Você está aqui: Página Inicial > Sobral > Notícias > Estudante de Sobral fará intercâmbio internacional
conteúdo

Notícias

Estudante de Sobral fará intercâmbio internacional

Yasmin Nepomuceno, estudante do curso de Irrigação e Drenagem, foi contemplada com bolsa para estudar em Portugal
última modificação: 23/11/2018 10h34

Yasmin Nepomuceno, 21 anos, nunca viajou de avião. “As viagens que já fiz foram todas de ônibus”, conta a jovem, que estuda no campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O primeiro voo de Yasmin será ano que vem, com destino a Portugal. A brasiliense que mora em Sobral há 4 anos realizará o sonho de fazer um intercâmbio internacional, com as despesas pagas pelo IFCE.

A estudante do curso de Irrigação e Drenagem foi classificada no programa IFCE Internacional e ganhará uma bolsa para cursar um semestre letivo numa instituição em Portugal. “Ainda estou em choque, acho que a ficha só vai cair quando eu estiver embarcando”, diz a jovem.

Yasmin foi uma das selecionadas para o programa. A jovem mora com a mãe e a irmã. “Elas ficaram muito felizes quando souberam, minha mãe principalmente, ela estava torcendo muito, sempre acreditou muito em mim na parte acadêmica, sempre me apoiou”, disse.

As bolsas do IFCE Internacional podem ser disputadas por estudantes de níveis técnico e superior, desde que sejam maiores de 18 anos (idade no ato da inscrição), tenham coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e sejam proficientes no idioma oficial adotado pela instituição de ensino receptora (um teste de proficiência será exigido, exceto para os candidatos com destino a Portugal), entre outros critérios.

Lançado em 2013, o programa já enviou mais de 100 alunos do IFCE para estudar fora do Brasil. Desse total, a maioria é proveniente dos campi do interior.