Você está aqui: Página Inicial > Sobral > Notícias > IFCE recebe nota máxima em avaliação do MEC
conteúdo

Notícias

IFCE recebe nota máxima em avaliação do MEC

RECREDENCIAMENTO

Comissão de especialistas visitou in loco o campus de Sobral
publicado: 08/03/2018 13h55, última modificação: 12/03/2018 08h28

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) conquistou conceito 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) durante vista in loco ao campus de Sobral. A nota máxima - a escala varia de 1 a 5 - coloca a instituição de ensino entre as melhores do País.

A comissão de especialistas do MEC esteve no campus no período entre 26 e 28 de fevereiro para o processo de recredenciamento institucional. Os avaliadores fizeram análise de documentos, visitas às instalações físicas e reuniões com os grupos de gestores, de docentes, de técnicos administrativos, de estudantes, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com os coordenadores de cursos.

Antes de Sobral, os campi de Fortaleza, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte, além da Reitoria, foram visitados por especialistas designados pelo MEC. A avaliação final do IFCE sairá após a análise dessas cinco unidades.

Entenda o recredenciamento

O recredenciamento é um processo regulatório e avaliativo que tem por objetivo verificar se as instituições de ensino superior estão atendendo aos padrões de qualidade necessários para a continuidade da oferta dos cursos. O recredenciamento tem como base cinco eixos norteadores do desempenho: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão; e Infraestrutura física.

O diretor-geral do campus de Sobral, Eliano Vieira Pessoa, lembra que poucas instituições no País obtêm a nota máxima do MEC. "O Ministério da Educação faz uma avaliação rigorosa. A nota máxima demonstra a qualidade do ensino que ofertamos e reforça a nossa responsabilidade como liderança no cenário da educação superior", diz.

"O resultado é reflexo da competência de todos e do comprometimento da instituição. Temos um campus bem estruturado e de qualidade comprovada. Nossa equipe é capacitada e trabalha com empenho para que possamos ofertar o melhor aos alunos e à sociedade", acrescenta o diretor.

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, por sua vez, comemora a obtenção do conceito máximo afirmando que reflete, sobretudo, os esforços institucionais implementados nos últimos anos com vistas ao fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão, inovação e de gestão: "É motivo de muita alegria para todos nós. Quero estender aqui esse sentimento a toda a comunidade acadêmica, em especial, a de Sobral, assim como à direção dessa unidade", destaca Araripe.