Você está aqui: Página Inicial > Sobral > Notícias > Palestra relata experiência com educação indígena
conteúdo

Notícias

Palestra relata experiência com educação indígena

Evento faz parte do Ciclo de Palestras da Licenciatura em Física
última modificação: 26/02/2016 12h25

"Etnomatemática, desafios e jogos: uma experiência com a educação escolar indígena Munduruku" é o tema da palestra que será realizada na próxima quarta-feira, 2 de março, no auditório do campus, com o professor Antônio Nunes de Oliveira Vieira. O evento faz parte do Ciclo de Palestras da Licenciatura em Física. A entrada é gratuita, mas é solicitado que se leve um quilo de alimento. As doações serão entregues a famílias carentes de Sobral.

Na palestra, o professor vai relatar a experiência da utilização da Etnomatemática e de desafios e jogos na educação escolar indígena ocorrida na "XII Etapa Intensiva – Tempo escola do Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku", entre os dias 20 maio e 8 de junho de 2015, na Aldeia Sai Cinza, no Pará. "Espera-se que as experiências a serem compartilhadas sirvam de inspiração para aqueles que futuramente trabalharão em projetos semelhantes e, até mesmo, como um modelo alternativo para os professores da rede regular de ensino das escolas não indígenas. Para os leigos, a palestra possibilitará conhecer um pouco sobre a história e a luta desse povo. Os Munduruku são um dos 180 povos indígenas que conseguiram, até hoje, conservar seus costumes, língua materna, crenças e tradições, numa luta constante para preservar sua identidade cultural e garantir seus direitos à terra, saúde, educação", esclarece Nunes.

Antônio Nunes de Oliveira Vieira é coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFCE de Sobral. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, já trabalhou como professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), do Instituto Federal do Pará (IFPA) - onde atuou na educação do campo, trabalhando com os povos indígenas, quilombolas e assentados - e do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Desde 2014, é professor convidado no projeto Ibaorebu, coordenado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) junto com o povo Munduruku.

O ciclo de Palestras é uma atividade conjunta dos professores da Licenciatura em Física, que objetiva aproximar docentes e discentes numa ação de divulgação da ciência e de produções acadêmicas. As primeiras quatro palestras de 2016 ocorreram nos dias 18 e 19 de fevereiro e lotaram o auditório, com a presença de alunos e professores do IFCE de Sobral e de Tianguá, da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial (Senai) e do Colégio Sant'Ana.

SERVIÇO
Ciclo de Palestras da Licenciatura em Física
Palestra: "Etnomatemática, desafios e jogos: uma experiência com a educação escolar indígena Munduruku"
Quando: 2 de março, às 15 horas
Onde: auditório