Notícias
Reitor Wally Menezes participa de encontro com Lula e Camilo Santana
DIÁLOGO
O reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes, participou na manhã desta quinta (19) da primeira reunião dos reitores das Instituições Federais com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente ouviu as demandas dos gestores de institutos federais, universidades e demais entes.
Mais tarde, Lula se manifestou em uma rede social sobre o encontro. "Nossas universidades não devem estar preocupadas só com os problemas que acontecem dentro das salas de aula. Elas também têm que estar preocupadas com os problemas que acontecem da porta pra fora, nas cidades, nos bairros", disse o presidente.
"Não pensem que eu vou escolher os reitores que eu gosto. Quem tem que gostar do reitor são os funcionários da universidade, os estudantes. E todos os anos teremos reuniões para os reitores me cobrarem, cobrarem do ministro. Eu não farei nada sozinho, faremos juntos", complementou Lula.
Wally Menezes falou sobre o encontro. "O presidente destacou que o IFCE busca se aproximar das pessoas, das dificuldades do povo, encontrando soluções para esses desafios. Os Institutos constituem uma das maiores redes educacionais de proteção social de adolescentes e jovens no Brasil, com o poder de mitigar as assimetrias sociais e regionais no país. Com o IFCE e demais Institutos Federais podemos combater as desigualdades sociais e regionais e, desta forma, promover a integração nacional".
Camilo destaca necessidade de protagonismo
Mais cedo, os reitores da Rede Federal tiveram um encontro com o ministro da educação, o cearense Camilo Santana, e com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira. A reunião teve a participação da diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Camilo ressaltou a necessidade de um maior protagonismo para a Rede. O gestor afirmou que "as portas do Ministério estão abertas” e que o seu perfil é de “construir consensos e estabelecer prioridades”. “Vocês, reitores, são parte do time de reconstrução de um país que prioriza a Educação”, finalizou.
Na ocasião, o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha, apresentou as potencialidades e o alcance da Rede Federal em todo o país.
Dowglas Lima, com informações do Conif