Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Tabuleiro debate estratégias para permanência dos discentes

Tabuleiro debate estratégias para permanência dos discentes

Soluções para combater evasão foram discutidas durante o V Encontro Pedagógico
última modificação: 27/06/2016 10h48
O diretor Cícero Alencar presidiu parte dos trabalhos (Foto: Jonathan Farias)

O campus de Tabuleiro do Norte promoveu, nos dias 20 e 21 de junho, seu V Encontro Pedagógico. O tema debatido entre professores e técnico-administrativos foi “Educação no IFCE: fatores pedagógicos que interferem na permanência discente”.

De acordo com o diretor-geral do campus, Cícero de Alencar Leite, o objetivo do evento é “discutir as razões que levam o aluno a abandonar o curso, a fim de elaborar soluções para que este permaneça”. Dessa forma, a programação foi composta baseada em sugestões do corpo docente.

No primeiro dia, pela manhã, Reuber Saraiva, pró-reitor de Ensino do IFCE, enfatizou a importância do sistema ”IFCE em Números” e de como este é fundamental para implementar ações de combate à evasão, por exemplo. À tarde, foi exposto o Plano de Combate à Evasão e Assistência e, em seguida, teceu-se uma reflexão sobre o modo de repensar a prática docente, além de pontuar dicas de como motivar o corpo discente e trazer novas perspectivas para a educação.

Já no segundo dia, na pauta da manhã, os aspectos da educação especial em consonância com a política da educação inclusiva. Também foram apresentadas as propostas do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).

À tarde, tratou-se da relevância do planejamento de trabalho e da interdisciplinaridade, por meio de atividades em equipe. Por fim, houve o momento musical, seguido de uma dinâmica de integração.

Jonathan Farias – Campus de Tabuleiro do Norte (colaboração)