Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Plataforma Nilo Peçanha divulga edição de 2022
conteúdo

Notícias

Plataforma Nilo Peçanha divulga edição de 2022

TRANSPARÊNCIA

A plataforma é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais
última modificação: 04/05/2022 09h22
Nilo Peçanha criou a rede federal de educação profissional em 1909

Nilo Peçanha criou a rede federal de educação profissional em 1909

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) publicou em abril a edição de 2022 da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), que reúne as informações acadêmicas e de gestão alcançadas pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica durante o ano de 2021. Trata-se da quinta edição desde que a PNP foi lançada.

A Plataforma destina-se à coleta, tratamento e publicização de dados oficiais da Rede Federal, incluindo do Instituto Federal do Ceará (IFCE), com informações sobre as unidades que a compõem, cursos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de dados financeiros.

Os dados são oficiais e podem ser utilizados para a construção das mais diversas informações. Ressalta-se que, além de fonte de dados estatísticos sobre a Rede Federal, a Plataforma é fonte de dados para a construção da matriz orçamentária dessa rede e, consequentemente, do IFCE.

Comparando os dados de 2021 com os dados das duas edições anteriores, as matrículas no IFCE tiveram uma pequena redução em 2020, voltando a aumentar em 2021. O número de ingressantes também retomou o fluxo de crescimento, aproximando-se aos resultados do período pré-pandemia. Já o número de concluintes em 2021 foi menor e ainda não retornou à quantidade de 2019.

O podcast IFCE NO AR desta semana traz uma rápida entrevista com a pró-reitora de Ensino do IFCE, professora Cristiane Borges, analisando os dados comparativos das últimas três edições a respeito dos indicadores como matrículas, ingressantes, concluintes, vagas ofertadas, número de inscritos nos processos seletivos e taxa de evasão anual. O podcast vai ao ar toda quinta-feira na Rádio Universitária FM 107,9, às 14:00, e também pode ser ouvido pela internet no Anchor e Spotify.

Além do PNP, a gestão do Instituto possui uma ferramenta própria para acompanhamento desses e outros indicadores chamada IFCE em números, que permite obter resultados quase em tempo real, possibilitando um acompanhamento mais efetivo.

💻 Acesse a PNP 2022 em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2022.html

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria