Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Parceria lança aplicativo para produtores de tilápia
conteúdo

Notícias

Parceria lança aplicativo para produtores de tilápia

O app foi desenvolvido pelos cursos de Zootecnia e Sistemas de Informação
última modificação: 01/07/2016 13h22
O Ceará é um dos maiores produtores de tilápia do Brasil

O Ceará é um dos maiores produtores de tilápia do Brasil

Resultado de uma parceria entre os cursos de Zootecnia e Sistemas de Informação (SI) do campus do Crato, o aplicativo Sismant deve ajudar produtores de tilápia a medir a quantidade de ração utilizada. O sistema automatiza o cálculo de ração de acordo com o peso atual da produção do peixe e permite que o produtor acompanhe as biometrias da produção.

Coordenado pelos professores Messias Alves, da Zootecnia, e Talles Brito, de SI, o projeto contou com a participação de estudantes de ambos os cursos. A equipe trabalhou durante um ano no Sismant, que foi lançado em junho.

Segundo Alves, o sistema facilita a rotina do produtor ao automatizar os cálculos. A ideia para o aplicativo surgiu da experiência do professor em campo. "A gente observava, durante as pesquisas, os trabalhos de extensão, as visitas técnicas, que os produtores gastavam um bom tempo anotando os dados da produção. Agora, o produtor faz a biometria, que é a pesagem dos peixes, e registra no programa, que faz os cálculos de quanto eles vão precisar de ração para determinado período", explica.

Estudante de SI, Afonso Henrique Calábria trabalhou principalmente na parte gráfica do projeto, como logos, cores e o site de apresentação. Ele aprovou o desafio: "A iniciativa foi excelente, trabalhar em equipe e em um projeto real e relativamente inovador era e é o que nos motiva".

O sistema também armazena o histórico de cálculos de biometria e disponibiliza uma curva de crescimento que quantifica o ganho de peso da produção. Ainda na fase de avaliação, o programa já está disponível para usuários Android e pode ser acessado também em qualquer navegador web. O endereço é: sismant.crato.ifce.edu.br.

Alissa Carvalho - Campus de Crato