Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > IV TecTel atrai estudantes de Tauá e regiões vizinhas
conteúdo

Notícias

IV TecTel atrai estudantes de Tauá e regiões vizinhas

O evento contou com minicursos, palestras, apresentação de projetos e campeonato de jogos
última modificação: 31/10/2022 17h50

Sucesso é a palavra usada por Dayse Correia, coordenadora e professora do curso de Tecnologia em Telemática do campus de Tauá, para definir o IV TecTel – Encontro Tecnológico de Telemática. "Nós havíamos planejado o evento para 200 pessoas e vieram mais de 300", diz a organizadora do evento, admirada. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro e levou à comunidade da região diversos minicursos e palestras, além da apresentação de projetos desenvolvidos por alunos do campus e um animado campeonato de xadrez e tênis de mesa.

A lotação durante as palestras e minicursos foi constante. Várias instituições de ensino de Tauá e distritos vizinhos estiveram presentes, como o Liceu de Tauá, a Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade, a EEEP Maria Altair Américo Sabóia, de Independência, e a EEEP Joaquim Filomeno Noronha, de Parambu.

As palestras foram ministradas, em sua maioria, por professores do campus de Tauá, mas também participaram professores dos campi de Fortaleza e Juazeiro do Norte. Os temas variaram entre Tecnologia RFId, Robótica, Tecnologia VoIP e Empreendedorismo. Esta última foi vista com atenção por Hilary Alves, estudante do curso de Redes de Computadores da EEEP Maria Altair Américo Sabóia. Para a estudante, o assunto tem grande relevância na sua área: "Isso tem a ver com o nosso curso, que é uma das coisas que mais está crescendo, que mais está empregando. Sem o empreendedorismo, isso não seria possível".

O pensamento da estudante é reforçado pelo diretor-geral do campus de Tauá, José Alves Neto. De acordo com ele, a tecnologia e o empreendedorismo caminham de mãos dadas atualmente. "A tecnologia está à frente de tudo, então há necessidade dos nossos alunos de Telemática, e também dos futuros alunos, de estarem se inteirando desse processo, de saber o que está acontecendo para que possam, acima de tudo, empreender. A bola da vez é o empreendedorismo, e a área de tecnologia propicia isso", afirma ele.

Um dos pontos fortes do TecTel foram os minicursos, ministrados também pelos próprios alunos do curso de Telemática. "Foi muito proveitoso. Meu intuito era despertar, pelo menos, o interesse de que eles fossem buscar mais conhecimento. Depois ainda ficou um pessoal tirando dúvida, 90% pediram pra mandar o material por e-mail. Foi bem-sucedido", afirma Rodrigo Martins, estudante do 4º semestre responsável pelo minicurso sobre o sistema operacional Linux.

TecTel 2017
Devido aos bons resultados da quarta edição, o objetivo é que, no próximo ano, o evento seja ainda maior em relação à programação e ao alcance. As expectativas da professora Dayse Correia são as melhores: "A grande aceitação do TecTel nos motiva para que, no próximo ano, nós façamos mais. A intenção é captar mais pessoas e fazer com que ele realmente se solidifique aqui em Tauá. Nós esperamos que a quinta edição seja ainda melhor".

Por: Larissa Lima (Tauá)

registrado em: ,
Assunto(s): Educação