Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Professoras do IFCE lançam música com mensagem especial

Professoras do IFCE lançam música com mensagem especial

ISOLAMENTO SOCIAL

Iniciativa uniu docentes de vários campi para trazer esperança à sociedade
última modificação: 27/04/2020 11h08

O Instituto Federal do Ceará vem atuando em diversas frentes para ajudar à sociedade cearense a combater o coronavírus, bem como passar por este período de isolamento social. Além de ações na área de produção de equipamentos, manutenção de respiradores, doação de insumos e alimentos, material didático e informativos e dicas de saúde, o IFCE tem criado também na área artística, com objetivo de levar mensagens de esperança à comunidade acadêmica.

Nessa linha, professoras de Canto Popular de diversos campi do IFCE se uniram para a realização de uma gravação musical. A música "Fica em Casa", uma composição da professora Ana Paula Nogueira, do campus Cedro, em parceria com Cinthya Michelle, foi feita com o objetivo de estimular alunos, familiares, servidores a passar por este momento diferenciado de uma forma esperançosa.

"Fiz essa canção já com a intenção de uma coletividade, pois este momento um tanto inusitado por que estamos passando requer da gente uma nova perspectiva de vida e a música tenta passar isso", contou a professora Ana Paula Nogueira.

A intenção da gravação coletiva surgiu no próprio grupo de professores de Canto, assim, Ana Paula disponibilizou a música recém-composta e as docentes aderiram à ideia. No entanto, fazer tudo isso acontecer de forma remota foi um desafio que as docentes venceram.

"Recebemos essa canção como um presente e nos deparamos com os desafios técnicos para executar o projeto. Tivemos que usar uns trunfos pra fazer essa gravação, pois em casa não temos aparato profissional, então buscamos soluções alternativas, como gravar no carro, por exemplo. Foi uma experiência desafiadora, mas conseguimos fazer com muito carinho, com uma troca de experiência e parceria grande", comentou a professora Lais Costa.

"Começamos a aprender a música, dividimos algumas partes, e o passo seguinte foi fazer a gravação do áudio, buscando a melhor qualidade de gravação, dentro das possibilidades de cada um. Pensamos também na tradução em Libras, para ser uma ação inclusiva, Depois gravamos o vídeo e selecionamos algumas fotografias especiais com nossos familiares e alunos. Buscamos ajuda com a equipe de Comunicação do IFCE, o que acabou sendo maravilhoso, pois o resultado superou as minhas expectativas", relatou a professora Marina Morais.

A proposta nasceu no grupo do WhatsApp, da ideia da professora Cristina Gino, de levar uma mensagem de solidariedade através da música. Foi quando a professora Ana Paula Nogueira contribuiu com a composição que havia sido feita com essa finalidade: levar solidariedade neste momento de distanciamento social.

"Para mim, participar desse projeto está sendo uma demonstração intensa de que as pessoas, quando são tocadas por um objetivo maior, conseguem, mesmo a distância, demonstrar amor e cuidado com o próximo. Aprendi neste momento de distanciamento social que a mesma tecnologia que muitas vezes nos remete ao distanciamento social presencial serviu para que nós, professoras de Canto do IFCE, pudéssemos estar conectadas umas com as outras e passar essa mensagem. Ficar em casa, cuidar do que é seu, do que é do outro, cuidar de todos, amar e poder colher um futuro melhor para todos nós", comentou a professora Lia Venturieri.

A música foi interpretada pelas professoras Ana Paula Nogueira (campus  Cedro), Cristina Gino (campus Paracuru), Lais Costa (campus Crateús), Lia Venturieri (campus Itapipoca), Marcilane Cruz (campus Sobral), Marina Morais (campus Canindé) e Thaise Matias (campus Limoeiro do Norte), com interpretação de Libras de Daniela Monteiro (campus Limoeiro do Norte). O vídeo está disponível nas mídias sociais do IFCE e pode ser conferido AQUI.

Outras ações

Em Crateús, outra iniciativa bem legal uniu professores de Música. Em gravação mais "caseira", como pede o momento, contando apenas com a voz do professor João Paulo Ribeiro e o piano do professor Matheus Rocha, os docentes criaram a bela canção "Um novo dia", que é uma homenagem a todas as vítimas da Covid-19.

Já no campus Limoeiro do Norte, a ação ficou por conta dos estudantes do curso de Licenciatura em Música. Cada um na sua casa, eles usaram a tecnologia pra continuar estudando e gravar um recado para toda comunidade acadêmica. Com a música "Fique na sua, que eu fico na minha casa" , eles buscam estimular que cada um faça a sua parte para ajudar a sairmos o mais rápido possível deste momento de isolamento social.

Rebeca Casemiro - Reitoria