Notícias
Jornada da Tecnologia movimenta campus
A I Jornada da Tecnologia, evento realizado pelo IFCE e pela Grendene, movimentou o campus de Sobral entre os dias 12 e 14 de abril. Um dos destaques da programação foi a feira de inovação montada no ginásio poliesportivo, com expositores de grandes empresas como Siemens, Motoman, Weg, Omron, Smc Pneumática e GE. O evento, organizado pelo eixo de Controle e Processos Industriais, contou ainda com palestras, minicursos e visitas técnicas. Parte da programação foi realizada no Centro de Educação a Distância (CED), parceiro da jornada ao lado da Prefeitura de Sobral.
“Gostei bastante do evento, da diversidade de palestras. Deu pra aprender a parte da elétrica e eletrônica e da automação. Vi equipamentos novos que irei usar (no mercado de trabalho)”, comentou Francisco Tainan Teixeira, 22, aluno do curso de Mecatrônica Industrial do IFCE. Paulo Victor Fernandes Camilo, 28, estudante de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC), também elogiou a jornada. “Achei bem interessante porque abordaram a parte prática e dinâmica da aplicação industrial, dos recursos e equipamentos em automação e controle. Os palestrantes conhecem o mercado e as tecnologias e sabem aplicá-las. Isso para o estudante de graduação é muito importante. Ter esse primeiro contato com o mercado e a indústria”, avaliou.
O engenheiro mecatrônico Rodrigo Costa, da empresa Motoman, sediada em São Paulo, foi um dos palestrantes e abordou o tema Robótica. “Vamos a institutos e a faculdades como essa (IFCE) em todos os países da América do Sul para levar o nome da empresa e apresentar a tecnologia, para que os alunos que irão ser futuros utilizadores dessa tecnologia possam conhecê-la e já levar isso para a vida profissional deles. Desejamos que todos sejam bem-sucedidos”.
“Eu acho esse link (da academia com a indústria) muito importante. Você acaba informando os alunos sobre as expectativas que a indústria tem da área acadêmica. Fazendo assim, não acontece aquele choque do pessoal sair da faculdade ou da escola e encontrar um mundo que não é parecido com aquele que vivenciou. Quando você faz essa aproximação, você deixa a coisa mais contínua e fica mais fácil das pessoas saírem da faculdade e entrarem no mercado de trabalho”, dialoga Gleuber Helder Pereira Rodrigues, representante comercial da empresa WEG.
O professor do IFCE Edilson Sá, um dos organizadores da jornada, também considerou o evento “muito interessante”, pois aliou as empresas com as instituições de ensino, possibilitando “uma maior difusão dos acontecimentos”. O objetivo do evento, que teve como tema “Como alavancar resultados na Era da Indústria 4.0”, foi disseminar tendências e novas tecnologias do ambiente industrial para profissionais, estudantes e professores da região. As palestras e minicursos abordaram assuntos como Robótica, Eficiência Energética, Comandos Lógicos Programáveis e Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos.
(Colaboraram os estagiários Camila Lima e Pablo Venuto)