Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Projeto Amigos do Mar participa do W4F 2022
conteúdo

Notícias

Projeto Amigos do Mar participa do W4F 2022

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Docente e estudantes fizeram imersão do festival de inovação e sustentabilidade
última modificação: 27/09/2022 09h21
Exibir carrossel de imagens Professora Luciana de Castro e estudantes Stephany Rafaela (Ciências Biológicas) e Victor Teles (Gestão Ambiental) participaram do W4F 2022

Professora Luciana de Castro e estudantes Stephany Rafaela (Ciências Biológicas) e Victor Teles (Gestão Ambiental) participaram do W4F 2022

O projeto de pesquisa e extensão Amigos do Mar, do campus de Paracuru do Instituto Federal do Ceará, participou do Winds For Future (W4F) 2022, festival de inovação e sustentabilidade que reuniu mais de 200 painelistas e palestrantes entre os dias 22 e 25 de setembro, na praia do Cumbuco, em Caucaia.

A professora Luciana de Castro, coordenadora do Projeto de Extensão Amigos do Mar, conseguiu cinco entradas gratuitas no festival, levando consigo quatro estudantes integrantes do projeto para uma imersão nos quatro dias no "maior evento de inovação e sustentabilidade da América Latina". Segundo a docente, a participação foi intensa e oportuna, visto que o W4F debate as questões ambientais: aquecimento e poluição dos mares e oceanos e "a necessidade de assegurarmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030".

Segundo Luciana, é importante que os alunos saibam que existem eventos com "baixíssimo impacto, buscando neutralizar a pegada de carbono dos participantes, em que os resíduos gerados no evento foram separados na hora para reciclagem em uma ilha de triagem e todos poderiam acompanhar". Uma das ações do Amigos do Mar, a instalação de coletores de bitucas de cigarro nas praias, também foi usada no W4F 2022, além do uso de copos reutilizáveis no lugar de copos descartáveis, entre outras ações.

Para o jovem Filipe Laurent, estudante do curso de tecnologia em Gestão Ambiental do campus Paracuru e integrante do Projeto Amigos do Mar, "poder fazer parte dessa interação foi algo único e enriquecedor, um marco em sua formação". Ele agradece a oportunidade de estar ao lado de empresas, hubs e startups e perceber que é possível unir a sustentabilidade à inovação. "Como integrante do Amigos do Mar, é uma satisfação e felicidade levar as questões locais para o debate, como a presença do óleo nas praias do Nordeste, a poluição plástica e o microplástico, junto com o parceiro Laboratório de Estudos Ambientais (LEA), da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação do professor André Oliveira".

A proposta do W4F é gerar mudanças, debates, networking e oportunidades para o desenvolvimento de ações sustentáveis em todo o planeta. O evento também atrai a atenção mundial ao receber o título autenticado do Guinness Worlds Records pela segunda vez consecutiva. A Kiteparade deste ano levou 884 participantes para o mar simultaneamente, quebrando a marca anterior pertencente ao próprio evento em 2019, quando 596 profissionais se juntaram.

Cláudia Monteiro, jornalista da reitoria, com informações do Winds For Future (W4F) 2022.