Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Podcast aborda Observatório dos Conflitos Ambientais
conteúdo

Notícias

Podcast aborda Observatório dos Conflitos Ambientais

IFCE NO AR

Podcast pode ser ouvido no Spotify e às quintas-feiras, às 14:00, na Rádio Universitária FM 107,9
última modificação: 11/11/2021 08h51

Aproveitando a realização da Conferência do Clima, o COP 26, que se encerra amanhã na Escócia, o assunto principal do podcast IFCE NO AR de hoje é Conflitos Ambientais. Produzida pelo jornalista Marcelo Andrade e técnico em audiovisual Ícaro Dias, ambos de Tabuleiro do Norte, a entrevista aborda o lançamento, logo mais às 19:00, do Observatório dos Conflitos Ambientais no Ceará, uma ferramenta desenvolvida pelo IFCE em parceria com a Rede Cáritas

Numa entrevista robusta, que ocupou quase todo o segundo bloco do programa, Aline Maia (Cáritas) e os professores Diego Gadelha (Fortaleza) e Jarbas Vidal (Tabuleiro do Norte), coordenador do laboratório de Pesquisa, Inovação e Software (Lapis) falam sobre quais os principais conflitos ambientais no Ceará, a importância e as utilidades da ferramenta, as instituições responsáveis por alimentar os dados e as ações decorrentes tomadas pelos governos e operadores do Direito. A partir das 15:00, você pode assistir à entrevista na TV IFCE.

Notícias importantes abrem o podcast de hoje: a posse do Conselho Editorial da Editora do IFCE (EDIFCE), a Semana de Integração Científica (Maracanaú) e as inscrições para especialização em Docência do Ensino Superior (Cedro). O programa também noticia a preparação da coletânea Talentos do IFCE pelo campus Limoeiro do Norte.

O início da segunda fase da Pesquisa de Comunicação do IFC, agora com o público externo, também é abordado no programa. E em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, o campus do Cedro está promovendo oficinas abordando a cultura, religiosidade e a arte afro-brasileira. No quadro Interagindo, vamos acompanhar a expansão do aplicativo Ecomapps, agora presente também na cidade de Juazeiro do Norte. Encerrando o primeiro bloco, no quadro IFCE Serviço, o professor Helder Carvalho (Ubajara) fala da Semana de Educação Financeira e dá dicas de como economizar.

O programa IFCE No Ar está no ar desde 2013 e é uma das estratégias de comunicação mais longevas e bem sucedidas do Departamento de Comunicação Social do IFCE. Feito pelos comunicadores do IFCE, sob coordenação e produção da jornalista Cláudia Monteiro, revisão e apresentação de Priscila Luz, e edição final dos técnicos em audiovisual Eugênio Pacelli e Filiphe Sá.

Todos gravaram, editaram e produziram o programa de suas próprias casas, como vêm atuando os profissionais de comunicação da instituição desde o último 20 de março de 2020. O podcast vai ao ar na Rádio Universitária FM 107,9, às 14:00, e também pode ser ouvido pela internet aqui e no Spotify.

Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria do IFCE