Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Semestre 2020.2 no IFCE começa em Itapipoca

Semestre 2020.2 no IFCE começa em Itapipoca

AULAS SEGUEM REMOTAS

Campus é, nesta segunda-feira, 14, o primeiro da instituição a iniciar o novo período letivo
última modificação: 15/09/2020 08h53

O semestre letivo 2020.2 no Instituto Federal do Ceará (IFCE) começa nesta segunda-feira, 14, com aulas remotas no campus de Itapipoca. A unidade localizada na cidade do litoral oeste do Estado é a primeira das 33 unidades da instituição a iniciar o novo período acadêmico do ano. Voltarão às atividades os estudantes das licenciaturas e dos cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio.

Em função da pandemia de covid-19 no Ceará, as aulas presenciais na instituição foram suspensas desde o último dia 16 de março e ainda não têm data prevista para serem retomadas. Após um período de planejamento, capacitação dos docentes em tecnologias para ensino remoto oferecida pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) e discussões internas com a comunidade, cada campus estabeleceu a melhor data para o reinício das atividades de forma online.

No caso de Itapipoca, o semestre 2020.1 foi retomado em duas etapas, ambas de forma remota: em 15 de junho, reiniciaram as aulas dos técnicos integrados ao Ensino Médio e as dos concludentes do curso subsequente em Edificações; em 22 de julho, as dos demais cursos, mas com carga horária reduzida. Algumas disciplinas pendentes serão ofertadas no decorrer de 2020.2.

Segundo o diretor-geral do campus de Itapipoca, Francisco Régis Abreu Gomes, apesar do período difícil de implantação, 87% dos estudantes aderiram ao ensino remoto emergencial no campus. “Nada disso seria possível sem a superação a cada dia de docentes, técnico-administrativos e alunos com o único objetivo de garantir o direito à educação, mesmo com as dificuldades advindas do distanciamento social”, enaltece o gestor.

Entre as novidades para o semestre 2020.2, o diretor-geral cita a instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar e a contratação de terceirizados para trabalhar no atendimento ao público no campus após ser liberado o retorno seguro das atividades presenciais, bem como a construção do projeto pedagógico do novo curso de Tecnologia em Mecatrônica.

Demais campi

O semestre 2020.2 também começa em outros campi do IFCE nas próximas semanas e meses: no dia 21, será a vez do campus de Morada Nova; em 28 de setembro, o campus de Tianguá dá início ao Encontro Pedagógico; já em Fortaleza, o novo período letivo inicia dia 30, com as turmas do 8º semestre do integrado. As datas diferentes em cada campus se devem à diferença no cronograma de aulas remotas decorrente da pandemia, dada a autonomia de cada unidade para definir o reinício das atividades.

Ícaro Joathan - Comunicação Social / reitoria