo. Em breve, serão abertas as inscrições para essa formação no campus de Tianguá. O curso de extensão será gratuito, com carga horária de 40 horas e aberto para a comunidade.