Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Olimpíada de Ciências Humanas inscreve de 5 a 18/9
conteúdo

Notícias

Olimpíada de Ciências Humanas inscreve de 5 a 18/9

Estudantes de todo o Estado, de escolas públicas e privadas, podem participar; confira o edital
publicado: 02/09/2019 12h57, última modificação: 06/09/2019 15h47

O edital foi lançado, e as inscrições para a primeira edição da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (Oche) ocorrem de 5 a 18 de setembro - a partir desta quinta. A realização é do Instituto Federal do Ceará (IFCE) que espera a participação de 3 mil estudantes. Poderão participar alunos regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), do Ensino Médio regular e profissionalizante integrado, e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A competição, cujos regulamento, calendário e premiação estão descritos no edital, busca despertar, motivar e incentivar os jovens para o conhecimento sobre aspectos humanos do Ceará: filosóficos, sociais, econômicos, culturais, históricos, geográficos e ambientais. A abordagem é bem diversa, contendo temáticas relacionadas a patrimônio, costumes, personagens, lendas, pessoas, paisagens, meio ambiente, culinária, clima, aspectos econômicos, políticos, sociais, indígenas, entre outros.

O evento terá três fases on-line (eliminatórias em uma semana com questões e tarefas) e uma etapa final presencial, durante um fim de semana, no campus de Caucaia do IFCE, com as 100 melhores equipes. A olimpíada vai oportunizar aos alunos contato com documentos, estudos, personagens, elementos culturais e sociais de nosso Estado, ampliando e fortalecendo a importância do IFCE para a educação cearense.

Lançamento

Na manhã desta segunda, 2/9, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, acompanhado de representantes do corpo docente, direção de campus e dos alunos, e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), Wally Menezes, lançou o edital da Oche sob grande expectativa, em seu gabinete. Para o reitor, a olimpíada vai valorizar “nossas pessoas, nossa cultura, nossa história, com o potencial de envolver todos os 184 municípios cearenses, ao mesmo tempo em que proporciona mais conhecimento aos estudantes”.

Um dos idealizadores da competição, Zilfran Fontelene, professor do campus de Crateús, além de destacar também os pontos da valorização e da busca do conhecimento, ressalta a importância de o IFCE aproximar ainda mais a instituição e a sociedade, trazendo esta para conhecer as oportunidades criadas pelo instituto.

Links importantes:

Site da OCHE

Instagram

Edital

Entrevista sobre a Oche

Link para inscrição

Luís Carlos de Freitas - Reitoria

5I1A8164.JPG

Fotos: Filiphe Sá