Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Encontro Pedagógico de Tauá planeja semestre 2016.2
conteúdo

Notícias

Encontro Pedagógico de Tauá planeja semestre 2016.2

Os desafios da docência e a evasão estudantil foram temas debatidos no evento
última modificação: 31/10/2022 17h49
Exibir carrossel de imagens Larissa Lima Docentes e servidores participam do VIII Encontro Pedagógico

Docentes e servidores participam do VIII Encontro Pedagógico

O VIII Encontro Pedagógico de Tauá foi realizado no dia 19 de agosto, com o objetivo de planejar o semestre 2016.2 e debater temáticas relevantes para o desenvolvimento do ensino no campus.

Com o tema Saberes da docência: possibilidades e desafios diante da permanência e do sucesso do aluno, o evento foi uma oportunidade única de reflexão e integração para os educadores, como afirmou o diretor-geral do campus, José Alves de Oliveira Neto: "Temos esse momento como próprio para dialogarmos e avaliarmos de forma efetiva nosso fazer pedagógico, explicitar nossos principais erros e transformá-los em ações concretas para que alcancemos nossos objetivos."

Uma das pautas do Encontro foi a evasão estudantil, uma problemática já debatida em edições anteriores e ainda presente nos cursos oferecidos pelo IFCE. Algumas causas da evasão foram colocadas, como a dificuldade dos alunos de acompanhar as disciplinas, a falta de apoio da família, os obstáculos de conciliar estudo e trabalho e a distância entre o campus e a residência dos estudantes, que, em sua maioria, vivem em distritos vizinhos a Tauá. Foi destacada, como medida de prevenção, a ação do corpo docente e da equipe psicopedagógica em estimular e motivar o potencial dos alunos para que não desistam diante das adversidades.

Para palestrar sobre o tema durante a tarde, esteve presente no campus o professor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Casemiro Campos. O professor repassou aos docentes os aprendizados resultantes de seus anos de experiência em sala de aula e enfatizou a necessidade de buscar novas formas de ensinar que contemplem as individualidades de cada aluno. "É preciso que os professores desenvolvam a sensibilização para a docência. A didática é uma grande ferramenta que pode ajudar os professores nessa caminhada, com o compromisso de fazer boas aulas e melhorar o processo de avaliação", declarou.

Por: Larissa Lima (Jornalista)

registrado em: