Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Palestra gratuita abordará questões legais na inovação

Palestra gratuita abordará questões legais na inovação

Evento incorpora programação de encontro entre MEC, IFCE e AGU
última modificação: 10/08/2022 15h15
Evento terá a apresentação de casos práticos que envolvem o marco legal da inovação

Diversas dúvidas sobre como inovar com segurança serão temas de evento que promete debater assuntos importantes sobre o marco legal da inovação, incluindo perspectivas jurídicas da área e análises de casos práticos. Serão dois dias de encontro entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Câmara Permanente da Ciência, Tecnologia e Inovação da Procuradoria-Geral Federal, que envolverão autoridades de instituições como Advocacia Geral da União, Ministério da Educação, CNPq, universidades, instituições de pesquisa e interessados.

O evento terá início no dia 17 de agosto, pela manhã, com reunião interna da Câmara Permanente da Procuradoria-Geral Federal com pesquisadores do Polo de Inovação do IFCE, evento restrito a pesquisadores do Instituto.

Pela tarde do mesmo dia, será a vez da mesa-redonda “Pesquisa e inovação na perspectiva jurídica”, também direcionada a convidados, com a participação de Procuradorias em diversas instituições de Ciência e Tecnologia, bem como representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica, além de pesquisadores e gestores de convênios e contratos da área de ciência e tecnologia de órgãos públicos, bem como de instituições privadas. O objetivo é multiplicar conhecimentos a fim promover mais garantias legais nas ações desenvolvidas em ciência e tecnologia.

No segundo dia do evento, 18 de agosto, pela manhã, o encontro receberá os convidados do evento para debaterem questões legais, junto à Câmara de Inovação da Procuradoria, tirando dúvidas e abordando assuntos de interesse jurídico na área. A programação inclui uma visita ao Observatório da Indústria, da FIEC, com representantes de órgãos e entidades do MEC, do IFCE, da AGU e instituições parceiras. Já no período da tarde, haverá a palestra-magna, que encerrará o encontro, a qual será aberta ao público.

A palestra “Segurança jurídica na articulação da hélice academia-empresa”, a ser realizada na tarde do dia 18, já está com as inscrições abertas no site do evento (https://www.even3.com.br/ifcepgfagu2022), podendo participar pesquisadores, estudantes, empreendedores e comunidade em geral. Haverá certificado de participação da palestra, que tem o objetivo de levar aos interessados informações sobre como dar sustento jurídico às ações na área de ciência e tecnologia, a fim de facilitar a cooperação entre pesquisa e mercado.

Deborah Sampaio - Reitoria