Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Ferramenta “IFCE em Números” baliza estratégias
conteúdo

Notícias

Ferramenta “IFCE em Números” baliza estratégias

Documento está disponível ao público e pode ser acessado por meio da internet
última modificação: 28/04/2016 09h52

O IFCE já disponibiliza para o público uma ferramenta que traz uma coletânea de dados acadêmicos do instituto, como perfil de estudantes, informações sobre cursos, entre outros elementos. Trata-se do "IFCE em Números", documento que pode ser acessado via internet por meio do site ifceemnumeros.ifce.edu.br.

A primeira versão, que levou quatro meses de levantamento e organização de dados, foi lançada em novembro de 2015, pela Pró-reitoria de Ensino (Proen). O trabalho teve à frente a docente Érica Gallindo, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que, em cooperação técnica no IFCE, coordenou e executou a elaboração da plataforma. Outros institutos pelo País já sinalizaram o interesse em adotar o modelo implantado inicialmente no Ceará.

Os dados, agora unificados e padronizados conceitualmente, além de fonte de pesquisa aberta ao público, servirão para balizar a tomada de decisões estratégicas no âmbito do IFCE, dando suporte a diferentes setores. "Os dados existiam, mas, agora, estão reunidos dentro de uma visão global", resume Érica, ressalta ainda que a ferramenta está em constante processo de atualização e ampliação.

No catálogo de informações, há dados sobre número de discentes matriculados, gênero, situação das turmas, taxa de conclusão, bem como origem desses estudantes e modalidades de cursos.

Aprimoramento

O trabalho vem sendo aprimorado a partir de contribuições das direções gerais, das gestões de ensino, coordenações de cursos, técnico-pedagógicas, assistência estudantis, bem como das coordenadorias de controle acadêmico.

Para o pró-reitor de Ensino, Reuber Saraiva, a ferramenta "IFCE em Números" está propiciando aos campi reflexões sobre evasão e retenção e ações no seu combate. Também fornece indicadores para subsidiar decisões juntamente com a comunidade, principalmente no que diz respeito à oferta e implantação de novos cursos.

Luís Carlos de Freitas - reitoria

registrado em: ,
Assunto(s): Educação, Banco de dados