Notícias
IFCE oferta habilitação em canto e trombone em Tabuleiro do Norte
CURSO TÉCNICO FEDERAL
O município de Tabuleiro do Norte é o único no estado do Ceará a ofertar, a partir de 2020, um curso técnico de nível federal com habilitações em Canto e em Trombone. A adoção das novas habilitações foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a partir de projeto elaborado pelo campus Tabuleiro do Norte para o curso técnico em Instrumento Musical, que é ofertado desde agosto de 2018.
A mudança atende um apelo da comunidade jaguaribana, que, nos últimos anos, mobilizou-se em torno da defesa de um curso técnico na área das Artes. Com a aprovação da medida, as próximas turmas do técnico em Instrumento Musical vão contar com as disciplinas de Canto e de Trombone. Outra mudança é que, a partir de agora, o curso que tinha um ano e meio de duração passa para dois anos, permitindo uma formação mais aprofundada.
Na avaliação da professora de Canto Popular Clara Luz, trata-se de uma conquista para o interior do Ceará. Ela cita que há vinte anos era aberto, no Ceará, o curso técnico em Música, ofertado pelo antigo Cefet, hoje IFCE, campus Fortaleza. "Esse curso se transformou em curso técnico em Instrumento Musical, tendo habilitações como teclado, violão e flauta transversal. Hoje, quase 20 anos depois da criação do primeiro curso técnico em Fortaleza, nós conseguimos realizar, em Tabuleiro do Norte, o segundo curso técnico em Instrumento Musical, primeiramente com teclado, violão e trompete como habilitações e, agora, final de 2019, nós conseguimos aprovar as habilitações em Canto e Trombone", comemora.
Já para o diretor-geral do campus Tabuleiro do Norte, professor Sildemberny Souza, a aprovação de Canto e Trombone consolida um trabalho de planejamento realizado para 2019, para adequar a oferta de cursos à realidade da região, promovendo, sobretudo, oportunidades para a comunidade local. "Temos, com muita alegria, a aprovação desse projeto. Temos orgulho em dizer que é o primeiro curso técnico federal em Canto e em Trombone do Ceará. É mais um marco histórico que o IFCE está proporcionando na formação profissionalizante", afirma.
Curso técnico em Instrumento Musical
Habilitações possíveis: Canto popular, trombone, violão, guitarra, cavaquinho, teclado, piano, acordeon, eufônio, tuba ou bateria e percussão.
Duração: 4 semestres