Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Professor Soares é homenageado no Memorial do IFCE

Professor Soares é homenageado no Memorial do IFCE

RECONHECIMENTO

Docente do do aposentou-se e recebeu o carinho de colegas e alunos
última modificação: 28/07/2023 16h21
Soares chegou à Instituição ainda em 1964, como aluno

Imagine ter uma relação de quase seis décadas com uma instituição, testemunhar cinco mudanças de nome dessa mesma casa e, de quebra, influenciar positivamente inúmeros alunos e colegas ao longo desses anos. Essa é a história do professor Francisco das Chagas Soares, do campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O professor Soares, como é conhecido, faz parte das memórias afetivas de inúmeros egressos e, por conta de toda essa admirável trajetória e por ocasião de sua aposentadoria, foi homenageado na manhã desta sexta-feira (28) no Memorial do Instituto, com a presença de gestores, ex-alunos e familiares do docente.

Soares ingressou no IFCE como aluno da então Escola Industrial de Fortaleza, em 1964, com apenas 16 anos. Em 1969 concluiu o curso técnico de Estradas e, em seguida, percorreu diversos estados brasileiros - mas (para sorte nossa) não demoraria a retornar. Em 1972 ele estava de volta à Escola Técnica Federal do Ceará, para atuar como auxiliar do professor Gil Teixeira Filho, da disciplina de Topografia dos cursos técnicos de Estradas e Edificações. O talento de Soares não demorou a fazer com que assumisse turmas - o que aconteceu já no segundo semestre daquele ano. Em 1974 foi definitivamente contratado como docente. Desde então, sua história se confunde com as dos cursos de Estradas, Saneamento Ambiental e Edificações e, consequentemente, dos incontáveis profissionais de excelência entregues à sociedade pelo departamento de Construção Civil.

4A0A0143.jpg

Soares viveu a experiência de participar ativamente das mudanças de institucionalidade do nosso IF e do nosso vertiginoso crescimento nos últimos anos - tendo inclusive participado no serviço de topografia da construção de vários campi da expansão do IFCE pelo estado, a exemplo das unidades de Quixadá, Jaguaribe, Morada Nova, Boa Viagem e diversas outras. Na homenagem, Soares se emocionou com os depoimentos. "Passa um filme na minha cabeça ao ouvir todos esses agradecimentos. Sou muito grato. Agora vou descansar e levar meu crachá comigo" disse o carismático professor, em meio a sorrisos que transparecem gratidão e sentimento de dever cumprido.

4A0A0157.jpg

O reitor Wally Menezes agradeceu os serviços prestados pelo querido professor. "Estamos aqui para celebrar um legado, uma vida dedicada à nossa Instituição. Obrigado, professor Soares". Também participaram da homenagem o diretor de relações institucionais e ex-reitor Virgílio Araripe, os pró-reitores de Ensino (Cristiane Borges) e de Administração e Planejamento (Reuber Saraiva) e o assessor especial do gabinete, Ivam Holanda, e o diretor de administração, Marcos André. O diretor-geral do campus de Fortaleza, José Eduardo Souza Bastos, também fez questão de comparecer, acompanhado de integrantes de sua equipe gestora.

Uma manhã repleta de gratidão a quem tanto trabalhou pelo nosso Instituto.

Texto e fotos: Dowglas Lima