Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Pesquisadores produzem aplicativo para construção civil

Pesquisadores produzem aplicativo para construção civil

POLO DE INOVAÇÃO

Uso de inteligência artificial no planejamento e controle das obras possibilita acompanhamento em tempo real
última modificação: 24/08/2020 12h59

Pesquisadores do Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) produziram um aplicativo de gestão para construção civil que pode aumentar em 10% a velocidade de produção global das obras, ampliar em 15% a produtividade dos operários e reduzir em até 6% o custo das atividades do setor. O Agilean, como foi batizado, foi produzido com recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da empresa Aval Tecnologia.

A plataforma permite o acompanhamento em tempo real de todas as etapas da obra, simplificando o fluxo de gestão. Todos os dados a respeito da produção, tais como tarefas em execução, qualidade dos serviços, produtividade das equipes e tendências de obra, são disponibilizados em painéis interativos do aplicativo, o que permite um ganho de produtividade e tempo representativos em canteiros de média e grande extensão, como prédios de muitos andares ou conjuntos habitacionais, por exemplo.

O aplicativo foi resultado do projeto “Monitoramento de Ativos na Construção Civil” e coordenado no âmbito do Polo pelo professor do campus de Fortaleza Auzuir Ripardo de Alexandria. “O aplicativo foi desenvolvido no sentido de buscar soluções para localizar funcionários e também para fluir informações dentro do ambiente da obra de construção civil”, explica.

Segundo a diretora do Polo de Inovação Embrapii Fortaleza, Cristiane Borges, o desenvolvimento da ferramenta durou 12 meses e envolveu 6 estudantes pesquisadores, além de uma equipe de servidores técnico-administrativos no suporte às atividades. “Foi um produto que teve grande impacto na construção civil, pois se tratava de uma ferramenta carente no mercado”, exalta.

Por sua vez, o diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, José Luís Gordon, destaca a parceria entre as unidades da empresa pública e o setor produtivo. “As unidades Embrapii têm esse papel de ajudar a empresa a gerar novos conhecimentos e agregar valor nas atividades de inovação que elas estão fazendo, com gestão de risco e de projeto, bem como capacidade de entrega”, destaca.

Ícaro Joathan - Comunicação Social / reitoria (com informações da Embrapii e da Engaja Comunicação)