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Planejamento de Retorno Presencial 2021.1

última modificação 20/12/2021 15h15

 

ORIENTAÇÕES GERAIS 

 

  • RETORNO POR FASES. O retorno presencial está ocorrendo de forma gradual, por fases. O campus de Sobral está na fase 2 desde 29 de novembro de 2021. Nessa fase, a orientação é que retornem, de forma presencial, aulas práticas de componentes curriculares, preferencialmente para estudantes concludentes; atividades de estágio; extensão de discentes; PIBID; Residência Pedagógica; monitoria e defesas de TCC. Para saber mais detalhes sobre as fases, confira seção de perguntas e respostas ao final desta página. 

  • DISCIPLINAS APTAS AO RETORNO. Para saber as disciplinas que estão elegíveis para retorno presencial na segunda e na terceira fases, acesse aqui (tabela em PDF).

  • PRIMEIRO PASSO. Para aderir ao retorno das aulas presenciais nas fases 2 e 3, o estudante precisa preencher o Termo de Ciência disponível no Portal do Aluno. Ao preencher, esteja logado com o e-mail institucional. Converse com seus professores para saber como será o retorno presencial de cada disciplina. 

  • IMPOSSIBILIDADE DE RETORNO POR COMORBIDADES. O estudante impossibilitado de participar das atividades presenciais por motivo de comorbidades ou de doença poderá, durante as fases 2 e 3, participar das aulas na modalidade remota. O estudante deverá preencher e a Autodeclaração de Comorbidades, disponível no Portal do Aluno. Esta é a lista das comorbidades passíveis de autodeclaração: a) idade igual ou superior a 60 anos; b) tabagismo; c) obesidade; d) miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica etc.); e) hipertensão arterial; f) doença cerebrovascular; g) pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, DPOC); h) imunodepressão e imunossupressão; i) doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); j) diabetes melito, conforme juízo clínico; k) doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; l) neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele); m) cirrose hepática; n) doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); o) gestação.

  • IMPOSSIBILIDADE POR OUTRAS DOENÇAS. Não se tratando dessas comorbidades descritas, o estudante poderá enviar laudo médico atestando a necessidade de permanecer em ensino remoto e preencher também a Autodeclaração de Comorbidades, no Portal do Aluno.

  • IMPOSSIBILIDADE POR OUTROS MOTIVOS. Os estudantes com casos específicos que estiverem impossibilitados de cursar a(s) componente(s) curricular(es), por motivo que não seja doença/comorbidades, deverão preencher Requerimento de Justificativa, disponível no Portal do AlunoO requerimento será analisado pelo colegiado do curso. Caso seja dado parecer favorável, o estudante poderá fazer a disciplina na modalidade remota durante as fases 2 e 3.

  • TRANCAMENTOS. O estudante que tiver seu requerimento indeferido, poderá realizar o procedimento de trancamento dos respectivos componentes curriculares. Entretanto, em caso de trancamento, ele terá de cursar a disciplina completa em nova oferta, incluindo a carga horária já cursada anteriormente. O estudante que estiver matriculado na disciplina e que não efetivar o trancamento, deverá cursar o componente curricular, sob pena de ser reprovado por falta.

  • TREINAMENTO DE BIOSSEGURANÇA. No dia 26 de novembro, a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) fez o repasse de orientações sobre o retorno presencial a alunos, via Google Meet. O vídeo do treinamento está disponível no canal do campus no Youtube. É importante que todos assistam.

 

DOCUMENTOS

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

  • O retorno gradual presencial será por fases. O que acontece em cada uma das quatro fases? Na fase 1, retornaram somente algumas atividades administrativas. A partir da fase 2, as atividades de ensino foram retomadas, iniciando com aulas práticas de componentes curriculares, preferencialmente para estudantes concludentes, atividades de estágio, extensão de discentes, PIBID, Residência Pedagógica, monitoria e defesas de TCC. Na fase 3, retornam aulas teóricas com turmas, atividades de ensino que envolvam práticas esportivas corporais em pequenos grupos e os processos seletivos de forma presencial. Já na fase 4, todas as atividades retornam integralmente de forma presencial.

  • Em que fase o campus de Sobral está? O campus está na fase 2 desde 29 de novembro.

  • Como acontecem as mudanças de fase? A cada semana ou quinzena, há uma avaliação de indicadores de biossegurança e infraestrutura, por parte da CISSP do campus, indicando se há avanço ou manutenção de fase. Na última avaliação, ocorrida no dia 16 de dezembro, decidiu-se pelo permanência na fase 2.  Confira aqui o último parecer da Cissp. 

  • Será obrigatório o retorno presencial nas disciplinas práticas a partir da fase 2? Ou serão ofertadas de forma híbrida? Nesta fase 2, apenas algumas disciplinas estarão elegíveis a serem concluídas presencialmente. Confira aqui a lista das disciplinas elegíveis ao retorno presencial, por fases. Haverá deliberação do colegiado de cada curso para definir se as atividades serão totalmente presenciais ou de forma híbrida. Independentemente da modalidade de oferta, será facultado aos estudantes que não desejarem prosseguir as aulas no semestre corrente realizar o procedimento de trancamento dos respectivos componentes curriculares, de forma que deverão matricular-se novamente na disciplina em oportunidade futura, não sendo possível aproveitamento da carga horária cursada até então. 

  • Como saber se as disciplinas em que estou matriculado estão sendo ofertadas presencialmente? Temos a lista das disciplinas a serem retomadas presencialmente, seja de forma integral ou parcial. Além disso, os discentes nelas matriculados receberão comunicados via e-mail institucional. Em caso de dúvidas, mantenha a comunicação direta com o(a) professor(a) da disciplina ou com a coordenação de seu curso. 

  • Tenho alguma comorbidade. É obrigatório voltar ao presencial, caso esteja matriculado(a) em alguma disciplina apta ao retorno presencial? Como comprovo minha comorbidade? O estudante impossibilitado de participar das atividades presenciais por motivo de comorbidades ou de doença poderá, durante as fases 2 e 3, participar das aulas na modalidade remota. O estudante deverá preencher e a Autodeclaração de Comorbidades, disponível no Portal do Aluno. Esta é a lista das comorbidades passíveis de autodeclaração: a) idade igual ou superior a 60 anos; b) tabagismo; c) obesidade; d) miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica etc.); e) hipertensão arterial; f) doença cerebrovascular; g) pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderada/grave, DPOC); h) imunodepressão e imunossupressão; i) doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); j) diabetes melito, conforme juízo clínico; k) doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; l) neoplasia maligna (exceto câncer não melanótico de pele); m) cirrose hepática; n) doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme e talassemia); o) gestação. 

  • Moro em outra cidade e estamos sem transporte intermunicipal no momento. É obrigatório voltar ao presencial, caso esteja matriculado(a) em alguma disciplina apta ao retorno presencial? Como comprovo a falta de transporte? Somente não devem retomar as atividades presenciais os estudantes aptos a solicitar permanência no ensino remoto, por questões de saúde. Caso haja suspensão do transporte, o estudante deve solicitar ao setor de transporte do seu município documento onde conste haver, em situação regular, transporte universitário para Sobral, estando este apenas interrompido, podendo permanecer no ensino remoto, preenchendo o Requerimento de Justificativa, disponível no Portal do Aluno

  • O IFCE vai entrar em contato com as prefeituras para ver essa questão do transporte intermunicipal? Sim. Como é costume, enviaremos ofício às Prefeituras, informando sobre a retomada das atividades presenciais, conforme o avanço das fases, reiterando a necessidade de regularização do transporte universitário.

  • Como será o funcionamento da biblioteca nessas fases? Na fase 2, a biblioteca está funcionando mediante agendamento, via chat no link https://sistemas.sobral.ifce.edu.br/aluno/atendimento. A partir da fase 3, o acesso dos usuários será permitido, observando-se a capacidade limite a ser instituída pela CISSP e o uso de máscara. 

  • Como será o funcionamento do restaurante acadêmico nessas fases? A oferta de refeições no restaurante acadêmico não tem data para ser retomada, mas o campus distribuirá kits de alimentação aos discentes em situação de insegurança alimentar, conforme dados coletados por meio do formulário recentemente enviado. 

  • Como será o atendimento na Diretoria de Ensino nessas fases? Os atendimentos da Diretoria de Ensino foram retomados com a implementação da fase 1, no horário comercial. Durante as fases 2 e 3 haverá ampliação, com atendimento até 20 horas, sempre com atenção ao número de pessoas dentro dos espaços e mediante uso de máscaras. Quando chegarmos à fase 4, o atendimento será regularizado, funcionando de 7h30 às 21h30. 

  • Como será o funcionamento dos laboratórios nessas fases? O funcionamento dos laboratórios foi retomado com o início da fase 1, inicialmente com atividades de adequação estrutural e inventário patrimonial. Com o avanço à fase 2, foram retomadas as atividades letivas, obedecendo a capacidade de ocupação indicada pela CISSP e ao uso de máscara. Confira aqui a lotação indicada para os laboratórios do campus. 

  • Tem previsão de quando volta a funcionar 100% presencial? Como a avaliação é feita a cada 7 ou 15 dias, a depender do alcance das condições estruturais e sanitárias, incluindo-se índices regionais de saúde, não temos data exata para alcançarmos a fase 4. Mas os estudantes serão informados, nas redes sociais, e-mail e WhatsApp, a cada avanço de fase.

 

LISTA DE CONTATOS

                                                                 

CURSO/SETOR COORDENADOR(A) CONTATO
Técnico em Agroindústria Geórgia Maciel Dias de Moraes agroindustria.sobral@ifce.edu.br
Técnico em Agropecuária Jorge Alberto Bezerra Fernandes agropecuaria.sobral@ifce.edu.br
Técnico em Eletrotécnica Leonardo Tabosa Albuquerque eletrotecnica.sobral@ifce.edu.br
Técnico em Fruticultura Luis Gonzaga Pinheiro Neto fruticultura.sobral@ifce.edu.br
Técnico em Mecânica Jailson Alves da Nobrega mecanica.sobral@ifce.edu.br
Técnico em Meio Ambiente Maria Edjane da Silva Soares meioambiente.sobral@ifce.edu.br
Técnico em Panificação Carlos Eliardo Barros Cavalcante panificacao.sobral@ifce.edu.br
Técnico em Segurança do Trabalho Simone Amaro Costa segtrabalho.sobral@ifce.edu.br
Licenciatura em Física Guilherme Francisco de Morais Pires Júnior fisica.sobral@ifce.edu.br
Tecnologia em Alimentos Amanda Mazza Cruz  de Oliveira alimentos.sobral@ifce.edu.br
Tecnologia em Irrigação e Drenagem Thiago Vieira da Costa irrigacao.sobral@ifce.edu.br
Tecnologia em Mecatrônica Industrial Francilino Carneiro de Araújo mecatronica.sobral@ifce.edu.br
Tecnologia em Saneamento Ambiental Mayara Carantino Costa saneamento.sobral@ifce.edu.br
Atendimento da Diretoria de Ensino Natália Lima Alcântara

atendimentodiren.sob@ifce.edu.br

 

Em caso de dúvidas sobre o retorno da disciplina específica em que você está matriculado, procure seu professor ou coordenador de curso. 

Em caso de dúvida, entre em contato com a Diretoria de Ensino (Diren) através do atendimento online no Portal do Aluno, disponível no link: https://sistemas.sobral.ifce.edu.br/aluno/atendimentoOutra opção é enviar um e-mail para atendimentodiren.sob@ifce.edu.br. Ou ligar para (88) 3112.8105.

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