Você está aqui: Página Inicial > Tabuleiro do Norte > Notícias > Estudante de Tabuleiro é premiado no Connepi
conteúdo

Notícias

Estudante de Tabuleiro é premiado no Connepi

PESQUISA

Trabalho apresentado por docente do campus de Tabuleiro do Norte também foi premiado
última modificação: 13/12/2016 12h20
Marcelo Andrade - Jornalista
Estudante Lucas Cruz apresentou detalhes da pesquisa desenvolvida no campus de Tabuleiro do Norte (Foto: Arquivo pessoal)

Estudante Lucas Cruz apresentou detalhes da pesquisa desenvolvida no campus de Tabuleiro do Norte (Foto: Arquivo pessoal)

Os dois representantes do campus de Tabuleiro de Norte, no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), ocorrido em Maceió, entre os dias 6 e 9 de dezembro, tiveram os trabalhos reconhecidos entre os melhores apresentados durante o evento. Lucas Cruz, estudante do curso técnico em Petróleo e Gás, obteve o terceiro lugar entre os trabalhos expostos na modalidade oral, na área de Ciências Exatas. Já a professora Fernanda Leal ficou em segundo lugar na modalidade oral, na área de Ciências Humanas. O evento científico contou com a participação de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, entre elas, o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O trabalho apresentado pelo estudante Lucas Cruz teve por base um estudo teórico sobre o processo de separação de hidrocarbonetos leves, que compõem o gás natural, utilizando um material microporoso. Para o aluno, que participou pela primeira vez de um congresso científico, além da satisfação pelo reconhecimento, o destaque dado ao trabalho é uma motivação para a pesquisa. "Você vai com uma ideia e volta com várias outras. Motiva estudar cada vez mais. Acho que o objetivo do Congresso é incentivar a pesquisa e a inovação".

A professora Fernanda Leal levou ao Connepi o trabalho "Educação a Distância: o papel pedagógico da avaliação formativa na construção do conhecimento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem". Na avaliação da docente, a premiação é um indicativo de que os esforços dos alunos e servidores do IFCE trouxeram resultados. "O nível dos trabalhos é alto. Saber que o seu trabalho ficou classificado é gratificante e animador", justifica.