Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Parceria oferece oportunidades de doutorados para docentes

Parceria oferece oportunidades de doutorados para docentes

IFCE e UFC

São contempladas as áreas de Ciências Marinhas Tropicais e Geografia
última modificação: 21/07/2020 18h20

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) tiveram homologados, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dois Projetos de Doutorados Interinstitucionais (Dinter), visando a formação de docentes.

Um Dinter será conduzido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) da UFC. Serão 20 vagas. Já o outro Doutorado será conduzido pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeografia), também da UFC. Serão 15 vagas.

As seleções, com suas fases e critérios, serão definidas e totalmente conduzidas pela UFC, enquanto instituição promotora. O edital do Dinter em Ciências Marinhas e tropicais já está publicado na página do PPGCMT, e o de Geografia também já está disponível, na página do PPGGeografia.

O professor Rubens Feijó é o coordenador do Dinter em Ciências Marinhas Tropicais no IFCE. Ele falou sobre o alinhamento do doutorado com a própria vocação do IFCE. “Das nossas 35 unidades, oito estão localizadas em áreas costeiras. Nesses campi já existem cursos em áreas relacionadas com as ciências marinhas – a exemplo de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Saneamento Ambiental, Engenharia de Aquicultura, entre outros. Isso vem agregar à qualificação dos nossos docentes”, destacou.

A coordenação do Dinter em Geografia no IFCE ficará a cargo da professora Anna Erika Ferreira Lima. Ela também comemorou a homologação da nova oportunidade de qualificação. “Esses docentes participarão de uma Pós-graduação renomada nacionalmente e internacionalmente, tendo nota 6 na Capes. Será uma grande oportunidade de estabelecer parcerias e desenvolver uma produção científica de visibilidade e impacto acadêmico”, disse ela – adiantando que o Dinter pode contribuir para o planejamento de um projeto futuro de pós-graduação institucional em Geografia no IFCE.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Wally Menezes, também falou sobre as duas novidades. “O Dinter em Ciências Marinhas Tropicais é muito abrangente e integrador, pois envolve diversas áreas do conhecimento, com grandes transversalidades. O de Geografia também é muito completo, englobando aspectos sociais, humanos e variados dessa ciência. Temos cursos de Geografia em vários campi do nosso Instituto, o que vai permitir a interiorização dessas ações”

Wally também ressaltou que a equipe da PRPI segue realizando prospecções de novas oportunidades de mestrado e doutorado – inclusive com foco nos técnicos administrativos do IFCE.

Saiba mais

De acordo com a Capes, um Dinter tem os objetivos de viabilizar a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, de docentes das Instituições de Ensino Superior, formar doutores do quadro permanente de docentes de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, de modo a diminuir as assimetrias hoje existentes e fomentar a produção acadêmica, fortalecendo, nas instituições atendidas, linhas de pesquisas que respondam às demandas relacionadas ao desenvolvimento local e regional.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail posgraduacao@ifce.edu.br.

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria