Você está aqui: Página Inicial > Tauá > Notícias > Aluna de Tauá ganha Menção Honrosa em concurso literário

Aluna de Tauá ganha Menção Honrosa em concurso literário

POESIA

Poema da autora Cícera Gardenya foi publicado em livro virtual
última modificação: 22/07/2020 14h38

A estudante Cícera Gardenya Abreu Bastos, do segundo semestre do curso superior de Licenciatura em Letras do IFCE Tauá, ganhou Menção Honrosa no 8º Concurso Literário da empresa Pague Menos. O concurso selecionou 100 poemas de autores de várias partes do Brasil. Entre os 16 cearenses escolhidos, está a jovem da cidade de Aiuaba. As obras, que abordam o tema "Viver Plenamente", foram publicadas em uma coletânea que pode ser acessada aqui

"Quase um soneto pleno" é o título do poema de Cícera Gardenya. Ela explica que nome foi dado por ser "uma brincadeira com a estrutura do soneto". Nos versos, a estudante fala sobre a inconstância natural da vida, feita de altos e baixos. "Eu falo também sobre a beleza do nosso lamento, sobre a gente se encontrar em um momento ruim e conseguir arrancar coisas boas dele também. E sobre a gente nunca guardar sentimentos, que sentimento não se oprimem", diz.

A arte da poesia acompanha a vida da jovem de 18 anos desde a época do Ensino Médio. A chegada no IFCE e o conhecimento compartilhado pelos professores do curso de Letras foram um estímulo para uma maior aproximação com a escrita: "Hoje eu escrevo quase todos os dias. Eu gosto muito de escrever quando a minha inspiração chega, mas eu também gosto de praticar para que eu consiga crescer".

Para se inspirar, a estudante costuma visitar obras dos escritores Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Clarice Lispector e Cecília Meireles, além de ouvir as composições de Belchior e as músicas cantadas por Gal Costa. Mas ela conta que muitos versos nascem mesmo é do afeto que permeia, no dia a dia, a relação com a filha: "Muitos dos poemas que faço são inspirados nos sentimentos que tenho por ela e com ela".

Confira abaixo o poema de autoria de Cícera Gardenya Abreu Bastos:

Poema Quase um soneto pleno