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Projeto em Tauá enfoca saúde de adolescentes

Meta é produzir vídeos educativos e exibi-los em escolas da região
última modificação: 31/10/2022 17h50

"Protagonismo juvenil em cena: enfoques da promoção da saúde" é o nome do projeto de extensão proposto pela enfermeira Ítala Keane no IFCE de Tauá. A iniciativa, selecionada pelo último edital do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Papex) e iniciada em julho deste ano, tem o objetivo principal de reduzir os danos à saúde do público adolescente por meio da elaboração e divulgação de vídeos educativos em escolas da região. "O nome protagonismo juvenil, além de ter esse caráter de participação, se deve à inclusão dos adolescentes nas gravações dos vídeos como uma forma de chamar a atenção deles e dos colegas", explica Ítala.

Além da enfermeira, a equipe do projeto é composta por três bolsistas do curso de Telemática, pelo setor de Comunicação, pelo psicólogo Jobson Vital e por colaboradores voluntários. "Está sendo uma experiência ótima porque estou conhecendo um público que tem a mesma idade que eu e é muito bom saber que posso contribuir com a saúde dessas pessoas. É um projeto que vai trazer a realidade do público jovem de Tauá", afirma Viviane Alves, bolsista voluntária de 17 anos.

Já o bolsista Carlos Eduardo destaca que, ao participar do projeto, mudou a percepção que tinha do público adolescente: "Quando a gente fala de adolescente, pensa logo em adolescente rebelde. A gente percebeu que muitos precisam de uma pessoa para conversar, para ensinar o que fazer". O estudante já pretende fazer uma pesquisa semelhante na Vila de Figueiredo, no município de Catarina, a cerca de 70 km de Tauá. "Esse projeto está mexendo tanto comigo que eu tenho vontade de levá-lo ao meu interior para saber o que se passa na cabeça dos meus colegas adolescentes e o que eles querem para o futuro".

Etapas do projeto
Para dar início ao projeto, a equipe buscou parceria com instituições de ensino da cidade onde pudessem ser aplicados questionários com os estudantes do Ensino Médio. Estão participando as escolas Liceu de Tauá, Monsenhor Odorico de Andrade e Dorinha Cidrão. Por meio do questionário e de entrevistas com gestores e professores, foi possível estabelecer um diagnóstico de agravos à saúde mais recorrentes para definir os temas a serem abordados nos vídeos. Também foram obtidos dados da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto está atualmente na quarta etapa, que consiste na elaboração dos roteiros dos vídeos educativos; serão quatro vídeos temáticos em forma de documentário, cada um com duração de cinco minutos. O conteúdo envolverá depoimentos de adolescentes, falas de especialistas e dados científicos. Em seguida, o plano é gravar os vídeos e exibi-los até dezembro nas escolas e nas redes sociais, promovendo discussões acerca das questões retratadas. Os resultados do projeto serão divulgados em eventos científicos e publicados em periódicos da CAPES em forma de artigo científico.

Por: Larissa Lima (Tauá)