Notícias
Provas do ProfEPT foram aplicadas em clima de tranquilidade
MESTRADO PROFISSIONAL
Foram aplicadas neste domingo (09) as provas do exame nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido em rede nacionalmente. Contemplado com 24 vagas, o Instituto Federal do Ceará registrou a maior procura entre todos os institutos participantes - no total, foram 2.644 inscritos no IFCE. Apesar do grande número de candidatos, os trabalhos transcorreram com muita tranquilidade na abertura dos portões e realização das provas.
A concorrência para os servidores ficou em 41 candidatos/vaga. Já na ampla concorrência, cada vaga foi disputada entre 281 candidatos. O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, visitou os três centros de aplicação em Fortaleza. Ao lado do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Wally Mendonça e do professor Auzuir Ripardo de Alexandria, Virgílio constatou o bom andamento dos trabalhos nas escolas Cesar Cals, Adauto Bezerra e no campus de Fortaleza do IFCE - este último concentrou a maior parte dos candidatos.
"Este mestrado é mais uma forma de o IFCE ajudar no desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no país. O concurso foi feito de maneira muito profissional e a nossa sensação ao fim deste domingo é de dever cumprido", disse Virgílio.
Para Wally Mendonça, a elevada procura aumenta ainda mais a responsabilidade do IFCE. "Isso mostra que temos que trabalhar muito mais na área da pós-graduação. Recebemos inscrições de pessoas de vários estados, o que deixa claro que temos uma demanda reprimida a atender".
Solonildo Almeida, coordenador do ProfEPT no IFCE, acompanhou de perto o trabalho de aplicação do exame. Para ele, o momento é de crescimento. "O Instituto se consolida na oferta de cursos de pós-graduação. Muitos candidatos nos ligavam perguntando se este é o primeiro mestrado do IFCE, e ficavam surpresas quando dizíamos que é o décimo. Ou seja, as pessoas estão percebendo agora o potencial do IF para acolher programas como este", disse o coordenador.
O resultado final do ProfEPT deve sair no fim do mês de maio.
Por Dowglas Lima - Reitoria